Bom Princípio
Marthina Brandt é a mais bela do Rio Grande do Sul
Publicado
9 anos atrásem
Por
Jornal QtalA história se repete e a repetição fez com que o tempo voltasse em cinco anos. Em 2010, Marthina Brandt passava no centro de Vale Real sendo conduzida por um caminhão de bombeiros. Triunfara em seu primeiro de concurso de miss. Era ela a primeira Miss Germany Brasil. Cinco anos depois, em plena tarde de domingo, 28 de junho, Marthina, novamente ela, passeava pelas ruas de sua cidade, a bordo do mesmo caminhão. Desta vez a celebração era acompanhada por um sem número de pessoas, que festejavam a maior conquista de uma mulher do vale do Caí em concursos de beleza no território gaúcho. Desde as primeiras horas de domingo, Marthina Brandt, 23 anos, é a Miss Rio Grande do Sul, levando consigo todas as honrarias do maior concurso de beleza do mundo.
Mas, a Marthina que desceu do caminhão, tinha apenas uma pequena diferença daquela mulher que saíra do Vale Real, dias antes, para participar do concurso no qual representara Bom Princípio. Optara por Bom Princípio para contar com a orientação da mesma mulher que havia preparado as últimas misses, e a sua opção foram compreendida pela cidade de Vale Real e, se justificara pois ela voltara com a coroa de Miss Rio Grande do Sul. Do alto do caminhão olhou para a reportagem do Qtal e apontou, recordando da entrevista feita dias antes: “Lhe disse que era possível? Obrigado a todos que me ajudaram”.
Pés no chão, Marthina caminhou a frente da rua e viu os seus súditos em pele de amigos. E foi como amigos que os tratou, tirando fotos com todos eles. Amigos de longa data cercavam a bela que demonstrava visível cansaço da maratona dos dias anteriores. Mas, o que isso importava para ela? “Estou com dor nos pés, mas isso é pouco para apagar o estou sentindo”, disse Marthina no começo de sua fala em meio à câmara de vereadores. Recebeu as felicitações da presidente da câmara, Andréia Schneider Müller, que sintetizou o sentimento do povo de Vale Real. “Acordar com a sensação de dever cumprido não tem preço. Felicidade sem fim!!! Agradeço a minha família, amigos e apoiadores!!!! Agradeço também minha coordenadora Gil Escobar. Estou muito feliz por receber tantas mensagens de pessoas que ainda nem conheço e por fazer parte deste time que é a Band RS. Será uma honra ser coordenada por esse super profissional Carlos Totti. O Rio Grande do Sul pode ter certeza que terá uma miss extremamente dedicada, em busca do título de Miss Brasil!!”, escreveu Marthina algumas horas antes da carreata que comemorou sua vitória.
Depois, sob a orientação de seu amigo Marcos Pellenz, tomou a palavra e falou com o coração. E o coração falou muito alto quando virou os olhos à família. “Se estou aqui é por ter tido apoio, incondicional, da minha família. Peço uma salva de palmas para homenagear minha família. Dedico a vitória a todos vocês”, citou Marthina.
Dentro da sua linha de conduta humanitária, Marthina conclamou aos amigos para participar de uma campanha de arrecadação de alimentos para ser repassado para uma entidade assistencial asilar. “Gostaria de entregar pelo menos uma tonelada de alimentos não perecíveis e isso se faz aos poucos. Cada um doando um quilo chegaremos lá”, citou Marthina deixando a câmara de vereadores de Vale Real à disposição para a entrega de alimentos. As pessoas que quiserem doar alimentos podem também procurar os veículos de comunicação do Vale do Caí, como os jornais Qtal e Primeira Hora e as rádios Vale Feliz e Tamaran. Na Feliz podem doar alimentos na Instituto Mix de Profissões de Feliz – Av Maurício Cardoso. 367. A inaugurarão da sede será dia 09 e todas as pessoas que participarem e levarem dois quilos de alimentos não perecíveis ganharão curso gratuito de 20 a 50 horas.
Esta não é a primeira ação humanitária da Miss Rio Grande do Sul, que atuou no Hospital do Câncer Infantil em Porto Alegre, e também em ações sociais em São Paulo, junto à Igreja Católica que ele frequenta.
Marthina que foi coroada como representante do Rio Grande do Sul para o Miss Brasil, que acontecerá em final de agosto, tem uma agenda lotada de compromissos, mas garante que vai visitar as pessoas que lhe apoiaram nesta empreitada. “Vinha sonhando com isso há muitos anos e hoje alimento um novo sonho. Gostaria, sim, de trazer um novo título para a nossa região”, destacou Marthina.
Mas o sonho de Marthina não se fez do dia para a noite. Contou com um trabalho de equipe excelente com a participação de profissionais, inclusive, do vale do Caí, mostrando que na região também se tem pessoas com qualificação e conhecimento em concursos de beleza. “Cada pessoa que participou deste projeto é importante. O caminho foi árduo, mas a conquista da Marthina simboliza a vitória de todos”, destacou Marcos Pellenz, que era integrante da equipe e apoiador incondicional da Miss.
Segundo o missólogo Evandro Hazzy, responsável por preparar as misses para a competição nacional de beleza, na primeira vez que Marthina desfilou pelo título ainda era jovem e não estava preparada o suficiente. “A Marthina é maravilhosa! Era a favorita desde o início. Ela tem experiência como modelo, já morou na Ásia, é padrão internacional. Uma miss esguia, com medidas estilo Gisele Bündchen”, citou Hazzy, traçando comparação com fabulosa übermodel gaúcha.
“Nós, como família, ainda não conseguimos acreditar… estou pasma e muito feliz”, destacou Jaqueline Brandt, a mãe da bela Marthina. Os quatro avós olhavam para a mais linda gaúcha e lembraram dos dias que carregaram no colo aquela que para sempre será sua netinha amada. Nos braços da irmã, Carolina, que já foi rainha da Kronenthalfest, de Vale Real, o pequeno Enzo não compreendia porque tanta festa na cidade, mas, daqui há alguns anos perceberá que a sua irmã, Marthina, é motivo de orgulho de toda uma cidade.
Poliglota, falando com fluência cinco idiomas, Marthina teria predicados o suficiente para ser soberba e inflar-se por conta da sabedoria e da beleza, mas o tempo lhe ensinou a ter bons princípios para ser feliz, de modo que cada lugar seja um vale real. “O melhor lugar do mundo é a nossa casa, a nossa cidade e assim voltei a ela para agradecer a todos que nos apoiaram neste sonho. Se o sonho se realizou é porque muitos ajudaram. Obrigado a todos aqueles que amam o seu lugar e sua cultura, pois a beleza, de verdade, vem de dentro”, destacou a loira, fazendo compreender que o trunfo que utilizou no concurso está em seu interior.
Uma bela mulher é mais do que harmônicos traços divinos, é sim, um coração cheio de saber e bem-querer. Somando os quesitos de beleza interior e exterior, o resultado é um só: uma mulher pronta para ser feliz. (Texto Alex Steffen – Foto Antares Martins/Band RS)