Conecte-se conosco

Feliz

Praça Municipal recebe nova edição do ‘Natal Mais Feliz’ no dia 17

Publicado

em

Evento realizado pela Plastiweber distribuirá brinquedos a crianças do município e contará com oficinas de educação ambiental e peça de teatro.

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico, anunciou a nova edição do ‘Natal Mais Feliz’, ação apoiada pelos parceiros do projeto Naturecycle para promover uma comemoração com as crianças do município. Pela primeira vez, o evento acontece na Praça Municipal de Feliz, no dia 17 de dezembro (sábado), das 9h às 12h, contando com atividades educativas e uma peça de teatro. Para participar, cada criança deve levar uma unidade de plástico flexível, como sacola de mercado, plástico bolha ou pacotes de alimentos, para trocar por um presente entregue pelo Papai Noel. O número de presentes é limitado.

No dia do evento, a praça será paramentada com um pórtico que conduzirá à trilha sustentável da Plastiweber, onde as crianças irão participar de atividades e aprender sobre a importância do bom uso, do descarte correto e da reciclagem dos resíduos plásticos para a preservação ambiental. Ao final do percurso, terão o encontro com o Papai Noel. Além disso, a edição de 2022 do Natal Mais Feliz terá dinâmicas de jogos para integração entre as famílias.

 

– Idealizamos o Natal Mais Feliz para despertar a consciência ambiental nas crianças e alertar sobre o futuro delas, começando pelas nossas atitudes no presente. As dinâmicas propostas, com muitas atividades e brincadeiras, têm o objetivo de plantar a semente da responsabilidade socioambiental e engajar os moradores do nosso município em uma comemoração especial. Em 12 anos, já distribuímos mais de 9 mil brinquedos no evento – explica o diretor administrativo da Plastiweber, Moisés Weber.

 

Ao pedir que cada criança leve uma unidade de plástico flexível para trocar por um brinquedo, a proposta da Plastiweber é conscientizar, desde a infância, sobre o valor do material a ser encaminhado para reciclagem.

 

 

INFORMAÇÕES SOBRE A 12ª EDIÇÃO DO NATAL MAIS FELIZ:

 

Data: 17/12/2022

Horário: 9h às 12h

Local: Praça Municipal Lidovino Antônio Fanton, na Rua Pinheiro Machado, nº 2

Entrada: Cada criança deve levar uma unidade de plástico flexível

Materiais aceitos como plástico flexível: Embalagens de fardos de refrigerante ou água mineral; sacolas plásticas de supermercado; embalagens de móveis, colchões e eletrodomésticos; pacotinhos de alimentos secos (como arroz, feijão e lentilha); plástico bolha.

Materiais não aceitos: Pacotes de bolacha, salgadinho ou massa; embalagens que contenham restos de alimentos; potes de margarina, nata, iogurte e demais plásticos rígidos.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 13 =

Feliz

Plastiweber repassa R$ 75 mil para escolas

Publicado

em

A Plastiweber, maior empresa de soluções sustentáveis em plástico flexível da região Sul, vai entregar mais de R$ 75 mil a escolas do Rio Grande do Sul pela destinação de 39.127 quilos de resíduos para reciclagem em 2024. Por meio do projeto ‘Escola Sustentável’, a empresa destina recursos para a educação, com o objetivo de fomentar melhorias nas instituições participantes, que incentivam a conscientização ambiental entre crianças e jovens. Ao todo, 38 escolas, de nove municípios, se mobilizaram no último ano.

 

Do volume total, quase 23 mil quilos de resíduos entregues através do programa foram de plástico flexível, viabilizando a reaplicação em novas embalagens e produtos. Os colégios também entregaram cerca de 16.200 quilos de materiais como PET, PEAD, papelão e alumínio. A iniciativa possibilita que, para cada quilo de material entregue, a Plastiweber conceda um retorno econômico às escolas, muitas vezes usado para auxiliar na compra de materiais necessários.

 

Em março, serão reveladas as três escolas que mais destinaram materiais ao projeto em 2024, as quais participarão de uma cerimônia de premiação.

