A readequação da gestão com apenas quatro secretarias é a novidade
Um processo de gestão administrativa jamais é estático, portanto, mudanças são realizadas sempre que necessário e possível em favor da totalidade. Assim como houveram mudanças no início deste ano, a administração de São Vendelino passou, nesta semana, por uma alteração em suas secretarias, de forma que, a mudança proporcione redução de custos para os cofres públicos. Poderiam haver mais secretários, mas os titulares das pastas tratam, também, de responder por outros setores, acumulando funções. Assim, as mudanças feitas reduzem as despesas e aumentam a efetividade dos setores. Buscando uma readequação à realidade local e tirando o máximo proveito dos conhecimentos múltiplos dos seus secretários, a municipalidade promove a readequação de suas secretarias, as limitando em quatro pastas apenas. O prefeito Evandro Schneider e a vice-prefeita Margarete Gosenheimer também se envolvem na gestão de maneira efetiva e direta, atendendo às demandas da comunidade, tal os servidores públicos. A nova gestão administrativa fica estabelecida como: • Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer – Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Econômico, respondendo, também, por Administração, Educação, Cultura e Desporto; • Inácio Lírio de Souza – Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social; • Roberto Luís Lutz – Secretaria Municipal da Fazenda, assumindo também responsabilidades sobre Planejamento; • Anderson Martins – Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, respondendo, ainda, por Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com o prefeito municipal, Evandro Schneider, considera-se de grande importância a minimização de custos e a efetividade dos secretários, de modo que contem, ao seu lado, com servidores de igual eficácia. “Temos desde o começo deste mês de julho apenas quatro secretários na prefeitura e isso mostra o comprometimento que eles e os nossos servidores têm com a administração. Não é preciso ter um grande número de profissionais, cada qual atuando apenas em uma área, mas, é preciso ter pessoas que se enquadrem à realidade local, trabalhando, de maneira prática, em várias frentes”, citou o prefeito justificando a manutenção enxuta da casa e das finanças municipais. Com a crescente demanda de servidores e profissionais especialmente nas áreas da educação e da saúde, para atender a legislação vigente, o município poderia contar com sete secretários, mas, a demanda é suprida por quatro profissionais que se desdobram, vencendo as dificuldades diárias e trabalhando com o foco total em São Vendelino. “Juntamente com a nossa vice-prefeita buscando atender todas as frentes, respeitando princípios da economicidade e transparência na gestão pública. Cada centavo poupado pode ser reinvestido em favor do povo”, finalizou o prefeito Schneider.
Câmara Municipal de Vereadores de São Vendelino/RS
A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VENDELINO torna pública a contratação da empresa LEONARDO VIANNA METELLO JACOB- SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA por inexigibilidade de licitação, com base no art. 25, II, da Lei Federal 8.666/93, para prestação de serviços profissionais de assessoria jurídica, pelo valor de R$ 6.908,88 mensais, durante o período de 12 meses, a contar de 02/01/2025.
Régis Paulo Fritzen e Fernando Angst foram empossados em São Vendelino na manhã de 1º de janeiro.
A junção da jovialidade de Fernando, que foi vereador no passado e volta ao cenário político, e a experiência de Régis Fritzen serão a tônica do trabalho. O ato foi realizado na rua Coberta com a presença de um bom público, tendo a então prefeita Marlí Weissheimer feito a transmissão do cargo.
Fritzen é o primeiro político a assumir pela quarta vez a prefeitura, desta vez em um novo prédio. Depois de experiência no legislativo, Régis, reassume a função de prefeito municipal.
Coube a Emir Kuhn vereador reeleito para seu 7° mandato e mais idoso da câmara conduzir os trabalhos.
Foram empossados também os vereadores Altair Schoulten, Anderson Martins, Emir José Kuhn, Gerson Antônio Royer, Lisiane Leopoldo Schneider, Mariana Becker Machado, Martina Seibert, Sidnei Schaefer e Vanduir Spiassi.
A prefeita Marlí, ainda nos últimos dias de mandato, fez inaugurações e entregou obras, como a própria rua Coberta, onde ocorreu o ato de posse.
O trabalho de recuperação da cidade, muito atingida pelas cheias, será um desafio para a gestão de Régis e Fernando, dando continuidade ao que foi iniciado ainda em 2024, havendo, contudo, trabalho a ser feito na reconstrução como de pontes.
O município de São Vendelino, que vem em uma crescente há muitos anos, terá agora um novo grupo na gestão, depois de 16 anos, voltando ao poder alguns dos quais foram os primeiros a gerir o Pequeno Paraíso.
Ainda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.