Internacional

Mídia europeia se encanta com a cultura do nosso Sul

Publicado

em

 

 

 

 

 

 

 

Eis que uma novidade que não era aguardada pelos visitantes do Brasil surgiu como que do nada em meio à cidade cenográfica onde foi gravado o filme Die Andere Heimat (que menciona a saída da Alemanha e que já foi tema do Qtal especial de imigração). Um equipe de tevê voltou ao set de filmagem, desta vez não para falar propriamente do filme, mas sim do “Brasil Alemão”.
Um estilo de reportagem quase tão antigo quanto o próprio jornalismo televisivo, com ares de documentário, fez com que os brasileiros fossem destacados por suas lembranças. Diferente do que poderia esperar, quem foi entrevistado, não foi Carla Specht, prefeita de Salvador do Sul, nem o vereador Pedro Stein. Quem foi interpelado foram as pessoas na sua essência e suas lembranças, ficando de lado os cargos políticos.
O Jornal Qtal, que continha as reportagens especiais da Imigração Alemã, acabou sendo devidamente mencionado, filmado e destacado na reportagem, servindo como prova de que no Brasil ainda se tem raízes germânicas, sendo filmado nas mãos de Karl-Wilhelm Bender, prefeito de Dickenschied, que foi a fonte de informação para a equipe da SWR, uma emissora regional que tem ligação com grandes redes de tevê de toda a Europa.
O filme, por alguns dias, ainda pode ser visto no link abaixo:
http://swrmediathek.de/player.htm?show=cbcda1f0-5e85-11e4-bccd-0026b975f2e6 ou no https://www.dropbox.com/s/1x6zcmyyvtcdjvk/745222.m.mp4?dl=0
Onde o vídeo ficará postado para as gerações que estão por vir.
Como Pedro Stein e Alex Steffen falam o dialeto alemão com um pouco mais de fluência que as suas companheiras, Isolde e Carla Maria, respectivamente, que também integraram a comitiva coube a eles serem interpelados. Ainda que a edição tivesse cometido pequenos tropeços no que diz respeito à culinária, misturando receitas de cuca e rosca, a reportagem de 3min30 deixou evidente que a tevê alemã se interessou pelo Sul do Brasil e a nossa cultura.
A reportagem na tevê revelou algumas curiosidades aos olhos dos brasileiros, pois a mesma foi apresentada em três noticiários da SWR, o que seria inimaginável na mídia em terra tupiniquins e assim, as pessoas que se apegam apenas aos noticiosos na tevê puderam ver com mais detalhes o vídeo que narra a história dos imigrantes, de então, e também dos visitantes. E assim, em meio a um grande supermercado, não era raro perceber olhares curiosos e sorrisos, até que alguém ousasse dizer: “Ei, vocês são brasileiros, não é? Vimos vocês na tevê e entendemos tudo o que vocês falam”. Eis que então surgem rápidas conversas mostrando que a terra tupiniquim é muito mais do que selvas e carnaval como se conhece pela Alemanha e afins.

Destaque também em jornal

A mídia germânica, tantas vezes avessa às notícias que vêm de fora de seu país, deixou de lado o nacionalismo puro para trazer informações de uma visita oficial feita ao território alemão, mais precisamente ao Hunsrück.
O Rhein-Hunsrück-Zeitung, o maior do estado em que se localiza Dickenschied, enalteceu a parceria feita entre a cidade de Salvador do Sul, no Brasil, com a sua irmã germânica. Em belas palavras, nem tão curtas assim, tomou meia página para relatar a visita de Carla Maria Specht e Pedro Stein, prefeita e vereador de Salvador do Sul, às comunidades próximas à Dickenschied. (vide reportagem ao lado)
Uma vez abertas as fronteiras do bem-querer, os alemães recebem aos visitantes como se fossem dos seus, a tal maneira que os brasileiros foram convidados a participarem de vários eventos, apresentando a imagem do Brasil, inclusive através da música. Por mais incrível que possa parecer, ainda que haja certa abertura na mídia e que as comitivas do Brasil viagem muito à Alemanha, a pergunta que ainda mais se ouve é: “mas como você fala tão bem o alemão?”. Surge aí a explicação do vereador Pedro Stein sobre a imigração e uma quase certeza do povo europeu: “Não é possível que após cinco ou seis gerações vocês ainda falem em alemão entre si. Isso é fantástico”.

Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile