Conecte-se conosco

Barão

Água para todos, diz Busato

Publicado

em

Na noite de segunda, 17, o secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, esteve na localidade de Linha Francesa Alta participando de uma reunião onde foi assinado o contrato de realização de obra de ligação de poço artesiano e reforço de rede de abastecimento de água.

No valor de R$ 226 mil, a obra irá beneficiar centenas de famílias de Linha Francesa Alta, Linha Francesa Baixa, Linha Wilmsen, e outras mais, já que representará o ingresso de mais água potável de qualidade no sistema de abastecimento, até então falho. Segundo o prefeito Jefferson “Biriba” Schuster Born, a realização da obra se faz necessária, em especial nos meses de alto verão, evitando que o transporte de água seja feito com caminhão pipa, como aconteceu na véspera de Natal. “Esperamos que tudo se resolva com esta obra e que os moradores não dependam mais do transporte de água com um caminhão, afinal, a água é fundamental para todos”, destacou o prefeito.

José Flach, vice-prefeito, salientou a importância do trabalho de Busato frente à secretaria, a qual deixou nesta quinta, alegando que Busato como secretário e também como deputado federal, agilizou mais de R$ 3 milhões para o município de Barão nos últimos anos. Busato dividiu o mérito com o deputado estadual Aloisio Classmann que também é parceiro da comunidade de Barão nestas empreitadas.

O vereador e líder comunitário, Pedro Gilson Jahn, que foi o proponente do projeto que será realizado dentro de algumas semanas, citou a grande importância de ter água potável para a comunidade, lembrando fatos ocorridos em dezembro quando houve problemas de abastecimento solucionados de maneira emergencial pela municipalidade. “Fizemos vários testes e tudo vai dar certo”, diz Gilson ressaltando as avaliações técnicas feitas anteriormente, ficando comprovado que haverá água o bastante com o novo poço que tem alta vazão de água.

O prefeito Biriba agradeceu a presença da comunidade que, apesar da hora avançada, se manteve no local em sua quase totalidade. Ele também fez menção a todos que se envolveram neste trabalho afirmando que isso representa um grande avanço para Barão.

DSCN8552

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 1 =

Alex Steffen

Silencia-se a voz de Luís Orlando Calliari

Publicado

em

Quando jovem Luís Orlando Junqueira Calliari, o Pitti, subia no palco do Seminário de Bom Princípio e vencia um festival de música, apresentando uma composição sua. Deixando evidente a sua fé em Deus, seguiu e a vida abraçado em seu inseparável violão. Neste 30 de janeiro de 2025, depois de muita peleia, o gaudério sossegou. A voz que cantava gauchescas, gospel e sertanejas seguirá apenas na memória dos familiares, amigos e fãs.

Formado advogado, Luís Orlando era icônico em Barão, sendo muito conhecido também em Carlos Barbosa, Garibaldi, e nos municípios do vale do Caí. Uma daquelas figuras únicas, inesquecíveis. De personalidade forte, tal a sua voz, pouco se importava com riqueza ou simplicidade. Queria viver a vida! E foi uma vida pra lá de intensa. Aos 52 anos, ele que foi vendedor de carros, orgulhoso pai de duas meninas, partiu à morada eterna. Rompeu as brumas do céu e subiu até Deus, ao qual era temente.

Muito menino estudou para padre em Salvador do Sul e Bom Princípio. Lá conheceu muito da vida e por completa se apaixonou pela música. Tocava e cantava como poucos. Em sala de aula, quando dava trégua ao violão, fazia tudo rapidinho, garantia notas altas, e logo mais estava ele, com uma cuia e o amigo de seis cordas.

Havia tempos que buscava pela recuperação de sua saúde, mas tinha a certeza de que a sua passagem pela vida era curta. Tinha esperança de rever amigos e com eles cantar. E isso fez até dentro do hospital. Perdeu vitalidade, vigor, mas não alegria.

Fez hoje, realidade, uma das músicas que mais gostava de interpretar, e somos nós, amigos que chorosos dizemos: Saudade vai, vai, vai! Saudade vem, vem, vem te buscar, Pitti!

Continuar Lendo

Barão

Biriba vai para o terceiro mandato na prefeitura de Barão

Publicado

em

Ainda que tenha sido empossado prefeito pela terceira vez, Jefferson “Biriba” Schuster Born ainda sente calar fundo a emoção, chegando a embargar a voz. Homem de sensibilidade e fino trato, Biriba, foi vereador quando muito jovem seguindo bela carreira política.

Sessão solene de posse dos eleitos para a gestão 2025/2028 do legislativo e executivo municipal aconteceu no primeiro dia de 2025, no Centro de Convivência.

A solenidade, tomaram posse o prefeito Jefferson “Biriba” Schuster Born e a vice-prefeita Lourdes Irena Becker Schmidt (Profe Lourdes), além dos nove vereadores eleitos. Também, a ocasião contou com a eleição da Mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores, para o exercício de 2025.

