Responder este questionamento é tarefa árdua, ainda mais se isso for feito em uma só frase. Uma terra de beleza ímpar, com chopp Urwald jorrando das torneiras, com gente alegre, simples, com ares europeus em meio às colônias do vale do Caí. Pois bem, cada pessoa faria a sua definição de maneira diferente, mas, com certeza, todos iriam fazer menção à simplicidade das pessoas. E foi com esta simplicidade, sem grande pompa, que foi apresentada em 28 de junho de 2019 a 16ª edição da Kerbfest.
Antes mesmo das soberanas surgirem, lindas e trajadas de
maneira digna do posto que ocupam, a Orquestra Municipal de São Vendelino
mostrou que é possível propagar a arte tradicional da música entre os novos
instrumentistas. Uma mescla de rock, pop, e música alemã deixou o público
inteirado ao evento para, assim ver na subida da escada, exuberantes, as princesas
e a rainha. Diely Audibert Schaefer e as princesas Franciele Werle e Cristiane
Haefliger pareciam bailar em meio à pista de danças, tão leves estavam suas
almas. De alva beleza, as soberanas foram aplaudidas e pelos seus súditos. Mas,
o que mais chamou atenção foi o encanto das crianças, frente ao palco
principal. E um barril gigante de chopp era pano de fundo, antes do brinde
oficial. O prefeito Evandro Schneider, que também irá liderar a comissão
organizadora, juntamente com a vice-prefeita Margarete Gosenheimer e a
secretária Marlí Weissheimer, falou à comunidade, evidenciando o novo reinado e
os preparativos para a festa. Estava feliz. Ou melhor, estava muito feliz, de
tal forma que as palavras brilhavam tal sorriso de criança.
Era a vez das soberanas falarem. Foi então que uma mescla de
sentimentos se apresentou. Se Franciele se emocionou, Cristiane agradeceu aos
amigos, por fim, a rainha Diely deu uma aula de oratória casada com o
sentimento. Não estavam apenas bem vestidas as soberanas – pelas mãos da
estilista Cláudia Kerber – mas maravilhosas, também, de dentro pra fora.
No telão um vídeo anunciava as principais atrações, dentre
as quais bandas como Os Montanari, Brilha Som, Porto do Som, K’necus, DJ’s e,
claro, uma atração nacional: Hugo e Tiago. Eles, por sinal, deixaram recado
para a comunidade conclamando a todos para muitos brindes em outubro.
A Kerbfest, em sua 16ª edição, acontece nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com inúmeras atrações que serão divulgadas gradualmente. O certo é que haverá muito chopp, de qualidade ímpar (da Urwald, é claro), cuca, linguiça, bolinhos de batata e tudo mais que a culinária alemã oferece. Ah! É claro, terá muita dança, como bem demonstraram os integrantes do Grupo Sankt Wendel que animaram a todos e assim o farão durante toda a Kerbfest. E que venha outubro.
Câmara Municipal de Vereadores de São Vendelino/RS
A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VENDELINO torna pública a contratação da empresa LEONARDO VIANNA METELLO JACOB- SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA por inexigibilidade de licitação, com base no art. 25, II, da Lei Federal 8.666/93, para prestação de serviços profissionais de assessoria jurídica, pelo valor de R$ 6.908,88 mensais, durante o período de 12 meses, a contar de 02/01/2025.
Régis Paulo Fritzen e Fernando Angst foram empossados em São Vendelino na manhã de 1º de janeiro.
A junção da jovialidade de Fernando, que foi vereador no passado e volta ao cenário político, e a experiência de Régis Fritzen serão a tônica do trabalho. O ato foi realizado na rua Coberta com a presença de um bom público, tendo a então prefeita Marlí Weissheimer feito a transmissão do cargo.
Fritzen é o primeiro político a assumir pela quarta vez a prefeitura, desta vez em um novo prédio. Depois de experiência no legislativo, Régis, reassume a função de prefeito municipal.
Coube a Emir Kuhn vereador reeleito para seu 7° mandato e mais idoso da câmara conduzir os trabalhos.
Foram empossados também os vereadores Altair Schoulten, Anderson Martins, Emir José Kuhn, Gerson Antônio Royer, Lisiane Leopoldo Schneider, Mariana Becker Machado, Martina Seibert, Sidnei Schaefer e Vanduir Spiassi.
A prefeita Marlí, ainda nos últimos dias de mandato, fez inaugurações e entregou obras, como a própria rua Coberta, onde ocorreu o ato de posse.
O trabalho de recuperação da cidade, muito atingida pelas cheias, será um desafio para a gestão de Régis e Fernando, dando continuidade ao que foi iniciado ainda em 2024, havendo, contudo, trabalho a ser feito na reconstrução como de pontes.
O município de São Vendelino, que vem em uma crescente há muitos anos, terá agora um novo grupo na gestão, depois de 16 anos, voltando ao poder alguns dos quais foram os primeiros a gerir o Pequeno Paraíso.
Ainda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.