A cultura e a história foram enaltecidas na abertura da Festa do Moranguinho na noite de ontem, 6 de setembro.
A formalidade de eventos de abertura foi quebrada por um espetáculo multicultural com a interação de orquestra, teatro, corais, danças, tradicionalismo e uma retrospectiva das vinte edições anteriores do evento iniciado em 1986.
Presidentes das festas anteriores, soberanas de várias edições, ex-prefeitos de Bom Princípio participaram do ato, assim como autoridades regionais e estaduais. Hoje, é claro, os discursos oficiais do prefeito Fábio Persch, do vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, do presidente da Comissão Organizadora André Kercher e do presidente da Amvarc Jefferson “Biriba” Schuster Born.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS DE ONTEM
“Foi lindo fazer esta viagem revisitando a história da Festa de Moranguinho, que inaugurou uma nova fase da história de Bom Princípio! E a apresentação do desdobramento desta história, por meio das manifestações culturais do teatro, da música e da dança, enlevou a alma. Extremamente louvável o reconhecimento das pessoas que fizeram parte desta história, como os ex-presidentes. A benção do padre movimentou o mundo espiritual. Reencontrar tantas pessoas foi igualmente emocionante!” – Ana Schmitz, representando Aloísio Roque Schmitz, presidente da 5ª Festa Nacional do Moranguinho.
“Em nome do GDFA Meine Freunde quero agradecer por podermos juntos fazer esse baita espetáculo, é muito gratificante ver que a cultura do nosso município é valorizada nesses momentos, Orquestra, CTG, Teatro, Corais e nós do Meine Freunde, todos fizeram sua parte para ser um momento de emoção!” – Junior Assmann do GDFA Meine Freunde.
“Tudo maravilhoso. Deu tudo certinho. Tivemos a participação super especial do Acordeonista do Quinteto Persch, professor Adriano Persch. Som profissional ajuda muito também né?
Parabéns a todos” – Davi Dessotti, regente da Orquestra WBK.
“Sobretudo, obrigado pela valorização ao nosso trabalho e por reconhecer a importância que a arte tem na vida das pessoas à nossa volta!!”, André Assmann, ator e diretor do espetáculo de abertura.
“Estou muito feliz em ver que cada festa teve o mesmo tratamento. A cultura não foi esquecida em momento algum. A Festa do Moranguinho foi feita por muitas pessoas e, na medida do possível, todas foram lembradas”, pontua Ricardo Seibel, presidente da 13ª Festa Nacional do Moranguinho.
“O reconhecimento de quem fez a história é tão importante quanto projetar uma nova festa, pois é perceber que tudo é feito de modo gradual. Um crescimento contínuo que é a garantia de manutenção da nossa Festa do Moranguinho”, Gilberto Rauber, presidente da Festa do Moranguinho na 1ª e 4ª edições.
“Queremos agradecer a cada um e cada uma que fez a história da Festa do Moranguinho ser realidade. Desde os produtores de morango, as comissões organizadoras, as soberanas, os presidentes, a comunidade, enfim, a todos que construíram essa história que tem agora 20 edições”, André Kercher, presidente da 20ª festa.
A noite seguiu com artistas da música eletrônica, tendo o Dennis DJ o estrelato esperado frente a milhares de pessoas na Arena de Shows.
A programação da Festa do Moranguinho segue até o dia 24 de setembro com muitas atrações.