Conecte-se conosco

Feliz

Parceria entre Plastiweber e Orquídea rende premiação

Publicado

em

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico do Rio Grande do Sul, conquistou, na 17ª edição da premiação Grandes Cases de Embalagem, o prêmio pelo projeto Naturecycle, que visa à educação ambiental e ao desenvolvimento da circularidade dos plásticos, e engloba as embalagens dos filmes de enfardamento produzidos com conteúdo reciclado utilizados pela Orquídea Alimentos.

Atualmente, um filme com 100% de conteúdo reciclado embala os pacotes de farinha da marca e, em breve, um outro filme, com 60% de conteúdo reciclado, será usado para enfardar a linha de massas. Desde o início da parceria, a Orquídea consumiu 1000 toneladas – o equivalente a um milhão de quilos – de material reciclado a partir de resíduos pós consumo.

O CEO da Plastiweber, Moisés Weber, celebrou a conquista de mais um prêmio:

Desenvolvemos uma embalagem secundária com 100% de PCR, o que é uma excelente alternativa para empresas do setor alimentício que buscam atingir suas metas ESG. O prêmio consagra o caminho que traçamos para chegar a diferentes setores na indústria com soluções sustentáveis e de alta performance. A parceria com a Orquídea nos orgulha, não só pelos resultados, mas pelo impacto ambiental positivo que gera.

A Orquídea Alimentos é uma das parceiras Naturecycle, iniciativa criada pela Plastiweber que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e pela população local. O Naturecycle já evitou o descarte de mais de 2.600 toneladas de plástico no meio ambiente e soma mais de 119 milhões de embalagens recuperadas, abrangendo cerca de 20% do Rio Grande do Sul. Os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio das iniciativas do programa são revertidos para projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições participantes.

A supervisora de suprimentos da Orquídea, Daiane Marcante, ressalta que iniciativas ESG estão dentro do propósito da empresa, chamado Alimentar Além do Alimento.

– A Orquídea orgulha-se de ter dentre seus fornecedores, empresas preocupadas com o futuro, alinhadas com seu propósito, e que fornecem produtos que cumprem seu papel de um forma muito mais sustentável, reduzindo consumo de petróleo e emissão de gases, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas com o aumento de empregos indiretos em cooperativas”, afirma Daiane.

Presente no evento para receber o prêmio, o Head de Novos Negócios da Plastiweber, Lucas Pellenz, destacou a importância da longevidade da parceria entre as empresas:

Em dez anos juntas, a Plastiweber e a Orquídea puderam fazer a diferença para o planeta. Agora, com a ampliação desse trabalho conjunto, buscamos fazer muito mais. Estamos unidos pelo reaproveitamento do plástico e na missão de entregar um produto de alta qualidade ao mercado.

A cerimônia Grandes Cases de Embalagem é uma das mais importantes premiações do setor no Brasil e reconhece empresas que alcançaram a excelência e resultados positivos com embalagens desenvolvidas com diversos materiais. Elas são avaliadas por critérios de inovação, tecnologia, experiência de consumo, estética, e impacto econômico, mercadológico e ambiental.

Sobre a Plastiweber:

Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é reconhecida por oferecer uma linha de embalagens secundárias com conteúdo até 100% PCR para aplicações de alto desempenho. Entre janeiro e setembro de 2023, o trabalho da empresa possibilitou a redução de emissão de 10 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 6 milhões de litros de petróleo e 16 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 4.612 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.

Sobre a Orquídea Alimentos:

Fundada em agosto de 1953 pelos irmãos Tondo, na cidade de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, a empresa de alimentos Orquídea começou com um pequeno moinho de trigo. Hoje, ela está entre as maiores empresas da região Sul do Brasil, tendo uma das maiores capacidades de moagem de trigo: 36 mil toneladas por mês.

No final dos anos 1990, iniciou a construção da fábrica em Caxias do Sul, também na serra gaúcha, onde construiu uma moderna indústria equipada com máquinas automáticas para a produção de farinhas tradicionais e especiais, como as destinadas a massas de pastéis, pizzas e confeitaria, assim como misturas para pães e bolos. A fábrica foi ampliada em 2006, onde incluiu ao portfólio massas dos mais variados cortes; seis anos depois, em 2012, entrou no ramo de fabricação de biscoitos.

