Até parece coisa de criança, mas não é. Pedalar mais de 100 quilômetros em pouco mais de quatro horas é coisa de adulto (um pouco maluco, é bem verdade).
Junior Somacal, cinco anos depois de concluir o curso de odontologia, se deu conta que é preciso fazer exercícios físicos que vão além dos que pode fazer em ambientes fechados. Assim, junto com o amigo Fábio Formagini, resolveu encarar a estrada montado em sua magrela. E as bicicletas, heroicas, suportaram o percurso de 109 quilômetros, feito em pouco mais de quatro horas. Como não era uma prova de velocidade, a máxima chegou a 64 por hora, até porque não se pode pedalar muito rápido quando o intuito é suportar longas distâncias.
Saindo de São Pedro da Serra as 10h da manhã, com direito a parada almoço, fotos (inclusive na Arena do Grêmio), e chegada na Tabaí Canoas, as 16h, o primeiro treino foi cumprido. Isso mesmo, treino. A meta é ir até Imbé, e, não duvidem, neste verão ainda vai acontecer. A saúde, agradece, mas, é claro, não é uma aventura para qualquer um. Ou melhor, é uma aventura, neste caso, feita a dois, com direito a apoio e tudo mais. Vamos acompanhando esta saga sobre rodas.