Quanto à Câmara de Vereadores foram empossados os nove edis titulares da casa. A mesa diretora ficou definida com Presidente: Pedro Gilson Jahn, Vice-presidente: Mário César Ajala, 1º Secretário: Alexandre Scheuchuk e
2º Secretário: Luciano Ricardo Sandrin. Tomaram posse também os vereadores Dalcir Ebeling (Alemão), Claudir Ludwig, Ademar Gauger, Neide Ferrari e Bernardino Scottá.

Foto: Prefeitura Municipal de Barão

Texto: Alex Steffen

Continuar Lendo

Barão

Biriba anuncia secretariado de Barão

Publicado

em

Jefferson Biriba Schuster Born não é mais o mesmo jovem que assumia a prefeitura em 2013. Barão não é mais o mesmo município de então. Assim, ações tomadas pelo próximo prefeito, quando ele regressa ao poder depois de quatro anos, serão diferentes do que tomadas anteriormente.

Ao lado da professora Lourdes, Biriba foi reencaminhado à prefeitura pelo voto popular, tendo um gigantesco desafio pessoal. Um município que tem um economia variável, não tendo mais uma grande empresa (Ortobrás), como no passado, mas sim várias empresas pequenas e médias, sendo baluartes das finanças locais. A diversidade da economia iniciou ainda no mandato de Biriba e hoje precisa ser a sustentabilidade local, gerando emprego e renda. O prefeito Biriba é sabedor disso, ainda mais com a crise econômica nacional para 2021 e 2022, que são efeitos da pandemia deste ano de 2020. “Nosso desafio, porém, não é apenas econômico, mas de reestruturação, afinal, uma pandemia é algo novo para o povo e para os gestores. Teremos que pensar o município todos os dias e não podemos, eu e a minha vice-prefeita, fazer isso sozinhos. Precisamos de ter pessoas competentes e qualificadas nas secretarias e em cada pasta”, destacou o prefeito eleito que assumirá o cargo em 1º de janeiro.

Para ocuparem os postos de secretários, Biriba e Lourdes optaram por pessoas que vem da iniciativa privada e também alguns servidores de carreira. Alguns são jovens em idade outros têm experiência de uma vida de trabalho.

À frente da Secretaria de Educação e Cultura estará Darlei Luiz Eidelwein, tendo como meta principal a volta às aulas e a inclusão de tecnologias na formação, tendo a certeza de que a pandemia mudou a realidade do ensino e que muitas mudanças vieram para ficar. Darlei é formado em Filosofia e é professor, tendo conhecimentos vastos em diversas áreas como história. É servidor concursado no município e assim conhece muito bem o trâmite interno de uma prefeitura.

Para a secretaria da Saúde e Assistência Social a escolhida foi Mara Mallmann. Formada em Farmacêutica e fazendo uma pós-graduação na área da Saúde. Tendo atuado na iniciativa privada e trabalhando diretamente com o público na área da saúde, Mara poderá cuidar da área de distribuição de medicações, gestionar os exames e buscar por qualificação dos profissionais da área da saúde.

Laudir Abel, que foi secretário de Biriba também na outra gestão, agora acumula duas funções, cuidando de Obras e Agricultura. Aos 49 anos, ele que foi vereador nos últimos quatro anos, tem conhecimento da realidade do município e assim poderá cuidar com muita eficácia das secretarias. Atuou como empreendedor da área de transportes e eventos nos últimos anos. O fácil trânsito com as pessoas e o espírito de liderança farão com que Laudir possa trazer ao setor primário diversidade e às questões viárias dar uma nova cara. Barão é um dos municípios de maior área territorial do vale do Caí, assim exige um parque de máquinas muito bem estruturado.

Para a secretaria de Administração e também de Meio Ambiente a opção feito por prefeito e vice recai sobre o jovem Carlos Henrique Bourscheid. Filho do ex-vereador Velácio, que é falecido e foi ícone na Linha Francesa, Carlos Henrique atuava na administração anterior de Biriba no meio ambiente. Foi se especializar na área ambiental e também em Ciência Contábeis, estando com dois cursos superiores em andamento. Terá ele como desafio imenso cuidar da administração como um todo, dando a ela ares de gestão moderna e comprometida, sendo os servidores municipais valorizados mas também cobrados de seus compromissos. A modernização da gestão é uma necessidade em Barão, promovendo muitos avanços com escassos recursos.

A equipe de governo teve o seu primeiro escalão apresentado nesta terça e gradualmente será formada, sendo composta de acordo com a necessidade que tenha a administração. “Em primeiro momento temos que diagnosticar o que se tem cruzando as informações com o que já elencamos como prioridade. Depois poderemos trabalhar de maneira eficaz em favor do povo”, frisou o prefeito.

 

Fotos cedidas pelo Jornal Ação

 

Continuar Lendo

Trending