Conecte-se conosco

São Vendelino

Aberta a safra de uvas no Pequeno Paraíso

Publicado

em

À natureza o impossível parece ser um mero detalhe. Se em 2020 Benitakas, Itálias, Rubis e Niágaras estavam lindas em meio às parreiras da família Chiarello, agora, a beleza e o sabor estão beirando a magnitude. E foi assim, na manhã de sexta, 29 de janeiro de 2021, que a colheita da uva foi aberta oficialmente.

Era um misto de alegria e ansiedade encontrado em cada olhar que escapava por debaixo das máscaras. Ednilso Piola Chiarello, responsável pela produção que tem uma expectativa de safra perto de oito toneladas, era o que mais transbordava sentimentos. Estava orgulhoso das frutas que via maturar, beirando a perfeição. Estava motivado em poder apresentar suas uvas à prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer e à vice Margarete Kurmann Gosenheimer. Estava feliz por passar adiante o legado da produção de uvas para a sua filha Sofia, de 7 anos. E, em especial, estava agradecido por tudo o que a vida lhe passara em seus 45 anos, afinal, aquele momento de colheita seria feito ao lado dos pais, Odir e Alzira.

A caminhada lenta por debaixo das parreiras, passo a passo, dava a certeza de que cada dia de esforço valera a pena. Sofia, juntamente com o amiguinho Gabriel Brummelhaus, da mesma idade, corria rapidamente entre brancas e rosadas enquanto, algumas dezenas de metros atrás, Alzira (70 anos) e Odir (72), viam o futuro da família crescer ao aroma das Niágaras.

As uvas de mesa pareciam retribuir o carinho do toque das mãos de Odir, que as acariciava antes de fazer a colheita. “Mas, tu vê aqui Ed, ainda assim a gente acha um grãozinho aqui no meio que não está tão bonito”, disse o patriarca dando a entender que mesmo com todo o cuidado ainda há possibilidades de fazer melhor. Dona Alzira, com o carinho de uma matriarca que fala dos filhos e dos netos como seus bens maiores, corrigiu ao marido: “Sim, mas as uvas estão muito bonitas. Fizeram muito bem feito o serviço do ano todo e aí está o resultado”.

Seu Odir tinha razão. Havia dois ou três grãos não perfeitos entre os milhares da parreira. Dona Alzira tinha razão. O trabalho de um ano todo foi muito bem realizado.

Ed, como o produtor é mais conhecido, mal cabia em si tamanha felicidade transbordante. “Vamos tentar fazer ainda melhor pro ano que vem, mas neste ano o resultado foi o melhor de todos desde que começamos em 2012. Agora é hora de colher os frutos”, frisou ele lembrando que pessoas podem ir até a propriedade no Vale Suíço ou fazer encomendas pelo fone 51.995582689.

“O que vimos hoje é de fato encantador. A natureza nos brinda com maravilhas, ainda mais quando as mãos de uma família se unem para produzir algo tão formidável. Estou orgulhosa de ter em São Vendelino, o nosso Pequeno Paraíso, um lugar com frutas tão belas e saborosas”, citou a prefeita Marlí Weissheimer. De acordo com Ednilso o trabalho realizado em conjunto conta também a expertise de profissionais agrônomos e o apoio de entidades como a prefeitura e a Emater.

Quem quiser ir colher as uvas e adquirir o sabor inigualável, poderá ir até o Vale Suíço, desfrutando de momentos únicos. Não é de duvidar que um pouco do dialeto italiano se misture às uvas Itália e Benitaka, pois quando se sai de lá, a empolgação é tanta, que a gente acaba falando alto e fazendo muitos gestos com as mãos.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 2 =

São Vendelino

Contratação de serviços profissionais de assessoria jurídica São Vendelino

Publicado

em

Estado do Rio Grande do Sul

Câmara Municipal de Vereadores de São Vendelino/RS

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VENDELINO torna pública a contratação da empresa LEONARDO VIANNA METELLO JACOB- SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA por inexigibilidade de licitação, com base no art. 25, II, da Lei Federal 8.666/93, para prestação de serviços profissionais de assessoria jurídica, pelo valor de R$ 6.908,88 mensais, durante o período de 12 meses, a contar de 02/01/2025.

Emir José Kuhn

Presidente do Legislativo

Continuar Lendo

São Vendelino

Régis Fritzen assume prefeitura pela quarta vez

Publicado

em

Régis Paulo Fritzen e Fernando Angst foram empossados em São Vendelino na manhã de 1º de janeiro.
A junção da jovialidade de Fernando, que foi vereador no passado e volta ao cenário político, e a experiência de Régis Fritzen serão a tônica do trabalho. O ato foi realizado na rua Coberta com a presença de um bom público, tendo a então prefeita Marlí Weissheimer feito a transmissão do cargo.
Fritzen é o primeiro político a assumir pela quarta vez a prefeitura, desta vez em um novo prédio. Depois de experiência no legislativo, Régis, reassume a função de prefeito municipal.
Coube a Emir Kuhn vereador reeleito para seu 7° mandato e mais idoso da câmara conduzir os trabalhos.
Foram empossados também os vereadores Altair Schoulten, Anderson Martins, Emir José Kuhn, Gerson Antônio Royer, Lisiane Leopoldo Schneider, Mariana Becker Machado, Martina Seibert, Sidnei Schaefer e Vanduir Spiassi.
A prefeita Marlí, ainda nos últimos dias de mandato, fez inaugurações e entregou obras, como a própria rua Coberta, onde ocorreu o ato de posse.
O trabalho de recuperação da cidade, muito atingida pelas cheias, será um desafio para a gestão de Régis e Fernando, dando continuidade ao que foi iniciado ainda em 2024, havendo, contudo, trabalho a ser feito na reconstrução como de pontes.
O município de São Vendelino, que vem em uma crescente há muitos anos, terá agora um novo grupo na gestão, depois de 16 anos, voltando ao poder alguns dos quais foram os primeiros a gerir o Pequeno Paraíso.
(Fotos Vale Feliz) (Texto Alex Steffen)

Continuar Lendo

Cultura

Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino

Publicado

em

Ainda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.

Continuar Lendo

Trending