Geral

Projeto cultural continua com atração internacional e várias atrações regionais

Publicado

em

Com o envolvimento do produtor cultural Jacinto Klein nova comitiva de músicos da Europa aporta no vale do Caí

Está marcado para domingo, às 16h, na Praça Cônego Edvino Puhl, em São Sebastião do Caí, a abertura da segunda parte do projeto cultural “Brasil/Europa: Integrando a diversidade cultural brasileira através da música na região Sul do Brasil”, desenvolvido por Jacinto José Klein, que é o organizador da turnê. O objetivo é promover e valorizar a cultura e a tradição por meio da música instrumental.
O projeto é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio do Supermercado Selbach – O Super do Hans, de Feliz, com apoio técnico da Handia Produções, de Harmonia. A programação deste domingo, em Caí, inicia às 16h, com Cassius Prado e Banda, seguido do Musical Cristal Show, às 17h. Às 19h será a vez dos europeus da Orquestra Bayernkapelle Göppingen, da Alemanha, mostrar seus dons musicais, como atração internacional, com boa música natalina, folclórica e variada. Às 20h a Orquestra de Sopros de São Sebastião do Caí fará o seu show e, fechando a noite, tem a banda Planeta Sul.
Dia 11, na Sociedade Santa Cecília, de Bom Princípio, tem nova rodada de shows. A programação inicia às 19h30 com a Orquestra WBK, de Bom Princípio. Já 20h30 será a vez da Orquestra Bayernkapelle Göppingen e às 21h30 tem a dupla Allan e Kauã.
Dia 18 de dezembro, às 19h, na Praça XV, em Torres, fecha a temporada dessa segunda parte do projeto cultural financiado pela Lei Rouanet, com apresentação internacional da Orquestra Bayernkapelle Göppigen, da Alemanha.

Integração com grupos da região
Além da série de concertos no Rio Grande do Sul, os 12 músicos alemães farão intercâmbios na região. Vai ter atividades com o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel, de São Vendelino, a Orquestra Bohn’s Musikanten, de Feliz, e apresentações para os alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Leonardo Fritzen, de São Vendelino, onde serão agraciados, na parte da manhã, com danças gaúchas e, ao meio-dia, com um almoço.
O grupo de germânicos terá também uma integração com famílias e amigos no dia 8, domingo, momento em que pessoas pegam um dos músicos, às 10h, em Bom Princípio, e levam para um dia de convívio até por volta das 17h. A recepção aos alemães foi na tarde desta quarta-feira, no Jornal primeira Hora e também no gabinete do prefeito Fábio Persch e vice Joao Weschenfelder, na prefeitura de Bom Princípio. À noite teve uma janta de recepção da casa do organizador da turnê, Jacinto Klein.

A Orquestra Bayernkapelle Göppigen
Fundada em 1949, na cidade de Göppingen, na Alemanha, por Alois Schiller, a Orquestra Bayernkapelle Göppigen surgiu como um departamento da associação Bayernvereins Göppingen, fez a primeira apresentação dia no dia 17 de julho de 1949, em Eislinge,n e tinha como maestro Josef Scheirich.
Em 1953 assumiu a maestria o senhor Heinrich Schlosser. Após 12 anos, assumiu, em 1965, o maestro Leo Lampeitl. Em 1973, assumiu a função Sepp Jakobi. No ano de 1974, comemorou os 25 anos de fundação. No mesmo ano faleceu o fundador, Alois Schiller. Já no ano de 1984 a orquestra viajou para Flórida, nos Estados Unidos, para animar a Oktberfsfest local.
Em 1986 entra Kurt Frasch para treinar os músicos. O ano de 1989 foi o grande ano para comemorar os 40 anos de atividades do grupo, na cidade de Göppingen. O prefeito Hans Haller resumiu, na ocasião do 40º aniversário no Stadthalle Göppingen: “Ao longo das décadas, Bayerkapelle se tornou parte integrante da vida cultural em nossa cidade”.
Em 1991 foi a segunda participação em uma emissora de televisão, foi SWR in Baden-Baden. 1999 foi muito importante para os integrantes, pois comemorou o jubileu de ouro. E assim, sucessivamente, o grupo sempre animou Oktoberfest´s, festas populares, festas de cidades, desfiles, viagens para apresentações em outras cidades, tocatas na Paulaner, festas natalinas, festas de ano novo, além de outros grandes eventos. Ao completar os seus 70 anos de fundação, o grande feito é a viagem ao Brasil.

Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile