Conecte-se conosco

Salvador do Sul

Um reinado de loira beleza tem Vanessa como rainha

Publicado

em

Era ainda bem menina quando a sua irmã primogênita foi coroada princesa da Festur. O comentário que surgia em meio à comunidade era um só: a família terá novas soberanas, afinal, a filha do meio de Valdir e Marlene Ludwig, era de beleza sem igual.

Michele ainda era princesa e o nome de Vanessa era comentado como possível sucessora. Mas ela, optou não participar do concurso naquele momento. Por meses, anos até, preparou-se para pisar na passarela. Não competia com a irmã por um título maior ou menor, queria apenas, ter a honra, de ser representante de Salvador do Sul. Vencera nas passarelas como Garota Estudantil, mas, ainda lhe faltava estrada de vida para ser soberana em Salvador do Sul. Esperou o momento certo.

No dia 9 de novembro, nove candidatas, todas belas e com seus anseios pessoais em jogo, chegaram à frente do corpo de jurados, sendo interpeladas e avaliadas cada qual por sua qualidade. O desfile, no Ginásio de Esportes, foi acompanhado por grande público, que como as famílias, ansiosamente, aguardava pela divulgação das vencedoras.

Houve o desfile de adeus das soberanas da 12ª Festur. Caroline Klein, de forte personalidade e sabedoria destacada, foi à passarela para o seu adeus, ladeada de suas princesas Lana Stoffel Schulz e Sandy Naiana Lunckes. Fizeram bonito no adeus como em seu reinado.

Havia a expectativa crescente do público. Era hora de anunciar os nomes das vencedoras. Os corações pulsavam e o primeiro nome a ser anunciado foi de Eliana Camila Meurer. De azul e repleto de brilho, o traje de Eliana deixava a beleza loira ainda mais evidente.

A segunda a ser chamada à passarela foi Nadine Maldaner. Sempre exuberante, também no cotidiano, Nadine tinha o seu sorriso ainda mais largo. Traços de germanidade aparentes, fizeram com que a escolha de Nadine viesse de encontro ao estilo de Eliana, antes chamada como princesa.

Restava saber quem seria a rainha. O coração dos Ludwig se apertava ainda mais, pois, todas as sete postulantes ao título, ainda não nominadas, poderiam ser rainha do evento. Mas, a loiríssima Vanessa Luana Ludwig foi aquela a ser chamada. Seis anos depois da irmã, seria ela a soberana da Festur e de Salvador do Sul.

Se as bênçãos do céu quanto à beleza, na família dos Ludwig foram prodigiosas a tal ponto de nascerem na casa princesa de uma Festur e a rainha da outra, ninguém duvida, que a caçula da casa, Débora, muito bela e graciosa, algum dia, seja parte integrante de um reinado de beleza salvadorense.

O novo reinado salvadorense foi escolhido dia 9 (foto Cleo M. Meurer)

Alex Steffen

Salvador do Sul dá adeus à sua primeira vereadora

Publicado

em

A vida pública também tem os seus ícones, aqueles que, mesmo em silêncio, escrevem a sua história. E assim o fez Sidonia Maria Poersch da Rosa. E de maneira discreta também deu o seu último suspiro ao cair da tarde desta quarta, dia 29 de janeiro de 2025.

A mulher que veio do interior para a cidade muito jovem, buscou nos concursos públicos o seu espaço, não tendo vergonha de dizer que assumiu o seu primeiro cargo público como faxineira. Poderia ser retrato de submissão. Poderia, mas não para Sidonia, que tinha já na década de 1980, em seu olhar, o significado da expressão que foi popularizada muitas décadas depois. Era, sim, Sidonia, a face do empoderamento feminino. Muitos poderiam se perguntar: “mas onde já se viu uma mulher que foi faxineira querer ser vereadora?”. Pois bem, não só quis, como conseguiu. Orgulhava-se em dizer que foi a primeira mulher a ser eleita em Salvador do Sul. Esteve no legislativo entre 1983 e 1988, isso é, por seis anos completos, erguendo bandeiras. Abriu caminho para outras mulheres como vereadoras e também prefeita. Em 2013, nos 50 anos de Salvador do Sul, deu entrevista e vibrava com o título da reportagem: “Um batom no Legislativo”. Era grata pelo reconhecimento obtido.

Ia às escolas palestrar, não sobre política, mas sobre possibilidades e lutas. Fez supletivo para terminar o Ensino Médio, antes não tivera oportunidade. Foi fazer vestibular para a área de Direito. E, claro, passou. Cursou faculdade e trouxe para casa, em Salvador do Sul, o seu diploma. Havia vencido mais uma batalha.

Casada com o professor Luiz Mello da Rosa, fez de tudo para oportunizar à filha Bruna, o que ela mesmo não tivera. Valorizava o estudo, a cultura, o conhecimento amplo…

No último final de semana apresentou um problema súbito de saúde e foi levada ao hospital. Transferida para Caxias do Sul e não mais viu a sua Salvador do Sul.

Aos 78 anos partiu à morada eterna e nesta quinta terá o povo a oportunidade de dizer, obrigado e até breve, àquela que foi pioneira em terras salvadorenses.

Continuar Lendo

Salvador do Sul

Laerce e Henrique são empossados em Salvador do Sul

Publicado

em

Nas dependências da Câmara de Vereadores ocorreu na tarde de ontem a posse dos novos titulares do Legislativo salvadorense, assim como do prefeito e vice eleitos.

Marco Aurélio Eckert, o vereador mais votado, igualmente foi eleito presidente da Câmara de Vereadores. Além dele integram o legislativo Aécio Sozo (Boby), Romeu Recktenwalt, Valdir Schwab (Pait), Élio Steffens (Riskinho), Carolina Macarini, Marciel Rhoden, Werno Bourscheidt e Roque Both.

José Laerce Morales Cezar e Henrique Kirch, respectivamente prefeito e vice, também foram empossados no dia de ontem. Assumiram os compromissos de legalidade, moralidade e todos os demais princípios da gestão pública. Laerce assume em lugar de Léo Haas, que esteve prefeito por meio ano depois de Eckert deixar o cargo para concorrer para vereança.

Esse será o terceiro mandato consecutivo do MDB na prefeitura de Salvador do Sul. O partido fez também a maioria no Legislativo local.

Tanto Laerce quanto Kirch já estiveram na câmara de vereadores, ocupando postos legislativos.

 

Fotos: Câmara de Vereadores/Divulgação e Henrique Kirch/Facebook
Texto: Alex Steffen

Continuar Lendo

Salvador do Sul

Tramontina apresenta participação dos resultados

Publicado

em

Continuar Lendo

Trending