Conecte-se conosco

Cultura

Segredos da forja, a ferro e fogo, encantam visitante alemão

Publicado

em

Surpreender um europeu, viajado e culto, não é uma tarefa simples, mas o cuteleiro Ismael Biegelmeier, de Feliz, não ficou apenas no nível surpresa.

Klaus Lauck é um daqueles alemães que de tempos em tempos chega ao Brasil e fica rodando por aí, em especial, no Rio Grande do Sul, em busca de suas origens e descendentes dos primeiros imigrantes. Convidado para fazer um rápido tour pelo Vale do Caí, com destino principal a cidade de Feliz, Klaus topou de pronto, mesmo sem saber o que viria pela frente. E o que ele viu foi uma grata surpresa também para os demais que acompanhavam a trupe. O empresário Darci Ertel e o presidente da câmara de vereadores de Salvador do Sul, Aécio Sozo, ficaram igualmente encantados ao conhecer a cutelaria de Ismael Biegelmeier, na localidade de Canto do Rio, próxima ao centro de Feliz. Mas, é claro, como todo germânico de vasta cultura, Lauck também teve o que contribuir com narrações de cunho histórico.

Depois de ajudar na forja de facas, o trio, foi para outro setor da oficina e viu Ismael lidar com um pequeno pedaço de aço damasco. Depois de lixar o mesmo, deixando-o bem liso e branco, Biegelmeier colocou o pedaço de metal em uma solução aquosa, brincando, dizendo alguma “palavras mágicas”. Poucos segundos depois o damasco revelou suas propriedades e tomou cores e desenhos dos mais diferentes. “Olhe só isso. Ele é quase um alquimista”, citou Klaus dando uma gargalhada.

Interrompendo uma aula que Ismael ministrava, com a devida licença do aluno, Klaus Lauck contou uma história com um tanto de propriedade. Vindo da região do Saarland, na Alemanha, ele lembrou da invasão do Império Romano, há cerca de dois mil e quinhentos anos. Recordou que a região onde ele vive era de domínio de povos celtas e gauleses, dentre os quais viviam os místicos druidas. Estes, que eram grandes conhecedores de medicina natural, eram, também, detentores dos segredos da forja. Produziam facas, usadas também como armas, como ninguém mais no mundo. Quando da expansão do Império Romano, foram as facas dos druidas que impediram, por longos anos, o avanço de Roma sobre a Europa peninsular. “Hoje, vejo aqui, no Brasil, que ainda se faz facas apenas observando a cor do aço, como faziam os druidas, sem controlar tecnologicamente a temperatura e o tempo de exposição. Biegelmeier está de parabéns pela sua arte. Ele é, um pouco, druida, afinal, suas facas são de durabilidade infinita”, disse Klaus, segurando com curiosidade uma das peças feitas em damasco e fóssil de girafa.

Ismael, que também conhecia parte da história dos druidas, lembrou que o místico povo forjava suas facas com tamanha qualidade que aquelas trazidas pelos romanos entortavam ou quebravam ao terem contato com as peças druidas. “Isso aqui é quase como assistir um filme épico, mas sem presenciar sangue derramado. É uma grande aula”, destacou Aécio Sozo – também conhecido como Boby do S – enaltecendo que a fazer o que se gosta é muito mais do que cumprir uma tarefa diária. “Vejo que ele (Ismael) faz isso com grande prazer”, pontuou Boby.

Klaus fotografou o processo de fabricação de uma faca assim como fez filmagens, devendo levar consigo a comprovação de que a qualidade druida ainda se encontra por aqui, em um trabalho artesanal que já rendeu a Biegelmeier titulação de uma dos mais importantes cuteleiros do Brasil.

DSCN2543 DSCN2550 DSCN2551

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + nove =

Cultura

Boom: Esperando na Janela ganhe ares de Bailão com o Brilha Som

Publicado

em

Parece ser uma declaração de amor feita em alto e bom som. Na real, não parece, é.