 

– Mesmo em um ano desafiador para o Rio Grande do Sul, o Escola Sustentável continuou demonstrando sua relevância. Desde a sua criação, o projeto expandiu significativamente o alcance, engajando mais escolas e promovendo a conscientização sobre reciclagem entre os estudantes do nosso estado. É importante que, desde cedo, eles percebam o plástico como um ativo econômico e que esse é um tipo de iniciativa que também colabora no nosso árduo esforço diário de combate às mudanças climáticas – comenta o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.

 

No último ano, a partir dos resíduos coletados, o projeto gerou diversos benefícios ao meio ambiente, como a redução de: 46 mil quilos de emissão de gases do efeito estufa; 23 toneladas de plástico que iriam para aterros; 69 mil quilowatts de energia elétrica consumida; do gasto de 181,5 mil litros de água; e de 27,3 mil litros de petróleo consumidos.

 

As cidades impactadas pelo Escola Sustentável em 2024 foram Barão, Bom Princípio, Feliz, Harmonia, São José do Hortêncio, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Tupandi, Vale Real e Portão.

 

Idealizado em 2009, o Escola Sustentável busca conscientizar, através de parcerias com escolas, crianças e jovens sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Durante a execução do projeto, a Plastiweber já reintegrou à cadeia produtiva um total de 118 mil quilos de plástico flexível e alcançou mais de 30 mil alunos.

 

Além disso, o projeto foi premiado na 2ª edição do Prêmio Plástico Sul na categoria “Compromisso Social”. E também recebeu o prêmio de gestão sustentável no Prêmio Plástico Sul 2024 como uma iniciativa de ESG na prática.

 

O Escola Sustentável faz parte do Naturecycle, iniciativa da Plastiweber acionada por parceiros como Ambev, Orquídea Alimentos, Madesa, Girando Sol, Santa Clara, Cia Canoinhas, Adimax, ADB Alimentos e Alternativa.

 

As escolas interessadas em participar do programa podem se cadastrar no site https://www.naturecycle.com.br/projeto/escola-sustentavel . Para mais informações, os representantes podem entrar em contato pelo número (51) 99522-6344.

Continuar Lendo

Feliz

Junior e Jairo iniciam o segundo mandato

Publicado

em

Na quarta-feira, primeiro dia de 2025, Junior Freiberger e Jairo Nienow, iniciaram o seu segundo mandato frente à prefeitura. A posse ocorreu no Centro Cultural Luís Antônio Schmitz com a presença da comunidade felizense.
Foram empossados também os vereadores Dirceu Quadros, Igor Seibert, Joseane Hahn, Antônio Winter, Arthur Poersch (Tuca), Mosar Martini, Marcelo Muller (Xits), Rafael Auler e Valdecir Kronitzky. A condução dos trabalhos ficou por conta do mais votado, Dirceu de Quadros, sendo feito tudo nas normas regimentais. Posteriormente foi eleita a nova mesa diretora que tem Antônio Winter, vereador reeleito, como presidente da casa para 2025.
As urnas, em outubro, ratificaram a opção pela candidatura única na cidade de Feliz, sendo que os desafios para o novo mandato são gigantescos, com recuperação do município que foi muito afetado pelas cheias.
Não é exagero dizer que cabe à gestão construir pontes, tanto físicas quanto virtuais, fazendo a ligação entre as comunidades e estreitando laços.
Nos primeiros quatro anos de mandato várias obras de pavimentação se destacaram, assim como a construção de um moderno centro de saúde, além do início das obras da nova ponte, junto à histórica ponte de ferro. A valorização da orla do Rio Caí também foi marca do primeiro mandato da dupla que segue focada nos avanços de Feliz.
 
Foto Vale Feliz FM
Texto Alex Steffen

Continuar Lendo

Feliz

Ações em cooperativas alegram Natal dos catadores

Publicado

em

A Plastiweber, maior empresa de soluções sustentáveis em plástico da região Sul, promoveu o ‘Natal Mais Feliz’ para três cooperativas de catadores de recicláveis que foram afetadas pelas enchentes em maio deste ano. O evento aconteceu na Cooperativa Santo Antônio, em São Leopoldo, e também reuniu trabalhadores das cooperativas
Uniciclar e Cooper Vitória, totalizando 51 cooperados com seus familiares. Durante a ação, que contou com a apresentação de uma peça de teatro, foram entregues presentes para as crianças e itens de Natal para as ceias das famílias.


