Conecte-se conosco

Cultura

La grande festa di Chies: Uma festa pra gringo nenhum por defeito

Publicado

em

Te imagina 1,5 mil descendentes de italianos reunidos em um só local. Orquestrar tudo isso é uma missão quase que impossível, afinal, além de falar muito gesticulam o tempo todo, deixando evidente que são originários daqueles que vieram da região do Vêneto, norte da Itália.

Mas, sabe-se lá como, a comissão organizadora deu jeito de deixar tudo a contento, tanto que os descendentes de Giovani Chies, vindo da comune Ciser em 1879, estavam até comportados (dentro da possibilidade italiana de manter silêncio). O primeiro encontro da Família Chies teve como palco a comunidade de Coblens, interior de Carlos Barbosa, fazendo menção ao imigrante, sua esposa e filhos.

A festividade iniciou ainda durante a semana quando da vinda de italianos “originais”, que trouxeram consigo, até, mudas de macieira que alimentaram os Chies que de lá imigraram. Lino, Joseppina, Serena, Dario e as meninas Anna e Irene estavam tão impressionados, afinal, não imaginavam que houvesse um Brasil tão italiano no Sul de nossa pátria.

No sábado, dia 11, oportunidade de turismo cultural, etilico, gastronomico e religioso, no Encontro da Saudade. Domingo, o ápice dos festejos, com a presença de Chies de vários recantos do mundo, inclusive dos Estados Unidos. Brasileiros dos diferentes estados se fizeram presentes. E os gaúchos, em sua maioria, foram prestigiados também pelo governador José Ivo Sartori. Já do vale do Caí moradores de Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Feliz, Bom Princípio, Caí e Montenegro.

Além da comilaça tipicamente italiana, o evento contou com boa música, lançamento do livro Chies no Brasil, escrito por Aldo Francisco Migot. O hino da família, composto por mãos, e o DVD histórico também foram apresentados ao público.

Em três anos novo encontro acontecerá, em local a ser definido, mas o certo é que os organizadores já se preparam, fazendo a avaliação de tudo o que se passou.

Esta foi uma festa – e que festa – pra gringo nenhum botar defeito. Se as cores e aromas da Itália estão vivos no interior do Brasil é porque os imigrantes souberam valorizar a sua cultura com grande paixão e dedicação.

 

DSCF5214 DSCF5207 DSCF5205 DSCF5140 DSCF5137 DSCF5126

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Cultura

Boom: Esperando na Janela ganhe ares de Bailão com o Brilha Som

Publicado

em

Parece ser uma declaração de amor feita em alto e bom som. Na real, não parece, é.

“Esperando na Janela”, agora em ritmo de bailão, na voz de Alessandro Turra e com a pegada do Brilha Som, é sucesso em todo Brasil há décadas. Mas, a sua história, não é tão conhecida assim.

Blanch Van Gogh compôs a letra e a gravação dela emplacou em 2000, bem na virada do século, com a banda de rock Cogumelo de Plutão. 25 anos passados, ganhou a versão do Brilha Som, lançada ontem, 2 de abril de 2025. O clipe gravado na Cervejaria Hunsrück, em meio à natureza vai além de uma belíssima produção.

“Quando cantávamos ela nos nossos shows, com uma versão mais sertaneja, já se percebia uma interação do público, mas na gravação do clipe a energia foi muito forte”, diz o vocalista do Brilha Som, Alessandro Turra.

Em vídeo lançado em suas redes sociais neste dia 3, Turra, lembra que a música foi uma composição voltado a Deus, sendo, sim, uma belíssima declaração de amor.

O estilo musical cá do interior do Rio Grande do Sul vem ganhando o Brasil. É questão de tempo para que nossos artistas tenham sua arte reconhecida neste país continental!

Assista no youtube e nas redes sociais do Brilha.

https://www.youtube.com/watch?v=WIOXtuj5JlI

Continuar Lendo

Cultura

Urwald conquista o Tri com sua Pilsen

Publicado

em

Vá lá que ainda não dá pra colocar a voz do Galvão Bueno gritando “é tetra, é tetra” mas Urwald está quase lá, afinal, a sua Pilsen foi eleita pela terceira vez a melhor cerveja do Pilsen do Brasil.
 
Nas noites de 11 e 12 de março, ocorreram as premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja 2025, South Beer Cup 2025 e 13º Concurso Brasileiro da Cerveja. E não teve premiação apenas pra excelente Pilsen da Urwald. Dá uma conferida aí!
 
 
Concurso Brasileiro da Cerveja 2025
🥇Pilsen “Premium Lager”
🥇Kellerbier Naturtrüb
🥇Bock
🥉 German Pilsner
 
South Beer Cup 2025
(Copa Libertadores)
🥉Pilsen “Premium Lager”
 
13º Concurso Brasileiro da Cerveja.
🥈Porter
🥈Oktoberfest
🥉Kellerbier Naturtrüb

Continuar Lendo

Cultura

Rock Baladas, da Pandora, ganha as redes e o público

Publicado

em

Na noite de quinta, 20 de fevereiro de 2025, a Banda Pandora, criada há poucos anos, reuniu familiares e pessoas mais próximas para partilhar de um momento único: o lançamento do DVD Rock Baladas. Ao mesmo tempo que as redes sociais eram inundadas pela inconfundível voz de Xandi Gonçalves, no restaurante Garage 89, a banda Pandora chegava em grande estilo, falando aos fãs de relações mais estreitas.

“Essa é a realização de um sonho de criança. Vocês, que me conhecem desde muito pequeno, há muitos anos, sabem que sonhei com isso, olhando para fora das frestas nas paredes da casa de uma só peça em que morava com a minha mãe”, ressalta o vocalista Xandi. Diego Schardong, Ivan Luz e Samuel Pesan partilharam da alegria, deixando evidente que o lançamento do DVD, que está no youtube, é uma vitória gigantesca.

A gravação, em Lajeado, há algumas semanas, foi realizada ao vivo, sem qualquer edição de voz posterior. Os cortes de imagens são mágicos fazendo parecer que o ambiente, bastante grande, fosse pequenino e aconchegando, quase familiar.

Para quem quer reviver os anos 80 e 90, talvez um pouco dos 2000, com o sentimento de nostalgia e amor pela vida pode fazê-lo assistindo ao show histórico que deverá catapultar a Pandora no cenário nacional e, quiçá, internacional.

Assista e viva cada momento como se fosse único:
(3060) Pandora – DVD Rock Baladas (Completo) – YouTube

Continuar Lendo

Trending