Bom Princípio

Orquestra WBK e Coro Masculino fazem concerto pelos 200 anos

Publicado

em

A noite de 24 de novembro será carregada de nostalgia, arte e história. No palco do Centro de Cultura e Eventos Pietro e Lorenzo Dessotti será realizada a primeira apresentação do Concerto em Homenagem aos 200 anos de imigração Alemã: A Saga dos Imigrantes.

O evento cultural acontecerá a partir das 18h, com ingressos gratuitos, porém o Centro de Eventos tem limitação de capacidade para 500 pessoas. Para garantir o conforto de todos, os ingressos serão distribuídos antecipadamente. A retirada dos ingressos deverá ser feita, diretamente, com os integrantes dos grupos até um dia antes do evento, confirmando sua presença. Mas atenção: os ingressos são limitados e serão distribuídos até esgotarem!

“A Saga dos Imigrantes” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Patrocínio: Mercoaves, Jogasa e Fibraform sendo uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Com o intuito de reverenciar a memória dos desbravadores e os que deles descendem foi proposto o projeto “A Saga dos Imigrantes”, unindo a música instrumental e canto coral em uma série de 10 concertos pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina abragendo cerca de 10 mil pessoas, gratuitamente, nas diferentes apresentações.
A proposta de trazer a Orquestra WBK, juntamente a um coral convidado, desta vez o Coro Masculino Freundeskreis Deutscher Volksmusik, de Bom Princípio, num espetáculo de ecleticidade, também em homenagem à obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach, grande gênio da música. A arte musical dos jovens instrumentistas mescla-se com as vozes que trazem a tradição do canto coral.
A nostalgia de então é presença indelével no concerto através de músicas folclóricas alemãs, cantadas já pelos primeiros imigrantes germânicos no Brasil.
Através deste projeto busca-se não somente homenagear, mas também garantir o acesso e a inclusão a todas as pessoas em um universo cultural singular e plural, onde arte nos conduz em um túnel do tempo, construindo uma ponte entre o hoje e o ontem, entre o Brasil e o Velho Continente.

ORQUESTRA WINTERSCHNEISE BLASSKAPELLE


Fundada em 1996 a Orquestra de Sopros Winterschneise Blaskapelle (WBK), regida desde sua fundação pelo multi-instrumentista maestro Davi Dessotti, formado pela UERGS em Licenciatura em Música, tem como finalidade a disseminação da cultura musical entre os munícipes, se apresentando em eventos culturais, religiosos, solenidades e festas populares. Esse grupo com mais de 50 artistas jovens é marca registrada de Bom Princípio tendo vencido, inclusive, concursos internacionais de orquestras no Canadá e na Alemanha.
A WBK foi criada com o objetivo de abrilhantar os eventos do município, integrar a comunidade através de uma atividade artística e proporcionar aos cidadãos a oportunidade de assistir a belos concertos sem necessitar sair de seu próprio município. A sua primeira apresentação foi no Natal de 1996.
Com o passar dos anos ganhou corpo, foi ampliada a variedade de instrumentos, sendo incorporados músicos. Uma das principais marcas da WBK é a participação de jovens instrumentistas, boa parte deles, oriundos de aulas de música nas escolas e, também, na Haus der Musik (casa restaurada, que fica no centro histórico da cidade, e que recebe os músicos em seus ensaios e aulas).
Em sua história repleta de apresentações, a WBK teve turnês internacionais Grimma, na Alemanha, e Devon, no Canadá. No Musikantentreffen, de Grimma, a orquestra de Bom Princípio foi sagrada campeã entre as orquestras de todo o mundo, em três diferentes oportunidades (2008, 2011 e 2018).
No Brasil teve apresentações memoráveis em várias turnês, com destaque para Minas Gerais, onde esteve em diferentes momentos.
Como propulsora da música instrumental, a WBK foi pioneira nos Festivais de Orquestra, tendo a Festa Nacional do Moranguinho, como seu palco.
Em sua história repleta de nuances, teve a arte apresentada também em dois DVD’s, assim como em Lives, durante o período de pandemia, sendo a alegria para quem ama música em um momento muito triste da história mundial.
O repertório variado e eclético dos jovens da WBK vai ao encontro da tradição alemã, reverenciando os desbravadores que empreenderam em Bom Princípio e no Sul do Brasil com inspiração e, claro, muita transpiração.

CORO MASCULINO FREUNDESKREIS DEUTSCHER VOLKSMUSIK


O Coro Masculino Freundeskreis Deutscher Volksmusik, de Bom Princípio, fundado em 1993, é formado por cantores locais e regionais cantando em quatro diferentes naipes. Com apresentações no Brasil, na América do Sul e também na Europa, o Coro Masculino tem por marca a afinação e a potência vocal, com ênfase na cultura alemã.
A história do Coro Masculino inicia em 1993, quando de uma viagem à Europa, de um grupo de amigos. Boa parte deles eram entusiastas culturais e com forte apelo à cultura alemã. Na Europa, em especial na Alemanha, presenciam apresentações de coros, inclusive apenas formados por homens, voltando maravilhados ao Brasil. Convictos do que queriam, com apoio do poder público municipal, fundam o Coro Masculino.
Desde setembro de 2020 está sob a direção musical do Maestro Martin Altevogt, formado em Regência Coral pela UFRGS (Universidade Federal do RS) e pós-graduado em Regência Coral para UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Em seus mais de 30 anos, o Coro Masculino abrilhantou centenas de eventos, com apresentações na Alemanha, na Argentina, no Chile e no Uruguai. Pelo Brasil, é claro, também tiveram suas apresentações, em especial em cidades com vínculo com a cultura alemã. Sua arte está também registrada em DVD’s, além de marcar almas que vivem o mundo embaladas por boas músicas.

Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile