Desde segunda-feira, dia 24 de março, a equipe de saúde do Município de Maratá, está contando com mais uma profissional da área da saúde. A Doutora Isabel Abreu Chirino, formada em 2004, está atuando na cidade através do Programa Mais Médico do Governo Federal, sendo que antes de vir para o Brasil, Isabel, havia participado de uma missão de quatro anos na Venezuela.
O Programa Mais Médicos foi instituído pela Presidente da República, Dilma Rousseff, através da Lei número 12.871 de 22 de outubro de 2013, fazendo parte de um grande pacto para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como principal objetivo, acelerar os investimento em infraestruturas nos hospitais e unidades de saúde, bem como ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior, os quais Maratá se encaixa. Entre os principais benefícios aos municípios que aderem ao Mais Médicos, pode-se destacar o provimento e fixação de médico para trabalhar na Equipe de Saúde da Família por até três anos, uma maior qualidade nos serviços de Atenção Básica prestados e expansão da cobertura de cobertura de saúde da família, especialmente para áreas de maior vulnerabilidade social e com dificuldade de atração dos profissionais da área da saúde. O município deve custear o deslocamento e ainda auxiliar com um valor em dinheiro a alimentação e hospedagem dos intercambistas.
Segundo a Assessora em Saúde, Gisele Schneider, a Doutora ficará um mês sem realizar atendimentos, para que ela consiga se adaptar ao sistema de saúde da cidade, conhecer o território de Maratá e as formas de atendimento. “Como Isabel é cubana, a língua é uma pequena dificuldade, mas aos poucos estamos nos entendendo, e ela já está se adaptando ao Português”, relatou Gisele.
Além de Maratá outros municípios também contarão com o trabalho dos médicos vindos de Cuba. Salvador do Sul, São José do Sul e Barão são outros três que receberão profissionais vindos do país da América Central.