O contraste entre a tranquilidade e o nervosismo podia ser notada assim que se chegava a São José do Sul. Já no pórtico de entrada da cidade uma moto, erguida por um guincho, chamava atenção, dando a entender que algo havia de diferente na manhã do Domingo, 6 de abril. E lá da RST-470 já se ouvia o motivo da alteração da rotina. A pacata cidade acordava sob o ronco dos motores de cerca de 500 motos e a Trilha do Arame não tardava iniciar.
A tranquilidade episcopal de Dom Clemente Weber contrastava com o nervosismo dos motores que queriam rodar pelo interior. Assim que a moto de Sílvio Inácio de Souza Kremer, o vice-prefeito de São José do Sul, arrancou o ronco dos motores se elevou e o bispo, com as mãos voltadas ao céu, abençoava um a um dos aventureiros.
Não foram apenas veículos sobre duas rodas que atacaram as trilhas, pois houve quem se aventurasse de quadriciclo. Foram longas horas sobre as motos, rodando o interior de São José do Sul e também Salvador do Sul. Depois veio o almoço e um show de rock. Foi assim que a tranquilidade deu lugar à emoção, abrindo-se os festejos do aniversário de São José do Sul que, com 18 anos completados, neste mês de abril.