Conecte-se conosco

Política

Seco é o novo presidente da Câmara

Publicado

em

Gilmar José Haas, popularmente conhecido como Seco, foi oficialmente conduzido à presidência do Poder Legislativo de Bom Princípio na manhã de 3 de janeiro de 2022. A primeira segunda-feira do ano foi, para Haas, o início de trajetória inédita, sendo ele, pela primeira vez, presidente da casa.
João Augusto Rodrigues da Silva (PTB), que foi presidente no ano anterior, será o vice. Para João Rodrigues, ter presidido a casa foi uma grande satisfação e também um desafio. Ainda que não tenha sido a sua primeira vez como presidente da Câmara, João Rodrigues, teve uma série medidas a serem tomadas na casa, diferente do que fora em 2019, quando havia presidido o Poder Legislativo.
Renato José Krewer segue sendo o primeiro secretário da casa, fazendo parte da mesa diretora, tendo como segundo secretário Nestor Pedro Henz, ambos do PSDB.
“Gostaria de agradecer ao apoio que temos da comunidade e também aqui dentro da casa para poder fazer o melhor por Bom Princípio. Para mim, estar presidente, é novidade, mas posso contar com a nossa equipe e faremos o melhor possível, tendo conversação ainda mais aberta com o Executivo, afinal, o exemplo do ano passado deve ficar. Quando os prefeito, vice e vereadores trabalham com um mesmo pensamento vamos todos para frente”, citou Gilmar Haas.
A primeira sessão legislativa ordinária de 2022 será realizada em 7 de fevereiro, as 18h, contando com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Fábio Persch.
O calendário das demais sessões também já foi apresentado pela Câmara, sendo a sessão realizada a cada duas segundas-feiras, sempre as 19h. A última sessão do ano será em 12 de dezembro. Em caso de necessidade haverá mudança de datas ou até a realização de sessões extraordinárias.
Quem é o presidente
Gilmar José Haas, 44 anos, nascido em Saudades/SC, veio para Bom Princípio com os pais e irmãos ainda jovem, com 18 anos, estabelecendo-se na comunidade de Nova Colúmbia.
Casado e pai de um filho, Gilmar Haas, é pessoa ligada à comunidade, em especial, ao desporto, tendo participado de muitas ações em favor do futebol e da bocha.
Atua na construção civil e está como vereador de segundo mandato, tendo sido eleito em 2016 (323 votos) e novamente em 2020, desta vez com 510 votos, pelo partido PSDB.
Mesmo não sendo nascido em Bom Princípio se identifica com tal, tendo vivido toda a sua maior idade na Terra do Moranguinho.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Alex Steffen

Salvador do Sul dá adeus à sua primeira vereadora

Publicado

em

A vida pública também tem os seus ícones, aqueles que, mesmo em silêncio, escrevem a sua história. E assim o fez Sidonia Maria Poersch da Rosa. E de maneira discreta também deu o seu último suspiro ao cair da tarde desta quarta, dia 29 de janeiro de 2025.

A mulher que veio do interior para a cidade muito jovem, buscou nos concursos públicos o seu espaço, não tendo vergonha de dizer que assumiu o seu primeiro cargo público como faxineira. Poderia ser retrato de submissão. Poderia, mas não para Sidonia, que tinha já na década de 1980, em seu olhar, o significado da expressão que foi popularizada muitas décadas depois. Era, sim, Sidonia, a face do empoderamento feminino. Muitos poderiam se perguntar: “mas onde já se viu uma mulher que foi faxineira querer ser vereadora?”. Pois bem, não só quis, como conseguiu. Orgulhava-se em dizer que foi a primeira mulher a ser eleita em Salvador do Sul. Esteve no legislativo entre 1983 e 1988, isso é, por seis anos completos, erguendo bandeiras. Abriu caminho para outras mulheres como vereadoras e também prefeita. Em 2013, nos 50 anos de Salvador do Sul, deu entrevista e vibrava com o título da reportagem: “Um batom no Legislativo”. Era grata pelo reconhecimento obtido.