Marca consolidada entre o varejo e o consumidor final, a Orquídea também é fornecedora de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =

Feliz

Junior e Jairo iniciam o segundo mandato

Publicado

em

Na quarta-feira, primeiro dia de 2025, Junior Freiberger e Jairo Nienow, iniciaram o seu segundo mandato frente à prefeitura. A posse ocorreu no Centro Cultural Luís Antônio Schmitz com a presença da comunidade felizense.
Foram empossados também os vereadores Dirceu Quadros, Igor Seibert, Joseane Hahn, Antônio Winter, Arthur Poersch (Tuca), Mosar Martini, Marcelo Muller (Xits), Rafael Auler e Valdecir Kronitzky. A condução dos trabalhos ficou por conta do mais votado, Dirceu de Quadros, sendo feito tudo nas normas regimentais. Posteriormente foi eleita a nova mesa diretora que tem Antônio Winter, vereador reeleito, como presidente da casa para 2025.
As urnas, em outubro, ratificaram a opção pela candidatura única na cidade de Feliz, sendo que os desafios para o novo mandato são gigantescos, com recuperação do município que foi muito afetado pelas cheias.
Não é exagero dizer que cabe à gestão construir pontes, tanto físicas quanto virtuais, fazendo a ligação entre as comunidades e estreitando laços.
Nos primeiros quatro anos de mandato várias obras de pavimentação se destacaram, assim como a construção de um moderno centro de saúde, além do início das obras da nova ponte, junto à histórica ponte de ferro. A valorização da orla do Rio Caí também foi marca do primeiro mandato da dupla que segue focada nos avanços de Feliz.
 
Foto Vale Feliz FM
Texto Alex Steffen

Continuar Lendo

Feliz

Ações em cooperativas alegram Natal dos catadores

Publicado

em

A Plastiweber, maior empresa de soluções sustentáveis em plástico da região Sul, promoveu o ‘Natal Mais Feliz’ para três cooperativas de catadores de recicláveis que foram afetadas pelas enchentes em maio deste ano. O evento aconteceu na Cooperativa Santo Antônio, em São Leopoldo, e também reuniu trabalhadores das cooperativas
Uniciclar e Cooper Vitória, totalizando 51 cooperados com seus familiares. Durante a ação, que contou com a apresentação de uma peça de teatro, foram entregues presentes para as crianças e itens de Natal para as ceias das famílias.


Com o apoio dos parceiros NatureCycle, o objetivo da Plastiweber era beneficiar coletores que vêm colaborando com o ecossistema circular promovido pela empresa, por meio do fornecimento de materiais plásticos para reciclagem, beneficiamento reintrodução na cadeia produtiva. O foco foi na promoção de um evento para cooperativas que tiveram as operações interrompidas durante parte do ano por conta das chuvas.
O grupo Dell’Arte Produções apresentou, aos cooperados e seus familiares, uma peça de teatro sobre o espírito natalino e o impacto socioambiental positivo promovido pelo trabalho de reciclagem. Durante o ‘Natal Mais Feliz’, as crianças receberam brinquedos e os trabalhadores, alimentos para suas ceias natalinas.


