Na última sexta-feira, 30, foi instalada a quinta câmera de monitoramento da cidade. A licitação de pregão presencial para instalação de todo o sistema foi realizada em dezembro. A central de monitoramento tem sede no Quartel da Brigada Militar, no centro. O investimento total de instalação (R$ 98 mil) foi proveniente de parte do lucro da 15ª Festa Nacional do Moranguinho, realizada em 2013. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mathias Seibel, mensalmente será gasto R$ 750,00 em manutenção.
No ano passado, o secretário, acompanhado do prefeito Vasco Alexandre Brandt, esteve em audiência na Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando a liberação para implantação do sistema. Mathias lembrou que também foi feito um estudo no monitoramento de municípios como Porto Alegre e Novo Hamburgo, por meio de visitas técnicas, e ainda a participação na Feira Internacional de Segurança (Exposec), em São Paulo.
Três câmeras estão no centro (Av. Guilherme Winter, esquina Jacob Schommer; Pedro Bartzen Sobrinho, esquina com Pio XII; e Parque Municipal); e as outras duas no bairro Santa Teresinha (uma no entroncamento entre a Avenida Heitor Pedro Selbach, Pedro Neis e Av. Tenente Coronel Jacob Selbach Júnior; e outra na Pedro Neis com Pedro Canísio Rech).
Prevenção e proteção do trânsito e escolas, em locais de acesso com trânsito intenso e pontos com nichos comerciais são os objetivos da instalação das câmeras, conforme informou Mathias. Para o prefeito, o investimento atende à demanda da comunidade e, sobretudo, dos empresários bom-principienses. “O monitoramento das vias públicas é uma necessidade global, e um importante investimento para o Município”, disse o prefeito.