Com o apoio dos parceiros NatureCycle, o objetivo da Plastiweber era beneficiar coletores que vêm colaborando com o ecossistema circular promovido pela empresa, por meio do fornecimento de materiais plásticos para reciclagem, beneficiamento reintrodução na cadeia produtiva. O foco foi na promoção de um evento para cooperativas que tiveram as operações interrompidas durante parte do ano por conta das chuvas.
O grupo Dell’Arte Produções apresentou, aos cooperados e seus familiares, uma peça de teatro sobre o espírito natalino e o impacto socioambiental positivo promovido pelo trabalho de reciclagem. Durante o ‘Natal Mais Feliz’, as crianças receberam brinquedos e os trabalhadores, alimentos para suas ceias natalinas.


— É uma grande emoção por tudo o que vivemos e passamos durante a enchente. Foi uma luta para retomar nosso trabalho, voltar para as nossas casas, e os cooperados enfrentaram dificuldades até para conseguir alimentos naquele momento. Foi um baque um trauma tremendo que todos passaram, inclusive as crianças. Nessa ação, acredito que, por um momento, eles esqueceram disso e sentiram felicidade pela história que foi
contada aqui. Devemos agradecer pela vida e às pessoas que nos ajudaram nas dificuldades. Precisamos ser gratos pelo que temos e por estarmos vivos – disse presidente da Cooperativa Santo Antonio, Cassio Ortiz.
A Plastiweber mantém uma série de projetos socioambientais para fortalecer e alimentar
um ecossistema circular de embalagens plásticas no Rio Grande do Sul. Entre as
iniciativas, está o ‘Natal Mais Feliz’, criado para levar o encanto do Natal e a
conscientização ambiental para as famílias.
No município de Feliz, a empresa promove anualmente um evento para as crianças trocarem plásticos flexíveis por brinquedos. No último sábado (14), 900 pessoas, entre crianças e familiares, participaram da ação, que aconteceu na sede da Plastiweber.
Para o CEO da empresa, Moisés Weber, levar o evento às cooperativas é uma forma de fortalecer a parceria com as cooperativas:
– O ‘Natal Mais Feliz’ já acontece há 14 anos, sendo uma forma de proporcionar um momento especial para as famílias. Nada mais justo do que, depois de um ano repleto de dificuldades, agradecer, entre outras coisas, pela parceria estabelecida. buscam auxiliar essas instituições e as vimos se reerguerem após as enchentes, para
continuarem com um trabalho nobre e essencial para o nosso planeta, para a promoção de uma economia mais circular e para o combate às mudanças climáticas.
A presidente da cooperativa Uniciclar, Neusa Sueli de Quadro, ressaltou o sentimento de imensa gratidão:
– Eu me senti muito feliz com essa homenagem para nós, cooperados. É um pouco triste porque está faltando um pedaço da gente junto, mas achei muito maravilhoso. O sentimento do Natal traz muita emoção e a Plastiweber nos trouxe essa alegria hoje.

Ecossistema da Plastiweber
Além do ‘Natal Mais Feliz’, a empresa tem outros projetos que atuam nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens, por meio de parcerias com escolas, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Em 2023 o projeto recuperou mais de 53 mil kg de resíduos e entregou mais de R$102 mil para a educação.
Também parte do ecossistema, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em 16 Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) espalhados por diversos municípios, para que os recursos sejam revertidos para ações sociais. Em 5 anos de projeto, cerca de 80 mil pessoas já foram impactadas positivamente. No ano passado, foram recuperados mais de 9 mil quilos de resíduos.
Já o Cooperativa + Circular conta com a participação de cooperativas e capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis, gerando créditos de reciclagem com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estrutural delas. Em 2023 foram recuperados mais de 101 mil quilos de plástico flexível e destinados mais de R$ 30 mil através de créditos de reciclagem.

Continuar Lendo

Trending