O EDUCANDÁRIO É MUITO MAIS DO QUE TRADIÇÃO EM SÃO JOSÉ DO SUL, SENDO PARTE DA HISTÓRIA REGIONAL
Pensar a evolução da sociedade sem que tenhamos a educação como pano de fundo é inadmissível, em especial para uma colônia de origem alemã, assim, em 1939 nascia uma comunidade escolar e, a partir dela, o desenvolvimento sustentável e gradual. Agora, passados 80 anos, com um certo quê de nostalgia e agradecimento, São José do Sul celebra as oito décadas de sua mais importante escola. E não se trata de uma mera celebração, afinal, é a conquista da própria liberdade, com os olhos no futuro, que inicia com o estudo de qualidade.
“A
escola tem por missão promover um trabalho pedagógico inovador, buscando
estimular a criatividade, o empreendedorismo, o desenvolvimento da autonomia, a
parceria família-escola e o convívio com a diversidade, favorecendo a formação
de cidadãos aptos à realidade social.”
Histórico
da Escola Valéria:
1939
Fundação da Escola com o nome de Escola Municipal Felipe Camarão, em Dom Diogo
Baixo. Funcionava numa construção de madeira, cuja primeira professora e
Diretora foi a Senhora Valéria Maria Kirch.
1978
Transferência para Dom Diogo Alto, em um prédio de alvenaria.
1980
Transferência dos alunos da Escola São Francisco de Salles para a Felipe
Camarão
1984
Implantação da 6ª série, 1985 7ª série, 1986 8ª série e 2013
transição para o 9º ano
1988
alteração do nome da Escola para Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professora Valéria Maria Kirch.
Este
ano a escola comemora seus 80 anos e convida toda comunidade para participar
deste grande evento, no dia 23/06/2019, às 14h, na sociedade Botafogo, onde teremos
as seguintes atrações:
Retrospectiva e Galeria de Fotos
Museu
Foto Lembrança Instantânea no Cenário
Anos 80
Túnel do Tempo
Brinquedos do Recreio de Antigamente
Visitas Guiadas até a Escola
Padrinho e Madrinha da
Fogueira
dos 80 Anos
Venda de Camisetas e Tiaras
Personalizadas
Café Colonial
1ª Escola Felipe Camarão ao lado da casa de Imelda Gabbardo
Escola Felipe Camarão no Centro e Escola São Francisco de
Salles
1ª Ampliação da Escola Felipe Camarão
Alteração
do nome de Felipe Camarão para Profª Valéria Maria Kirch
Escola Atual
1ª Diretora Valéria Maria Kirch
1ª
Turma de Alunos com a Profª Valéria
Galeria de Diretores da Escola
São Francisco de Salles 1980 – Transferência dos alunos para Escola Felipe CamarãoFelipe Camarão – 1984Primeira turma de formandos com a professora Valéria
Parece ser uma declaração de amor feita em alto e bom som. Na real, não parece, é.
“Esperando na Janela”, agora em ritmo de bailão, na voz de Alessandro Turra e com a pegada do Brilha Som, é sucesso em todo Brasil há décadas. Mas, a sua história, não é tão conhecida assim.
Blanch Van Gogh compôs a letra e a gravação dela emplacou em 2000, bem na virada do século, com a banda de rock Cogumelo de Plutão. 25 anos passados, ganhou a versão do Brilha Som, lançada ontem, 2 de abril de 2025. O clipe gravado na Cervejaria Hunsrück, em meio à natureza vai além de uma belíssima produção.
“Quando cantávamos ela nos nossos shows, com uma versão mais sertaneja, já se percebia uma interação do público, mas na gravação do clipe a energia foi muito forte”, diz o vocalista do Brilha Som, Alessandro Turra.
Em vídeo lançado em suas redes sociais neste dia 3, Turra, lembra que a música foi uma composição voltado a Deus, sendo, sim, uma belíssima declaração de amor.
O estilo musical cá do interior do Rio Grande do Sul vem ganhando o Brasil. É questão de tempo para que nossos artistas tenham sua arte reconhecida neste país continental!
Vá lá que ainda não dá pra colocar a voz do Galvão Bueno gritando “é tetra, é tetra” mas Urwald está quase lá, afinal, a sua Pilsen foi eleita pela terceira vez a melhor cerveja do Pilsen do Brasil.
Nas noites de 11 e 12 de março, ocorreram as premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja 2025, South Beer Cup 2025 e 13º Concurso Brasileiro da Cerveja. E não teve premiação apenas pra excelente Pilsen da Urwald. Dá uma conferida aí!
Na noite de quinta, 20 de fevereiro de 2025, a Banda Pandora, criada há poucos anos, reuniu familiares e pessoas mais próximas para partilhar de um momento único: o lançamento do DVD Rock Baladas. Ao mesmo tempo que as redes sociais eram inundadas pela inconfundível voz de Xandi Gonçalves, no restaurante Garage 89, a banda Pandora chegava em grande estilo, falando aos fãs de relações mais estreitas.
“Essa é a realização de um sonho de criança. Vocês, que me conhecem desde muito pequeno, há muitos anos, sabem que sonhei com isso, olhando para fora das frestas nas paredes da casa de uma só peça em que morava com a minha mãe”, ressalta o vocalista Xandi. Diego Schardong, Ivan Luz e Samuel Pesan partilharam da alegria, deixando evidente que o lançamento do DVD, que está no youtube, é uma vitória gigantesca.
A gravação, em Lajeado, há algumas semanas, foi realizada ao vivo, sem qualquer edição de voz posterior. Os cortes de imagens são mágicos fazendo parecer que o ambiente, bastante grande, fosse pequenino e aconchegando, quase familiar.
Para quem quer reviver os anos 80 e 90, talvez um pouco dos 2000, com o sentimento de nostalgia e amor pela vida pode fazê-lo assistindo ao show histórico que deverá catapultar a Pandora no cenário nacional e, quiçá, internacional.