Conecte-se conosco

São Vendelino

Começa sexta a Kerbfest

Publicado

em

A festa que é marca registrada nas colônias alemãs, o Kerb, em São Vendelino, tem como nomenclatura oficial Kerbfest, sendo realizada há décadas e que, nesta sexta, terá o início da sua 18ª edição.
O início do evento ocorre com o Desfile Típico, com o tema São Vendelino – Recanto Feliz, as 19h do dia 20 de outubro. Data, por sinal, que é a celebração do santo padroeiro do município. Na mesma noite haverá grande baile com La Montanara. A programação segue até o dia 29, tendo no primeiro final de semana, ainda:
Dia 21 – baile da terceira idade, show gauchesco, DJ Maus e muito mais
Dia 22 – Domingo – vai ter muita bandinha com show de 0800, Os Montanari e Brilha Som.
Nesta sexta a entrada é franca. Sábado ninguém paga ingresso até as 18h, e domingo a entrada é livre até as 12h. Quando houver cobrança de ingresso ele será de R$ 15.
Muita comida típica, chopp da Urwald, animação e integração da comunidade… isso e muito mais você vai encontrar no Pequeno Paraíso.
A Kerbfest é uma festa pra lá de tradicional, trazendo as marcas da colonização alemã.
Quando surgiu a Kerbfest fazia alusão direta as festas católicas e luteranas, o kerb dos católicos, e a reforma protestante, dos luteranos. Como muitos dos filhos de São Vendelino voltavam para a cidade nos dias de outubro, nada melhor do que unir toda a comunidade. E assim se faz há mais de 30 anos.
Dentre as atrações inusitadas estão os jogos germânicos… com destaque para o Stammbier, que um revesamento de equipes tomando cerveja.
Soberanas, santo característico, enfim, tudo faz parte da festa que liga o Pequeno Paraíso (como é conhecido São Vendelino) às tradições trazidas de Sankt Wendel, na Alemanha.


Maiores informações
https://www.instagram.com/kerbfestsaovendelinors/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + vinte =

São Vendelino

Contratação de serviços profissionais de assessoria jurídica São Vendelino

Publicado

em

Estado do Rio Grande do Sul

Câmara Municipal de Vereadores de São Vendelino/RS

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VENDELINO torna pública a contratação da empresa LEONARDO VIANNA METELLO JACOB- SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA por inexigibilidade de licitação, com base no art. 25, II, da Lei Federal 8.666/93, para prestação de serviços profissionais de assessoria jurídica, pelo valor de R$ 6.908,88 mensais, durante o período de 12 meses, a contar de 02/01/2025.

Emir José Kuhn

Presidente do Legislativo

Continuar Lendo

São Vendelino

Régis Fritzen assume prefeitura pela quarta vez

Publicado

em

Régis Paulo Fritzen e Fernando Angst foram empossados em São Vendelino na manhã de 1º de janeiro.
A junção da jovialidade de Fernando, que foi vereador no passado e volta ao cenário político, e a experiência de Régis Fritzen serão a tônica do trabalho. O ato foi realizado na rua Coberta com a presença de um bom público, tendo a então prefeita Marlí Weissheimer feito a transmissão do cargo.
Fritzen é o primeiro político a assumir pela quarta vez a prefeitura, desta vez em um novo prédio. Depois de experiência no legislativo, Régis, reassume a função de prefeito municipal.
Coube a Emir Kuhn vereador reeleito para seu 7° mandato e mais idoso da câmara conduzir os trabalhos.
Foram empossados também os vereadores Altair Schoulten, Anderson Martins, Emir José Kuhn, Gerson Antônio Royer, Lisiane Leopoldo Schneider, Mariana Becker Machado, Martina Seibert, Sidnei Schaefer e Vanduir Spiassi.
A prefeita Marlí, ainda nos últimos dias de mandato, fez inaugurações e entregou obras, como a própria rua Coberta, onde ocorreu o ato de posse.
O trabalho de recuperação da cidade, muito atingida pelas cheias, será um desafio para a gestão de Régis e Fernando, dando continuidade ao que foi iniciado ainda em 2024, havendo, contudo, trabalho a ser feito na reconstrução como de pontes.
O município de São Vendelino, que vem em uma crescente há muitos anos, terá agora um novo grupo na gestão, depois de 16 anos, voltando ao poder alguns dos quais foram os primeiros a gerir o Pequeno Paraíso.
(Fotos Vale Feliz) (Texto Alex Steffen)

Continuar Lendo

Cultura

Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino

Publicado

em

Ainda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.

Continuar Lendo

Trending