Entre os princípios da gestão pública está a publicidade, isso quer dizer, tornar público e transparente a todo aquele que buscar por informações, as pautas que lhe interessam. E isso é feito através dos veículos oficiais, em especial, os sites das prefeituras municipais. E assim, São Vendelino, nesta semana foi certificado como um município 100% transparente.
Ser transparente para uma administração municipal não é ter um ou mais funcionários a espera de questionamentos, ou limitado a prestar informações. Ser transparente é ter todas as informações disponíveis nos murais e também na internet, sendo possível, a quem procura, localizar o que quer e precisa achar. “Nada temos a esconder, muito pelo contrário. Somos um ente público e devemos respeito à comunidade que representamos”, pontuou o prefeito Evandro Schneider.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) avaliou, recentemente, os portais de transparência de todas as Prefeituras do Rio Grande do Sul.
São Vendelino atendeu 100% dos itens analisados, sendo considerado Município transparente pelo Tribunal de Contas do Estado.
O levantamento analisou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação com base na Lei da Transparência e na Lei de Responsabilidade Fiscal, que visam a disponibilização de informações e instrumentos de consulta à população. Foram avaliados 31 itens, entre eles, transparência e instrumentos da gestão fiscal, registro de despesas, registro de receitas e demonstrativos contábeis, sendo todos 100% atendidos pelo município de São Vendelino.
Através desta avaliação, a Administração Municipal tem o reconhecimento por órgão competente da seriedade, comprometimento e transparência com a comunidade de São Vendelino, que pode conferir e acompanhar os atos da gestão através do Portal da Transparência do Município.
A matéria na integra pode ser acessada pelo site: www.tce.rs.gov.br.