Não há criatividade ou verso que posso expressar tudo o que fez a prenda, pequenina, de 13 anos apenas. Trajada com o vermelho dos moranguinhos, subiu ao palco com a segurança de uma adulta. E surpreendeu a quem ainda não a tinha visto ao vivo. Vice-campeã do The Voice Kids, em 2019, Luiza Barbosa teve apresentação ímpar na Festa Nacional do Moranguinho, fazendo a todos cantar com a sua banda.
Excepcional. Irretocável. Formidável. Impressionante… faltam adjetivos para colocar junto ao nome da menina, que quando entre outras é bem guria, mas no palco se revela mulher, por vezes com trejeitos de Elis, outras, de Mercedes Sosa.
E foi assim, com um espetáculo de pleno sentimento, que Luiza se apresentou por mais de uma hora, frente a um bom público, na arena de shows da festa mais gostosa do Brasil.
Feito galpão crioulo O vínculo dos Fagundes com o programa Galpão Crioulo é tamanho que não houve como esconder a lembrança de Nico, o apresentador eternizado na tevê. E foram os seus sobrinhos Neto – hoje a frente do programa – e seu irmão Ernesto, que se apresentaram em Bom Princípio, trazendo à memória muito da cultura gaúcha e, também, fazendo saudação ao octagenário Bagre Fagundes, que até hoje nos faz perguntar “onde fica o Alegrete”.
E foi seguindo o rumo de todos os corações que ali estavam que a gauderiada cantou com Neto, tendo o ápice da emoção surgido no hino do Rio Grande do Sul. Este, a capela, foi cantado, em altos brados, pelo povo ao final do show, afinal, era 20 de setembro.
Querência em alemão
“A boa música é idioma universal”, destacou Mathis Petermann, que integra a banda Die Original Kölner Musikanten, ao assistir as apresentações dos nativistas. E, assim como fizeram à tarde, antecipando os shows, os alemães voltaram ao palco, desta vez, no CTG Porteira Aberta.
Em uma noite teuto-gaudéria, com apresentações novamente de Luiza, das invernadas do Porteira, discursos e lembranças do intercâmbio de Bom Princípio com a Alemanha, o momento mais emocionante veio ao final. Tendo amigos consigo no palco, os alemães entoaram Querência Amada, em português e alemão, fazendo com que tudo virasse tradicionalismo.
Secretário de Turismo participa da festa
Ruy Irigaray, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, também acompanhou as atividades do feriado Farroupilha na Terra do Moranguinho.
Impressionado com a grandiosidade da festa do Moranguinho, veio com a família, e falou com o espírito fraternal. Lembrou da importância da festa feita pela comunidade e que, até a noite de sexta, tinha atraído 95 mil pessoas. Foi enfático ao parabenizar ao prefeito Fábio, ao vice Joãozinho e ao presidente da Festa, Leandro Dewes, afinal, representam eles a comunidade que, como um todo, trabalho pelo bem-sucedido evento.
Empresários que apoiaram a Festa do Moranguinho foram homenageados assim como os artistas alemães, cada qual recebendo uma cuia personalizada.
E ao final um baita desafio ao CTG Porteira Aberta, afinal, receberam da Alemanha um convite para lá estar em maio de 2020. E, com o apoio de entusiastas culturais, deverão lá estar, levando a bandeira de Bom Princípio e as tradições do Rio Grande do Sul, por lá fazendo um grande 20 de setembro.
É assim que se faz um intercâmbio. É assim que se trata a cultura. Isso tudo nos faz Rio Grande.