— É uma grande emoção por tudo o que vivemos e passamos durante a enchente. Foi uma luta para retomar nosso trabalho, voltar para as nossas casas, e os cooperados enfrentaram dificuldades até para conseguir alimentos naquele momento. Foi um baque um trauma tremendo que todos passaram, inclusive as crianças. Nessa ação, acredito que, por um momento, eles esqueceram disso e sentiram felicidade pela história que foi
contada aqui. Devemos agradecer pela vida e às pessoas que nos ajudaram nas dificuldades. Precisamos ser gratos pelo que temos e por estarmos vivos – disse presidente da Cooperativa Santo Antonio, Cassio Ortiz.
A Plastiweber mantém uma série de projetos socioambientais para fortalecer e alimentar
um ecossistema circular de embalagens plásticas no Rio Grande do Sul. Entre as
iniciativas, está o ‘Natal Mais Feliz’, criado para levar o encanto do Natal e a
conscientização ambiental para as famílias.
No município de Feliz, a empresa promove anualmente um evento para as crianças trocarem plásticos flexíveis por brinquedos. No último sábado (14), 900 pessoas, entre crianças e familiares, participaram da ação, que aconteceu na sede da Plastiweber.
Para o CEO da empresa, Moisés Weber, levar o evento às cooperativas é uma forma de fortalecer a parceria com as cooperativas:
– O ‘Natal Mais Feliz’ já acontece há 14 anos, sendo uma forma de proporcionar um momento especial para as famílias. Nada mais justo do que, depois de um ano repleto de dificuldades, agradecer, entre outras coisas, pela parceria estabelecida. buscam auxiliar essas instituições e as vimos se reerguerem após as enchentes, para
continuarem com um trabalho nobre e essencial para o nosso planeta, para a promoção de uma economia mais circular e para o combate às mudanças climáticas.
A presidente da cooperativa Uniciclar, Neusa Sueli de Quadro, ressaltou o sentimento de imensa gratidão:
– Eu me senti muito feliz com essa homenagem para nós, cooperados. É um pouco triste porque está faltando um pedaço da gente junto, mas achei muito maravilhoso. O sentimento do Natal traz muita emoção e a Plastiweber nos trouxe essa alegria hoje.

Ecossistema da Plastiweber
Além do ‘Natal Mais Feliz’, a empresa tem outros projetos que atuam nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens, por meio de parcerias com escolas, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Em 2023 o projeto recuperou mais de 53 mil kg de resíduos e entregou mais de R$102 mil para a educação.
Também parte do ecossistema, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em 16 Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) espalhados por diversos municípios, para que os recursos sejam revertidos para ações sociais. Em 5 anos de projeto, cerca de 80 mil pessoas já foram impactadas positivamente. No ano passado, foram recuperados mais de 9 mil quilos de resíduos.
Já o Cooperativa + Circular conta com a participação de cooperativas e capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis, gerando créditos de reciclagem com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estrutural delas. Em 2023 foram recuperados mais de 101 mil quilos de plástico flexível e destinados mais de R$ 30 mil através de créditos de reciclagem.

Continuar Lendo

Feliz

Parque recebe nova edição do Natal Mais Feliz

Publicado

em

Evento gratuito realizado pela Plastiweber contará com brincadeiras e distribuição de presentes, que serão trocados por materiais plásticos

A Plastiweber, maior empresa de soluções sustentáveis em plástico da região Sul, anunciou a nova edição do ‘Natal Mais Feliz’, evento com atividades natalinas que estimulam a diversão e a conscientização ambiental das crianças de Feliz e dos municípios vizinhos. A ação, que é apoiada pelos parceiros Naturecycle, acontecerá junto com o evento de Natal da Prefeitura de Feliz, no Parque Municipal, no dia 14 de dezembro (sábado), das 16h às 18h. A programação conta com brinquedos infláveis, árvore de desejos, pintura em rosto e oficina de bolha de sabão.

Para participar, cada criança deve levar uma unidade de plástico flexível para trocar por um presente. Serão aceitos plástico bolha ou pacotes de alimentos como o saco de arroz, de feijão ou de lentilha; o plástico da embalagem de massas não se encaixa no perfil.

– O ‘Natal Mais Feliz’ já acontece na nossa cidade há 14 anos, desde 2010, sendo uma forma lúdica e celebrativa de despertar a consciência ambiental nas crianças, ao mesmo tempo em que proporcionamos um momento especial para as famílias. A troca do plástico pelo presente ajuda nessa conscientização, mostrando o valor do plástico como ativo e matéria-prima, e ensinando desde cedo as formas corretas de tratar nossos resíduos. É um dia muito especial para todos nós da Plastiweber – explica o CEO da empresa, Moisés Weber.

Na semana posterior ao evento, a Plastiweber também levará o ‘Natal Mais Feliz’ aos trabalhadores de cooperativas de reciclagem parceiras da Plastiweber: a Uniciclar, a Cooperativa Santo Antônio e a Cooper Vitória.

Continuar Lendo

Trending