Se a ideia era construir pontes entre Brasil e Alemanha, reforçando o intercâmbio com Klüsserath, esta, de pronto, foi alcançada no lançamento dos trajes das soberanas da Festa Nacional do Moranguinho, até porque, ninguém melhor que os grupos de danças Winterschneiss e Meine Freunde para representar a questão cultural. Contudo, bandeiras e trajes típicos foram apenas um chamarisco para atrair os olhares. Viriam, atrás das bandeiras, estonteantes, as soberanas da festa mais gostosa do Brasil.
Andressa Henz e Daniela Flach foram as primeiras a serem chamadas, para que depois, como princesas, ladeassem a rainha Caroline Reuss. Flashes espocavam de todos os lados, mas não eram necessários, pois o sorriso da corte da 18ª Festa Nacional do Moranguinho dispensava holofotes.
OS VESTIDOS
Os vestidos das Soberanas da 18ª Festa Nacional do Moranguinho, tem estilo colonial que vem trazendo o retrato da agricultura. O maior símbolo da nossa festa é a fruta do morango, mas sem o seu ator principal, o agricultor não seria possível a construção de tão grande festa.
O vestido da rainha retrata o cuidado com o plantio, a terra vem representada pelo marrom, que está associado à natureza, ao conforto e a simplicidade. Também é a cor que nos liga ao que vem da terra, trazendo estabilidade e confiança. Os morangos que são plantados nela, estão espalhados pela vestimenta demonstrando o carinho com que se manuseia essa fruta saborosa e delicada. O dourado vem trazer o trabalho de muitas mãos para que o cultivo da nobre fruta seja bem realizado.
A cor dourada está profundamente relacionada a tudo aquilo que indica riqueza, poder, prosperidade e vitórias. Para os cristãos, o dourado é uma cor divina associada a imagem de Jesus Cristo. Para eles, os ensinamentos de Jesus são reluzentes como o ouro. E nosso maior tesouro são os nossos morangos.
O vestido das princesas representa o cuidado com a fruta, desde a semente, as folhas, o solo e toda a preparação do berço dos mais saborosos morangos. Cor refrescante, o verde está relacionado ao elemento madeira e representa longevidade, força e esperança, crescimento, renovação e plenitude. E o marrom neste traje traz a segurança de uma base sólida e estável para confiar no trabalho daqueles que tanto cuidam dos nossos alimentos. Novamente aqui os morangos são gentilmente apresentados como em sua colheita, lindos, fartos, vivos e brilhantes.
As mangas em telas douradas, trazem o gostinho colonial que vem do berço da colonização alemã, tradição, cultura e religiosidade são representados por uma peça única e distinta, que amarra com maestria o verdadeiro sentido da Festa Nacional do Moranguinho, a crença de um povo trabalhador.
O trio soberano em sua formação representa não só uma festa, mas uma crença, a fé no homem e no solo que manuseia, a solidez de muitos anos de pratica e cuidado, o carinho e o amor com que trabalha, produz, planta, colhe e leva até seus moradores e visitantes. Mais uma vez nossa festa vem elevar sua maior riqueza, a agricultura.
AS PALAVRAS DA CORTE
Em discursos movidos pela emoção, as soberanas falaram frente ao grande público do centro de eventos.
“As cores e bordados que aqui apresentamos são parte da simbologia de um Reino de Bons Princípios. E para nós, um bom princípio é sermos humildes, caridosas, afetuosas, simpáticas, enfim, um bom princípio é sermos doces tal a nossa festa. Nem todos os dias nos sentimos dispostas a sorrir, mas quando pensamos que representamos ao nosso município, a nossa festa, de pronto volta o brilho à nossa face. É assim que queremos que vocês o façam. Todos os dias. Acordem e busquem por felicidade, sejam a felicidade. Vocês são nossos aliados em bem divulgar a Festa Nacional do Moranguinho. Sintam-se, todos, convidados a fazer parte desta festa e, tragam seus familiares, amigos, enfim, venham todos. Setembro é logo ali e esperamos por vocês com o que temos de melhor em Bom Princípio: moranguinhos e alegria de viver”, falou a presidente Andressa Henz, como primeira a usar do microfone.
“Quando criança, ainda menina pequena, víamos histórias de rainhas e reinos, mas eu, sinceramente, não me imagina em meio a esta corte, no dia de hoje. Nos despimos de todas as questões pessoais para viver, com estes belos trajes, momentos de encanto sem fim. Mas, mesmo que tudo possa parecer tão diferente, frente a vocês, acreditem, somos as mesmas de sempre. Repletas de orgulho por nossa terra do Moranguinho. Tenham em nós não uma corte intocável ou perfeita, mas pessoas que valorizam a sua comunidade na essência. Cantem e vibrem conosco, afinal, é nossa a Festa Nacional do Moranguinho. Uma festa para todos, onde há o encontro das pessoas e as delícias do morango. Você é o nosso convidado a participar da mais gostosa festa do Sul do Brasil”, pontuou, com brilho nos olhos, Daniela Flach.
Viria então a fala oficial da rainha Caroline Reuss, que de pronto quebrou o protocolo questionando: “Precisa dizer que estamos muito felizes?”. A resposta era tão óbvia quanto é a beleza do trio de mulheres bom-principienses. “Muito boa tarde queridos e queridas! O sentimento que se tem na vida jamais poderá ser descrito em palavras. Assim, não ousaria aqui explicar o que estamos sentindo. Mas, certamente, é uma prévia do que iremos viver, com total intensidade, a partir de hoje. Um domingo com ares de inverno aquecido por corações como os vossos e os nossos, é perfeito para apresentar a nossa festa. Esperávamos muito por este dia. E o dia chegou. Somos rainha e princesas, mas não queremos ser servidas por vocês, ao contrário, estaremos ao vosso lado levando o nome de Bom Princípio. Vem, dá-me a tua mão. Todos juntos vamos nesta caminhada. Deixemos de lado nossas diferenças e somemos nossas qualidades. E assim, mostremos ao mundo que é possível ser tal um moranguinho: vistoso e saboroso. Nosso município é assim. Nossa festa é assim. Um mix de culturas e o encontro com o melhor moranguinho que há. Ajude-nos nesta importante missão. Somos todos Festa Nacional do Moranguinho. Somos todos Bom Princípio”, finalizou com a voz embargada por lágrimas que estavam prestes a se desprender.
EM NOME DA COMISSÃO
Presidente da Comissão Organizadora da 18ª edição da Festa Nacional do Moranguinho, Leandro Dewes, fez ponderações pontuais em seu discurso, evidenciando que o município é para todos, sejam nascidos ou não em Bom Princípio. Aproveitou para conclamar a todos a participarem da festa, ajudando na divulgação de maneira direta ou indireta.
“Como presidente da Festa Nacional do Moranguinho, em sua 18ª edição, tenho a imensa satisfação de saudar a todos, em especial à nossa corte, afinal, o nosso reino é representado por nossas soberanas. Esta é a festa da pluralidade, realizada em Bom Princípio para os seus filhos, aqui nascidos ou radicados, e também feita para apresentar a nossa terra a milhares de pessoas. Não só nossa terra, mas a fruta símbolo deste local, bem como nossos queridos agricultores que a cultivam. Só com o esforço deles é possível fazer estas maravilhas com os morangos, que todos nós tanto apreciamos. Saúdo e agradeço o apoio recebido da prefeitura municipal, através do prefeito municipal Fábio Persch e nosso vice prefeito, Sr. João Weschenfelder e também o apoio da Câmara de Vereadores, através do presidente João Augusto Rodrigues da Silva. Em nome da comissão organizadora rendo o meu agradecimento a todos que conosco respiram ares de festa do Moranguinho e conclamo à comunidade a participar da organização desta festa que é nossa. Somos todos parte desta história, assim, reforço a cada um de vocês um pedido: divulguem a festa do Moranguinho para os seus amigos e familiares. Há muitos tipos de publicidade, nos mais diferentes canais de mídia, mas, nenhum é tão eficaz quanto o olho no olho. Levem o nosso convite a todos, de modo que, entre 6 e 22 de setembro tudo conduza à nossa festa. Sim, uma festa nossa. É uma festa de todos, sem diferenciação de credo, cor ou afeição. Agradeço a oportunidade recebida e peço aplausos à toda comissão organizadora, pois uma grande festa é feita de pessoas para pessoas. Cuidemos do que é nosso e venham participar da 18ª Festa Nacional do Moranguinho”, versou o presidente Dewes.
