Conecte-se conosco

Cultura

Ex-aluno volta ao Santo Inácio meio século depois

Publicado

em

A vida no internato é muito mais do que a formação de um padre ou religioso, é, sim, a oportunidade de formar seres humanos melhores e capazes de contribuir com a sociedade. Saul José Jover foi um dos muitos que passaram pelo Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul e não concluiu o objetivo sacerdotal, contudo, como ser humano se tornou um líder e tanto.

Residente em Nova Trento, com a família, Saul resolveu visitar o colégio Santo Inácio na sexta-feira, dia 8 de setembro, rememorando os momentos idos há quase meio século. Estudante em Salvador do Sul do final dos anos 1950 até 1963 (ano de emancipação do município), Rover andou pelo prédio – com a devida autorização e acompanhamento – vendo de perto a estrutura que um dia conhecera. “Há setores que parecem idênticos. Diria até que não mudaram nada desde o dia que deles saí”, destacou o ancião de 75 anos.

Ladeado pela esposa, Realina, da filha Catea, da neta Lívia e do genro Aldair, Rover estava com feições de quem realizara um sonho. O sonho que viveu menino talvez não tivesse sido compreendido na sua íntegra, afinal, mal sabia ele o que poderia vir pela frente. Hoje, décadas depois, com um vasto conhecimento de quem estudou idiomas dos mais diversos, Saul Rover, entende melhor a vida e os seus caminhos.

Teve encontro também com o ex-aluno do colégio e pesquisador da história do Santo Inácio, Zeno Evídio Becker, que lhe apresentou uma coletânea de fotos, fazendo com que as lembranças ficasse ainda mais a flor da pele. O catarinense, de palavras bem colocadas, atentamente ouviu e trocou impressões, afinal, sua vida também se dividia com Evídio, sendo um dos mais de 200 alunos que em sua época vivia no seminário em Salvador do Sul.

Se não foi padre ou irmão, ele foi líder de sua comunidade, de tal forma que foi prefeito por dois mandatos. Um homem da sociedade que, humano, ajudou a estruturar o projeto turístico-religioso de Nova Trento, de tal forma que o município vive guiado pela fé. Um homem que antes de erguer-se da cama ou se recolher à ela, agradece pela sua vida, da família e dos amigos, reconhecendo que nada se faz sozinho.

DSCN1593 DSCN1642 DSCN5031 DSCN5032

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Cultura

Boom: Esperando na Janela ganhe ares de Bailão com o Brilha Som

Publicado

em

Parece ser uma declaração de amor feita em alto e bom som. Na real, não parece, é.

“Esperando na Janela”, agora em ritmo de bailão, na voz de Alessandro Turra e com a pegada do Brilha Som, é sucesso em todo Brasil há décadas. Mas, a sua história, não é tão conhecida assim.

Blanch Van Gogh compôs a letra e a gravação dela emplacou em 2000, bem na virada do século, com a banda de rock Cogumelo de Plutão. 25 anos passados, ganhou a versão do Brilha Som, lançada ontem, 2 de abril de 2025. O clipe gravado na Cervejaria Hunsrück, em meio à natureza vai além de uma belíssima produção.

“Quando cantávamos ela nos nossos shows, com uma versão mais sertaneja, já se percebia uma interação do público, mas na gravação do clipe a energia foi muito forte”, diz o vocalista do Brilha Som, Alessandro Turra.

Em vídeo lançado em suas redes sociais neste dia 3, Turra, lembra que a música foi uma composição voltado a Deus, sendo, sim, uma belíssima declaração de amor.

O estilo musical cá do interior do Rio Grande do Sul vem ganhando o Brasil. É questão de tempo para que nossos artistas tenham sua arte reconhecida neste país continental!

Assista no youtube e nas redes sociais do Brilha.

https://www.youtube.com/watch?v=WIOXtuj5JlI

Continuar Lendo

Cultura

Urwald conquista o Tri com sua Pilsen

Publicado

em

Vá lá que ainda não dá pra colocar a voz do Galvão Bueno gritando “é tetra, é tetra” mas Urwald está quase lá, afinal, a sua Pilsen foi eleita pela terceira vez a melhor cerveja do Pilsen do Brasil.
 
Nas noites de 11 e 12 de março, ocorreram as premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja 2025, South Beer Cup 2025 e 13º Concurso Brasileiro da Cerveja. E não teve premiação apenas pra excelente Pilsen da Urwald. Dá uma conferida aí!
 
 
Concurso Brasileiro da Cerveja 2025
🥇Pilsen “Premium Lager”
🥇Kellerbier Naturtrüb
🥇Bock
🥉 German Pilsner
 
South Beer Cup 2025
(Copa Libertadores)
🥉Pilsen “Premium Lager”
 
13º Concurso Brasileiro da Cerveja.
🥈Porter
🥈Oktoberfest
🥉Kellerbier Naturtrüb

Continuar Lendo

Cultura

Rock Baladas, da Pandora, ganha as redes e o público

Publicado

em

Na noite de quinta, 20 de fevereiro de 2025, a Banda Pandora, criada há poucos anos, reuniu familiares e pessoas mais próximas para partilhar de um momento único: o lançamento do DVD Rock Baladas. Ao mesmo tempo que as redes sociais eram inundadas pela inconfundível voz de Xandi Gonçalves, no restaurante Garage 89, a banda Pandora chegava em grande estilo, falando aos fãs de relações mais estreitas.

“Essa é a realização de um sonho de criança. Vocês, que me conhecem desde muito pequeno, há muitos anos, sabem que sonhei com isso, olhando para fora das frestas nas paredes da casa de uma só peça em que morava com a minha mãe”, ressalta o vocalista Xandi. Diego Schardong, Ivan Luz e Samuel Pesan partilharam da alegria, deixando evidente que o lançamento do DVD, que está no youtube, é uma vitória gigantesca.

A gravação, em Lajeado, há algumas semanas, foi realizada ao vivo, sem qualquer edição de voz posterior. Os cortes de imagens são mágicos fazendo parecer que o ambiente, bastante grande, fosse pequenino e aconchegando, quase familiar.

Para quem quer reviver os anos 80 e 90, talvez um pouco dos 2000, com o sentimento de nostalgia e amor pela vida pode fazê-lo assistindo ao show histórico que deverá catapultar a Pandora no cenário nacional e, quiçá, internacional.

Assista e viva cada momento como se fosse único:
(3060) Pandora – DVD Rock Baladas (Completo) – YouTube

Continuar Lendo

Trending