Na tarde 16 de setembro, a administração municipal de São Vendelino recebeu o projeto para o restauro do prédio histórico da Casa Canônica que fica bem no coração da cidade.
A arquiteta Leila Schaedler, de reconhecido trabalho nas obras de restauro e valorização do cunho histórico, esteve na prefeitura e entregou ao prefeito Evandro Schneider o projeto detalhado da obra de modo que seja possível encaminhar o projeto junto à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para posterior captação de recursos.
A municipalidade, por sua vez, está com R$ 350 mil para investimento no restauro, sendo adequado o prédio às necessidades locais.
A parte exterior do prédio se manterá como foi realizada, ficando resguardados os traços históricos da obra que é marca registrada de São Vendelino. No interior da casa serão realizadas diferentes adequações de espaço, também, no que diz respeito à acessibilidade. A obra será iniciada ainda neste ano, empregando recursos da municipalidade, para que em momento seguinte sejam catados recursos junto à LIC, com o apoio de empresas gaúchas que valorizem a história e a arquitetura de época.
A Casa Canônica, além de ter sido moradia do padre há várias décadas, também foi sede do executivo de São Vendelino, todavia, deixou de ser utilizado como prefeitura municipal por conta dos problemas estruturais internos (no que diz respeito às madeiras), sendo assim mudada a sede do executivo em nome da segurança das pessoas que ele acessavam.
A obra de restauro visa, inclusive, a instalação de um elevador interno, facilitando às pessoas com dificuldade de locomoção chegarem ao pavimento superior.
Além de poder atender as necessidades do município no que diz respeito ao âmbito administrativo, terá também um memorial interno, preservando a história do município. Assim, a antiga canônica será referência cultural tanto externa quanto internamente.
Criado Conselho Municipal de Cultura
Buscando o maior envolvimento da comunidade nas tomadas de decisão no que dizem respeito à cultura, foi criado o Conselho Municipal da Cultura de São Vendelino através de projeto de lei aprovado pelo legislativo local.
O mesmo Conselho, que ainda será formado através da escolha dos seus integrantes, tem por intuito amplo resgate histórico patrimonial e cultural de São Vendelino. Dentre as demais responsabilidades do conselho, que deverá atuar junto à secretaria municipal da Educação e Cultura, está gestionar ações de intercâmbio cultural, dando aparo às ações que liguem São Vendelino com a cidade-irmã de Sankt Wendel.
Cabe ao conselho também trabalho juntamente aos grupos culturais constituídos em São Vendelino além de fazer um registro detalhado de bens históricos e culturais do município.
São Vendelino, apesar de ser de tamanho reduzido se comparado ao território de outros municípios gaúchos, é riquíssimo em sua história e seu patrimônio, contando com casarios antigos de grande valor, além, é claro, de ter expoentes culturais que seguem vivos através de música, dança e demais tradições.
O integrantes do Conselho serão escolhidos de acordo com a identificação da comunidade com as movimentações culturais locais.