O DISCURSO DO PREFEITO Sentado à primeira fila, ao lado de sua esposa, Lilian Juchem, e do vice-prefeito, Joãozinho Weschenfelder, o prefeito Fábio Persch foi chamado à falar e abriu mão do que havia traçado inicialmente. Falou de coração aberto, rendendo agradecimentos a todos que se envolvem com a Festa do Moranguinho e com Bom Princípio como comunidade. Mencionou a força do conjunto em favor do povo e lembrou de todos os que se envolvem no dia-a-dia do município. Sem ser protocolar, mas não deixando de ser enfático, Persch enalteceu o passado de Bom Princípio e a principal vocação local desde os tempos mais remotos: a agricultura. “O município espera colher este ano cerca de 1,5 milhões de quilos de sua fruta símbolo, que é produzida por 85 famílias. Além da qualidade que deu fama aos morangos bom-principienses (e ao próprio município), a fruta é uma das principais referências para manter os produtores em suas terras. Inclusive as novas gerações que estão permanecendo nas propriedades e se qualificando para tocarem adiante os negócios das famílias”, iniciou o prefeito lembrando que o trabalho do campo é também importante para Bom Princípio quanto qualquer outro. “Cada qual, com a sua vocação e dedicação, trabalham por nosso município. Agradecemos a cada bom-principiense, de ontem, de hoje e do amanhã. Temos que pensar à frente”, mencionou. Segundo o prefeito o desenvolvimento da sociedade está relacionado ao sentimento de amor que há para com o município, e isso é tão farto e evidente em Bom Princípio quanto o moranguinho, vistoso e saboroso, que estava disposto às mesas. Ao falar da câmara de vereadores, que se comprometeu com a festa fazendo também repasse de valores para melhorias no parque, citou o presidente da casa João Augusto Rodrigues da Silva. Mas, ao falar da comissão organizadora não se voltou apenas ao presidente Leandro Dewes, lembrando que a equipe é formada por dezenas de pessoas que trabalham de maneira voluntária e abnegada. E, deixando para falar ao final da corte da festa, que hoje é bandeira de Bom Princípio, Fábio Persch agradeceu, também, às embaixatrizes que estavam na plateia, lembrando que elas, assim como as soberanas, representam a beleza e a sapiência mulher do município. Ao final, conclamou a todos a participarem da Festa Nacional do Moranguinho. “Peço aqui aplausos a todos que ajudam na organização da Festa do Moranguinho e conclamo a cada cidadão a se envolver no evento que acontece de 6 a 22 de setembro. Bom Princípio a todos espera, venha até nós”, finalizou.
COQUETEL E FOTOS Estavam todos ali, juntos e misturados. Soberanas, moranguetes, comissão organizadora, comunidade, autoridades, enfim, estavam todos unidos em torno de um mesmo motivo: a 18ª Festa Nacional do Moranguinho, a mais linda vitrine de Bom Princípio, faça chuva ou faça sol.
Os presentes ao evento não tiveram apenas oportunidade de assistir as Meninas Cantoras e a Orquestra WBK. Puderam também concorrer a passaportes para festa do Moranguinho e mais, ao final, foram conduzidos ao hall de entrada do Centro de Eventos, para degustarem das delícias do moranguinho. Resultados do Curso de Sabores em um Reino de Bons Princípios, sob a coordenação da culinarista Paula Teresinha Specht e de Carla Maria Specht, com o apoio da Emater, os pratos dos mais variados foram apresentados e dispostos ao público que, assim, saiu do centro de eventos com um gostinho de quero mais.
Ingressos e mesas passam a ser vendidos no dia 1º. A escolha da nova corte do Moranguinho será em 9 de maio
A contagem regressiva para a Escolha das Soberanas da 21ª Festa Nacional do Moranguinho está a todo vapor, e a partir do dia 1º de abril, o público já poderá garantir seu lugar nesse grande evento. Os ingressos e mesas estarão disponíveis para venda tanto de forma presencial quanto online, oferecendo diferentes opções de pagamento para facilitar o acesso.
Os ingressos custam R$ 50,00 e podem ser adquiridos na recepção da Prefeitura de Bom Princípio (pagamento em dinheiro ou PIX) ou online pelo site Sympla (com opção de pagamento via cartão de crédito ou PIX). Para aqueles que desejam acompanhar o evento com ainda mais conforto, haverá a possibilidade de adquirir mesas para quatro pessoas, que deverão ser reservadas diretamente na recepção do Gabinete do Prefeito. As mesas serão vendidas em duas modalidades: R$ 200,00 e R$ 250,00, sendo esta última em localização privilegiada próxima à passarela. Vale destacar que cada pessoa poderá adquirir no máximo duas mesas.
O atendimento para as compras presenciais seguirá o horário de funcionamento da Prefeitura: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h às 13h.
A Escolha das Soberanas será um momento de grande emoção e beleza, onde 13 candidatas disputarão os títulos de Rainha e Princesas da 21ª Festa Nacional do Moranguinho. Além do desfile e da coroação das novas representantes do evento, a noite se encerrará em grande estilo com um baile animado por Joel Carlo e Banda Modello.
Para a Primeira-Dama Letícia Chassot, que integra a Comissão Organizadora, a Escolha das Soberanas é um momento crucial para a Festa Nacional do Moranguinho, pois “as soberanas são a alma do evento, levando a sua história e tradição para todos os cantos. Essa noite especial marca o início de um novo ciclo para a festa e para a comunidade”.
A Escolha das Soberanas acontecerá no dia 9 de maio, no Ginásio do Parque Municipal. A expectativa é de um público expressivo prestigiando o evento, que promete ser uma noite memorável para Bom Princípio.
Vice-presidente da Festa do Moranguinho em 2013 e presidente em 2015, o empresário Gerhard Ledur foi convidado pela administração municipal aceitou o desafio de presidir também a festa de 2025. Assim como seu pai, Jairo, que foi vice-presidente e depois presidente da Festa, em 1995 e 1997 respectivamente, Gerhard tem grande identificação com a Terra do Moranguinho e seu principal evento.
Na noite de segunda, dia 10, ele próprio apareceu nas redes sociais fazendo o anúncio da presidência e o seu compromisso social e moral com o evento.
Neste momento ainda não são anunciados os shows, mas há uma grande expectativa na comunidade regional, como também ocorre a respeito da nova corte. Serão 13 belas candidatas na passarela na noite de 9 de maio, sendo eleitas as sucessoras de Nicole, Cris Helen e Carol.
A Festa Nacional do Moranguinho é uma das maiores do Estado e, em vários momentos, já contou com atrações internacionais. Mantendo-se a tradição de festas de grande visibilidade, em 2025, o evento deverá mobilizar centenas de milhares de pessoas.
A começar pelo presidente que tem experiência em eventos de grande monta, a comissão organizadora deverá ser anunciada em breve, firmando-se um compromisso com o povo de Bom Princípio.
Serviço:
Prepare-se para viver a magia da 21ª Festa Nacional do Moranguinho. Anote as datas para não perder nenhum momento especial!
4, 5, 6, 7, 10, 11, 12, 13, 14, 18, 19, 20 e 21 de setembro – A festa será no Parque Municipal de Bom Princípio, e cada dia promete ser inesquecível!
Antes disso, não perca a grande escolha das soberanas, no 9 de maio, a partir das 22h
Tu já pensou ter um campeão mundial em tua cidade? E não estamos falando de um visitante ilustre, mas de um residente no teu município voltando de uma competição com o título de melhor atleta do mundo. Esse é o caso de Erik Ávila, que foi vencedor no Campeonato Mundial Muzenza de Capoeira, no último final de semana, na capital do Paraná.
Olha que é um pulinho ir até Curitiba, mas não foi nada rápida a jornada até o campeonato mundial. Erik, carinhosamente chamado de Cachopa, é retrato do esforço e dedicação, estando há quase uma década no esporte. Sob orientação do Mestre Fabrício Ferraes, Cachopa e os atletas da Berimbau Tchê tiveram oportunidade de crescer como desportistas e seres humanos. O projeto iniciou em Bom Princípio em 2017 e depois se expandiu para outras cidades possibilitando, também, que os alunos se tornassem professores com o passar do tempo.
Além de Erik, que foi campeão entre os graduados, Cristian André Rauber Schommer e Bruno Gattermann subiram ao pódio. Schommer em segundo e Gattermann em terceiro na categoria adulta.
Não foi a primeira vez que vieram títulos. Já foram muitos, no masculino e no feminino, mostrando o quão sério é o trabalho realizado. Tá bom pra você? Para o Berimbau Tchê, ao que parece, não está, pois o projeto social é formidável e não visa apenas troféus, afinal, a maior vitória está nas ações realizadas, dando possibilidades de vida no esporte para quem estava distante dele.