Conecte-se conosco

Bom Princípio

Moto Morango confirma sucesso

Publicado

em

A realização de um encontro de motos, há cerca de uma década em Bom Princípio dava indícios de que o Giramundo Motogrupo era muito bem quisto dentre os participantes deste universo sobre duas rodas, mas, ninguém poderia imaginar que na nona edição do Moto Morango houvesse tanta gente no parque de Bom Princípio. E, mais, que mesmo com máquinas tão potentes houvesse respeito nas vias.

Claro, sempre há fatos isolados de um ou outro que extrapola, mas os próprios grupos fazem com que aquele que está fora do tom se volte à normalidade.

O final de semana foi de grandes shows, como de Alemão Ronaldo, Rafael Malenotti, que trouxeram a sua legião de fãs, mas também houve vez para artistas nem tão consagrados que, contudo, fizeram o público ir à loucura. Fatos, até, inusitados se deram durante os shows musicais do Moto Morango. Estênio Bugrão, por exemplo, voltou a Bom Princípio depois de 29 anos. Fora estudante na cidade e, quando chegou, se assustou com tudo o que vira. “Cara, Bom Princípio tá grande, linda, limpa, organizada. O evento é fantástico… como é bom ver que tudo evoluiu e, mais, de maneira organizada”, disse ele assim que chegou ao palco. Ele tocou o som dos anos 80, que tantas vezes tocava em rodas de violão por aí e, depois, teve um grande presente, sendo chamado para cantar com Malenotti. Eram dois colorados e roqueiros em um mesmo palco. O músico, que também era fã, teve oportunidade de mostrar o seu trabalho ao lado de quem já é consagrado.

A banda Blue Label, com origens em Salvador do Sul, estava por conta. Com um rock contagiante teve até quem subisse no palco, com cambalhotas e tudo mais, fazendo as tribos, das mais diferentes idades dançarem. Tocaram muito e por muito tempo.

Dentre os fatos inusitados vistos apenas em relances cabe ressaltar a presença de um cocar de índios – daqueles dos “pele vermelhas” americanos -, um cidadão tomando cerveja em um pinico ornamentado e, um casal de idade, que depois da missa dos ramos, resolveu dar uma passadinha no parque, ainda com as verdes palmas nas mãos, ouvindo as bandas de rock. Teve de tudo um pouco e um pouco de tudo.

Quando ao sorteio da moto, que era esperado, o ganhador foi
João Carlos Segatto, de Caxias do Sul. O evento, foi um sucesso estupendo, e grande parte disso foi mérito das bandas da região que tocaram no evento.

Mas, se formos condecorar alguém pelo sucesso, estes louvores cabem à organização, que foi primorosa, com uma área de lanches excelentes, cerveja e água devidamente geladas e um espaço amplo para que as tribos acampassem e passassem dias de fortes emoções na Terra do Moranguinho.

Bom Princípio

Alemães visitam a Terra do Moranguinho

Publicado

em

Na manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.

Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Nova ala do Hospital São Pedro Canísio é entregue

Publicado

em

Emoção, união, e a sensação de mais uma missão cumprida. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração da ala nova do hospital São Pedro Canísio na tarde deste sábado, dia 19 de outubro.
Inaugurado em 2 de junho de 2018, o hospital de Bom Princípio celebrou hoje a conclusão de mais uma importante etapa de ampliação, que praticamente dobrou o espaço de área construída. São mais 1.406 m² de construção, o que inclui 33 novos leitos, refeitório, cozinha, farmácia, almoxarifado, um elevador e outros espaços novos, além da realocação de salas e consultórios.

Gestores do hospital, membros do Conselho Administrativo do Hospital e do Conselho Municipal de Saúde, administração municipal, representantes do Estado, deputado federal e assessores parlamentares, equipe de profissionais do hospital e público em geral aplaudiram a parceria entre Associação Beneficente São Pedro Canísio e poder público, que oportunizaram mais esta importante obra.

