Conecte-se conosco

Esportes

Vale Real é destaque nacional

Publicado

em

 

 

Indice Vale RealFoi divulgada na semana passada a listagem dos 35 municípios brasileiros mais igualitários, portanto com o menor índice de Exclusão Social. Claro, os estudos feitos, sempre que apresentados em índices são passíveis de erros, ainda assim, são referencial para saber a que pé estamos.

 

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é a mais igualitária de todo o território brasileiro, de acordo com a reportagem da Revista Exame do mês de abril. Isso quer dizer que ela concentra os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil.

 

A segunda na listagem, talvez para a surpresa de alguns, é Vale Real, no vale do Caí. O município é um dos 13 gaúchos na listagem nacional, o que mostra que aqui, no Rio Grande do Sul, se tem um bom nível de vida para todos (ou quase todos). Na listagem surgem ainda os municípios de Feliz (11º), Tupandi (16º) e São José do Hortêncio (21º), todos do vale do Caí.

Segundo o levantamento, todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos estados de Santa Catarina (com 13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (9 municípios). O estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez. A publicação Atlas da Exclusão Social no Brasil – Dinâmica da exclusão social na primeira década do século XXI, busca analisar de forma empírica a intensidade das mudanças ocorridas no ambiente socioeconômico nacional entre 2000 e 2010.

 

Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência.

 

Segundo o ex-prefeito de Vale Real, Silvério Ströher, que foi um dos mandatários no período em que a pesquisa toma base, atingir tal índice é motivo de grande alegria, todavia, não é resultado do acaso. “Muitos projetos implantados na administração pública dão reflexo a médio e longo prazo. Somos sabedores de que Vale Real é um excelente lugar para se viver, todavia, sempre há o que melhorar”, destacou o ex-prefeito.

 

O atual gestor, Édson Kaspary, também conhecido como Tida, vê com bons os resultados e acredita na possibilidade de evoluir ainda mais. “Não podemos nos contentar com o segundo lugar. Não se trata de um campeonato onde ser vice pouco representa, mas ainda assim almejamos evoluir”, citou o prefeito Kaspary.

 

Não é de duvidar que a identidade cultural dos povos tenha grande relação com o índice. Ao olhar a listagem das 35 cidades de destaque no Brasil, a maior parte delas, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é colonizada por europeus, em especial alemães e italianos. Ainda que os descendentes alemães e italianos possam ser vistos como bairristas e discriminatórios, é nas cidades com estas colonizações que há maior paridade social. Por qual motivo? Simples, são povos que sofreram com as questões étnicas, sendo alvos do fascismo e nazismo, assim, aprenderam, na pele que todos são iguais, merecendo oportunidades de vida.

4e525036df417e225184f813c35b48f3

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 7 =

Bom Princípio

Berimbau Tchê coloca Bom Princípio na vitrine mundial

Publicado

em

Tu já pensou ter um campeão mundial em tua cidade? E não estamos falando de um visitante ilustre, mas de um residente no teu município voltando de uma competição com o título de melhor atleta do mundo. Esse é o caso de Erik Ávila, que foi vencedor no Campeonato Mundial Muzenza de Capoeira, no último final de semana, na capital do Paraná.
Olha que é um pulinho ir até Curitiba, mas não foi nada rápida a jornada até o campeonato mundial. Erik, carinhosamente chamado de Cachopa, é retrato do esforço e dedicação, estando há quase uma década no esporte. Sob orientação do Mestre Fabrício Ferraes, Cachopa e os atletas da Berimbau Tchê tiveram oportunidade de crescer como desportistas e seres humanos. O projeto iniciou em Bom Princípio em 2017 e depois se expandiu para outras cidades possibilitando, também, que os alunos se tornassem professores com o passar do tempo.
Além de Erik, que foi campeão entre os graduados, Cristian André Rauber Schommer e Bruno Gattermann subiram ao pódio. Schommer em segundo e Gattermann em terceiro na categoria adulta.
Não foi a primeira vez que vieram títulos. Já foram muitos, no masculino e no feminino, mostrando o quão sério é o trabalho realizado. Tá bom pra você? Para o Berimbau Tchê, ao que parece, não está, pois o projeto social é formidável e não visa apenas troféus, afinal, a maior vitória está nas ações realizadas, dando possibilidades de vida no esporte para quem estava distante dele.

Continuar Lendo

Esportes

Juventus fatura a Liserf 2024/25

Publicado

em

Na festa da bola, na presença de autoridades de vários municípios foram conhecidos os novos campeões do futebol de campo da Liserf.
Nos aspirantes, em disputa épica com quase duas dezenas de cobranças de pênaltis, o São Pedro superou ao Botafogo, de São José do Sul. Assim, a festa iniciou na Linha Comprida e foi até São Pedro da Serra celebrando a gurizada dos aspirantes.
No Força Livre, o Juventus, de Linha Comprida, fez bonito e levantou o troféu da Liga Serrana Regional de Futebol (Liserf) na categoria Titulares! Diante de sua torcida, a equipe empatou com o São José, da Babilônia, por 1 a 1. Como havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, tinha a vantagem do empate. Uma festança e tanto para a equipe vermelha e branca. Festa que adentrou a madrugada de segunda, afinal, havia tempos que o time do interior de Salvador do Sul não vencida na categoria principal.
Méritos divididos pela diretoria, que creditou o sucesso também à torcida e aos atletas, boa parte deles de casa.
As partidas das finais foram transmitidas pela Rádio Nova Salvador, também em seu Facebook, e no canal Esporte Show, no youtube, @esporteshow2024. Para quem quiser acompanhar as partidas ainda estão nas redes sociais.
 
Foto Divulgação/Prefeitura de Salvador do Sul

Continuar Lendo

Esportes

Volnei Feltes é anunciado e vai jogar na primeira divisão da Grécia

Publicado

em

Jogar vestindo tons de vermelho não será novidade para o jovem zagueiro Volnei Feltes. Cria do Celeiro de Ases, da base do Sport Club Internacional, o defensor de 1,88, foi contratado pelo Panserraikos FC, da Grécia. Anteriormente estava atuando no Estoril Praia, em Portugal.
O futebolista de 24 anos teve uma ligação de quatro anos e meio na Amoreira, durante a qual cumpriu uma época de empréstimo à UD Oliveirense, na II Liga portuguesa em 2022/2023.
Destro e muito bom também em bolas paradas, Volnei é nascido em Bom Princípio e viveu na comunidade de São Roque, interior de Feliz, tendo a alegria de por lá correr no gramado do Juvenil, com a camiseta igualmente vermelha do clube do seu coração. Assim também o seu irmão, Vitor, fez carreira em Portugal, como goleiro.
O contrato de Volnei com o Panserraikos FC, da Grécia, vai até a metade de 2026, e por lá vai disputar a liga principal enfrentando times de grande renome como o Olympiacos, AEK, Panathinaikos e o PAOK.
Desejamos sucesso ao atleta que por lá representa o Vale do Caí.
 

Continuar Lendo

Trending