“Esperando na Janela”, agora em ritmo de bailão, na voz de Alessandro Turra e com a pegada do Brilha Som, é sucesso em todo Brasil há décadas. Mas, a sua história, não é tão conhecida assim.

Blanch Van Gogh compôs a letra e a gravação dela emplacou em 2000, bem na virada do século, com a banda de rock Cogumelo de Plutão. 25 anos passados, ganhou a versão do Brilha Som, lançada ontem, 2 de abril de 2025. O clipe gravado na Cervejaria Hunsrück, em meio à natureza vai além de uma belíssima produção.

“Quando cantávamos ela nos nossos shows, com uma versão mais sertaneja, já se percebia uma interação do público, mas na gravação do clipe a energia foi muito forte”, diz o vocalista do Brilha Som, Alessandro Turra.

Em vídeo lançado em suas redes sociais neste dia 3, Turra, lembra que a música foi uma composição voltado a Deus, sendo, sim, uma belíssima declaração de amor.

O estilo musical cá do interior do Rio Grande do Sul vem ganhando o Brasil. É questão de tempo para que nossos artistas tenham sua arte reconhecida neste país continental!

Assista no youtube e nas redes sociais do Brilha.

https://www.youtube.com/watch?v=WIOXtuj5JlI

Continuar Lendo

Cultura

Urwald conquista o Tri com sua Pilsen

Publicado

em

Vá lá que ainda não dá pra colocar a voz do Galvão Bueno gritando “é tetra, é tetra” mas Urwald está quase lá, afinal, a sua Pilsen foi eleita pela terceira vez a melhor cerveja do Pilsen do Brasil.
 
Nas noites de 11 e 12 de março, ocorreram as premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja 2025, South Beer Cup 2025 e 13º Concurso Brasileiro da Cerveja. E não teve premiação apenas pra excelente Pilsen da Urwald. Dá uma conferida aí!
 
 
Concurso Brasileiro da Cerveja 2025
🥇Pilsen “Premium Lager”
🥇Kellerbier Naturtrüb
🥇Bock
🥉 German Pilsner
 
South Beer Cup 2025
(Copa Libertadores)
🥉Pilsen “Premium Lager”
 
13º Concurso Brasileiro da Cerveja.
🥈Porter
🥈Oktoberfest
🥉Kellerbier Naturtrüb

Continuar Lendo

Cultura

Rock Baladas, da Pandora, ganha as redes e o público

Publicado

em

Na noite de quinta, 20 de fevereiro de 2025, a Banda Pandora, criada há poucos anos, reuniu familiares e pessoas mais próximas para partilhar de um momento único: o lançamento do DVD Rock Baladas. Ao mesmo tempo que as redes sociais eram inundadas pela inconfundível voz de Xandi Gonçalves, no restaurante Garage 89, a banda Pandora chegava em grande estilo, falando aos fãs de relações mais estreitas.

“Essa é a realização de um sonho de criança. Vocês, que me conhecem desde muito pequeno, há muitos anos, sabem que sonhei com isso, olhando para fora das frestas nas paredes da casa de uma só peça em que morava com a minha mãe”, ressalta o vocalista Xandi. Diego Schardong, Ivan Luz e Samuel Pesan partilharam da alegria, deixando evidente que o lançamento do DVD, que está no youtube, é uma vitória gigantesca.

A gravação, em Lajeado, há algumas semanas, foi realizada ao vivo, sem qualquer edição de voz posterior. Os cortes de imagens são mágicos fazendo parecer que o ambiente, bastante grande, fosse pequenino e aconchegando, quase familiar.

Para quem quer reviver os anos 80 e 90, talvez um pouco dos 2000, com o sentimento de nostalgia e amor pela vida pode fazê-lo assistindo ao show histórico que deverá catapultar a Pandora no cenário nacional e, quiçá, internacional.

Assista e viva cada momento como se fosse único:
(3060) Pandora – DVD Rock Baladas (Completo) – YouTube

Continuar Lendo

Trending