Discursos emocionados enaltecem o trabalho de muitas mãos

A diretor-presidente do hospital e cerimonialista do evento, Adriana Schvade Seidel, destacou o trabalho de muitas pessoas que vem sendo feito pelo hospital desde o princípio, ressaltando a importância do engajamento de tantas gestões e partidos na causa.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital, José Vanderlei Baumgratz (Deco), a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Tatiane Misturini Fiorio, e o deputado federal Osmar Terra também falaram ao público, enaltecendo mais essa grande conquista para a saúde de Bom Princípio.
O prefeito Fábio Persch foi o último a se pronunciar. Ele lembrou que na inauguração do prédio novo, em 2018, a gestão Fábio e Joãozinho se comprometeu, junto com a Associação SPC e com a 5ª CRS, em aumentar o número de leitos, obra que se concretizou nesta data. “Agradeço o apoio dos deputados, vereadores, Associação São Pedro Canísio e comunidade, que tornou essa importante obra possível. Estamos muito felizes por entregar mais 33 novos leitos para a comunidade. Com certeza, essas melhorias vão oportunizar ainda mais qualidade de atendimento para nossos munícipes e região”, comemorou, emocionado.


A celebração teve também a entrada solene da estátua de São Pedro Canísio, padroeiro do centro de saúde local, e a oferta simbólica de uma rosa vermelha por cada um dos colaboradores do hospital. Sob aplausos e olhares emocionados, o prefeito Fábio e o vice João Weschenfelder, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, Adriana, Tatiane e Deco inauguraram oficialmente o novo espaço. Por fim, em vez de fogos de artifício, balões brancos subiram aos céus sob calorosos aplausos para festejar a conquista e pedir bênção sobre o hospital de Bom Princípio.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Bom-principiense debate o Tempo em sua obra

Publicado

em

Nestor Augusto Schaedler, nascido em Bom Princípio, e radicado em Porto Alegre, lançou recentemente uma nova obra que irá qualificar as bibliotecas e ampliar a sabedoria dos seus leitores.
Aos 69 anos, Schaedler, lançou o livro Sob o Império do Tempo, que tem por intenção primeira tornar conhecida uma técnica estatística, de cunho elementar, mas que se mostra extremamente poderosa para efetuar prognósticos sobre a probabilidade de ocorrência de eventos futuros, dentro de certas premissas e de uma dada margem de confiança. Desde que obedecidas certas condições de aplicação, a técnica pode ser utilizada para diversos fins, desde assuntos corriqueiros do dia a dia, a título de mera curiosidade, até a abordagem de temas mais complexos, onde, com o auxílio de outros recursos estatísticos, pode-se chegar a conclusões muito relevantes. Isso é mostrado no livro: como a técnica foi estendida para efetuar prognósticos sobre o futuro da espécie humana, em uma tese que é conhecida na mídia como o Argumento do Juízo Final.
Longe de ser uma leitura simplória e direta, a obra faz pensar e refletir por horas sobre a própria essência humana e o caminhar da humanidade em meio ao rol histórico já transcorrido.
Conforme o autor “O entendimento da natureza do Tempo é um dos grandes desafios que temos a enfrentar. A passos pequenos aqui, passos mais largos acolá, a natureza aparentemente metafísica do Tempo é adrede substituída pela racionalidade da ciência. A Física Quântica e a Teoria da Relatividade trouxeram instrumentos poderosos para que se possa avançar na decifração desse ‘mistério’, um verdadeiro Enigma da Esfinge, que nos desafia nos tempos atuais”.
Maiores informações sobre a obra podem ser buscadas junto ao autor que, em suas redes sociais, tem um grande número de seguidores.
Esta é a quinta obra do escritor que, também é formado em Engenharia, Direito, História e Economia, além de ter especialização em outras áreas, inclusive fora do Brasil.
Ainda que distante de sua cidade natal, mantém raízes vivas e muita proximidade com Bom Princípio. É por valorizar a própria história e as origens que, Schaedler, pode falar com propriedade sobre o tempo.

Continuar Lendo

Trending