Conecte-se conosco

Cultura

Casa do Professor será restaurada

Publicado

em

A importância de um professor nas colônias alemãs era tanta que, juntamente com a formação de comunidades de fé, acalentando o espírito dos imigrantes, era estruturada uma escola, por menor que fosse. Era fundamental oportunizar aos filhos o conhecimento através das aulas. Em São Vendelino isso era ainda de maior relevância, tanto que a casa foi construída, junto à comunidade evangélica, para que um professor pudesse habitar. E a Casa do Professor, com o passar dos anos, se tornou referencial e deverá continuar sendo por longos anos, como legado histórico de um terra, de um povo.
Desta forma, na tarde de quinta, 02 de julho, estiveram na sala de reuniões da prefeitura representantes da Comunidade Evangélica, juntamente com a doutora em planejamento urbano, Cristina Seibert Schneider, da arquiteta especialista em restauros, Leila Schaedler, e do contador Anderson Christ, trazendo o projeto de valorização da história do antigo casario e das lápides do cemitério.
De acordo com a historiadora Cristina, que vive e conhece as entranhas culturais de São Vendelino, muito da evolução da região do Vale do Caí está lincado com o conhecimento trazido pelos imigrantes e a valorização que deram à educação. Assim, agora, como “um pedaço da Europa no Brasil” cabe a nós dar a devida valorização à história.
O restauro da casa e do cemitério, de iniciativa da comunidade evangélica, teve seu projeto apresentado pela equipe técnica e aprovado pelo município em junho ainda, e contará com apoio da municipalidade de São Vendelino, da própria comunidade evangélica e, também, do incentivo daquele que estiver disposto a investir na memória cultural e patrimonial. A Casa do Professor, como é conhecida, está localizada nas proximidades do cemitério da comunidade, é tombada pelo patrimônio municipal, e com o restauro poderá ter destinação apropriada para atividades da comunidade como um todo, atendendo as demandas religiosas, culturais e sociais, de acordo com um projeto detalhado a ser montado pela equipe de profissionais.
Segundo a pastora Marlei A. Arcari e o presidente da diretoria da comunidade evangélica Jair Sipp, a valorização da história e da educação estará representada na obra de restauro da Casa do Professor, como está em cada ato que é realizado em favor da comunidade de São Vendelino que, jamais, esquece aqueles que antecederam as gerações atuais.


O prefeito Evandro Schneider acredita que seja possível tornar a Casa do Professor de maior importância para a comunidade nos dias atuais, tendo o seu valor histórico referendado a cada evento que é realizado neste local. “Com o restauro teremos um espaço adequado para várias finalidades e, também, a nossa história sendo respeitada e valorizada”, frisou o prefeito.
O projeto segue agora para cadastro e captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), onde empresas poderão contribuir através da destinação de parte dos impostos para o restauro.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Cultura

Boom: Esperando na Janela ganhe ares de Bailão com o Brilha Som

Publicado

em

Parece ser uma declaração de amor feita em alto e bom som. Na real, não parece, é.

“Esperando na Janela”, agora em ritmo de bailão, na voz de Alessandro Turra e com a pegada do Brilha Som, é sucesso em todo Brasil há décadas. Mas, a sua história, não é tão conhecida assim.

Blanch Van Gogh compôs a letra e a gravação dela emplacou em 2000, bem na virada do século, com a banda de rock Cogumelo de Plutão. 25 anos passados, ganhou a versão do Brilha Som, lançada ontem, 2 de abril de 2025. O clipe gravado na Cervejaria Hunsrück, em meio à natureza vai além de uma belíssima produção.

“Quando cantávamos ela nos nossos shows, com uma versão mais sertaneja, já se percebia uma interação do público, mas na gravação do clipe a energia foi muito forte”, diz o vocalista do Brilha Som, Alessandro Turra.

Em vídeo lançado em suas redes sociais neste dia 3, Turra, lembra que a música foi uma composição voltado a Deus, sendo, sim, uma belíssima declaração de amor.

O estilo musical cá do interior do Rio Grande do Sul vem ganhando o Brasil. É questão de tempo para que nossos artistas tenham sua arte reconhecida neste país continental!

Assista no youtube e nas redes sociais do Brilha.

https://www.youtube.com/watch?v=WIOXtuj5JlI

Continuar Lendo

Cultura

Urwald conquista o Tri com sua Pilsen

Publicado

em

Vá lá que ainda não dá pra colocar a voz do Galvão Bueno gritando “é tetra, é tetra” mas Urwald está quase lá, afinal, a sua Pilsen foi eleita pela terceira vez a melhor cerveja do Pilsen do Brasil.
 
Nas noites de 11 e 12 de março, ocorreram as premiação do Concurso Brasileiro da Cerveja 2025, South Beer Cup 2025 e 13º Concurso Brasileiro da Cerveja. E não teve premiação apenas pra excelente Pilsen da Urwald. Dá uma conferida aí!
 
 
Concurso Brasileiro da Cerveja 2025
🥇Pilsen “Premium Lager”
🥇Kellerbier Naturtrüb
🥇Bock
🥉 German Pilsner
 
South Beer Cup 2025
(Copa Libertadores)
🥉Pilsen “Premium Lager”
 
13º Concurso Brasileiro da Cerveja.
🥈Porter
🥈Oktoberfest
🥉Kellerbier Naturtrüb

Continuar Lendo

Cultura

Rock Baladas, da Pandora, ganha as redes e o público

Publicado

em

Na noite de quinta, 20 de fevereiro de 2025, a Banda Pandora, criada há poucos anos, reuniu familiares e pessoas mais próximas para partilhar de um momento único: o lançamento do DVD Rock Baladas. Ao mesmo tempo que as redes sociais eram inundadas pela inconfundível voz de Xandi Gonçalves, no restaurante Garage 89, a banda Pandora chegava em grande estilo, falando aos fãs de relações mais estreitas.

“Essa é a realização de um sonho de criança. Vocês, que me conhecem desde muito pequeno, há muitos anos, sabem que sonhei com isso, olhando para fora das frestas nas paredes da casa de uma só peça em que morava com a minha mãe”, ressalta o vocalista Xandi. Diego Schardong, Ivan Luz e Samuel Pesan partilharam da alegria, deixando evidente que o lançamento do DVD, que está no youtube, é uma vitória gigantesca.

A gravação, em Lajeado, há algumas semanas, foi realizada ao vivo, sem qualquer edição de voz posterior. Os cortes de imagens são mágicos fazendo parecer que o ambiente, bastante grande, fosse pequenino e aconchegando, quase familiar.

Para quem quer reviver os anos 80 e 90, talvez um pouco dos 2000, com o sentimento de nostalgia e amor pela vida pode fazê-lo assistindo ao show histórico que deverá catapultar a Pandora no cenário nacional e, quiçá, internacional.

Assista e viva cada momento como se fosse único:
(3060) Pandora – DVD Rock Baladas (Completo) – YouTube

Continuar Lendo

Trending