Ia às escolas palestrar, não sobre política, mas sobre possibilidades e lutas. Fez supletivo para terminar o Ensino Médio, antes não tivera oportunidade. Foi fazer vestibular para a área de Direito. E, claro, passou. Cursou faculdade e trouxe para casa, em Salvador do Sul, o seu diploma. Havia vencido mais uma batalha.

Casada com o professor Luiz Mello da Rosa, fez de tudo para oportunizar à filha Bruna, o que ela mesmo não tivera. Valorizava o estudo, a cultura, o conhecimento amplo…

No último final de semana apresentou um problema súbito de saúde e foi levada ao hospital. Transferida para Caxias do Sul e não mais viu a sua Salvador do Sul.

Aos 78 anos partiu à morada eterna e nesta quinta terá o povo a oportunidade de dizer, obrigado e até breve, àquela que foi pioneira em terras salvadorenses.

Continuar Lendo

Pareci Novo

Registro de Preços aquisição de Plantas Ornamentais Pareci Novo

Publicado

em

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARECI NOVO/RS
AVISO DE LICITAÇÃO

O Prefeito Municipal de Pareci Novo/RS, no uso de suas atribuições legais, de acordo com a da Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002; no Decreto Municipal nº 985, de 05 de fevereiro de 2010 e no que couber, na Lei Federal 8.666/93, Lei complementar 123/2006 e suas alterações, Lei complementar 147/2014, torna público que realizará a seguinte licitação:
Pregão Presencial nº 026/2022
Objeto: REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS DIVERSAS.
Data da Abertura: 13/12/2022.
Horário: 08h30min.
Maiores informações e retirada do edital no setor de Licitações da Prefeitura endereço: Rua João Inácio Teixeira nº 70, Centro – Pareci Novo/RS ou pelo fone: (51) 36339222.

PAULO ALEXANDRE BARTH
PREFEITO MUNICIPAL

Continuar Lendo

Política

Um adeus a Silvério Ströher, primeiro prefeito de Vale Real

Publicado

em

Na mesma semana que o município de Vale Real completou 30 anos de emancipação política, a comunidade se despede do primeiro prefeito municipal.
Silvério Ströher estava internado há alguns dias em Caxias do Sul, vindo a falecer nesta madrugada. Os atos de despedida ocorrem no Centro de Convivências Arno Stoffels, no centro da cidade, e o sepultamento se dará as 16h.
Silvério tinha 70 anos foi prefeito em três oportunidades. De 1993 a 1996 (junto com Luiz Schwaizer) e de 2005 a 2012 (tendo como vice Nilson Barth). Ele deixa quatro filhos: Marcelo, Márcio, Ângelo e Henrique. Além de pai era avô, sendo sempre entusiasta nos projetos de seus familiares.
Antes de ser prefeito, era bancário, tendo ajudado muitas pessoas de origem mais humilde quando estas precisavam de serviços nas agências em que trabalhava.
Como prefeito, em primeiro mandato, coube a ele a estruturação de um município, com aquisição de maquinário, construção de prédios como o Centro de Convivências Arno Stoffels, local de sua despedida derradeira.
Pavimentação de ruas e a construção de escolas, inclusive da moderna creche do Canto Krewer, eram marcas das suas gestões, mas pessoalmente era um “construtor de pontes”, não apenas físicas, como fez quando prefeito, mas entre pessoas, pois muitas vezes interligava polos diferentes, apaziguando e buscando por soluções em favor do Vale Real.
Icônico dentro do PDT estadual, atuou também junto às esferas superiores, trabalhando em Porto Alegre, inclusive com Kalil Sehbe Neto.
O ano de 2022 está sendo marcado por grandes perdas no universo político do vale do Caí, com o falecimento de ícones como Harry Seibert, em São Vendelino, cinco vezes vereador e também vice-prefeito, José Hilário Junges, em Tupandi, cinco vezes prefeito e também vereador, e agora Silvério Ströher, o homem que esteve prefeito por três mandatos no Vale Real, sendo assim, aquele que por mais vezes como representante maior do município.

Continuar Lendo

Trending