Se em muitos lugares a “onda do momento” é a fabricação de cerveja caseira, em Maratá, o assunto em voga é semelhante, mas infinitamente mais profissional.
Inaugurada há algumas semanas a Goldbier aus Maratá, dando um conceito mais rebuscado à elaboração de cervejas de qualidade superior. 499 anos depois da redação e promulgação Reinheitsgebot, a Lei da Pureza da Cerveja, eis que surge na pequena Maratá uma empresa que também respeita esta regra germânica. Esta lei foi promulgada no dia 23 de abril de 1516 pelo duque Guilherme IV, da Baviera, um dos dezesseis estados da Alemanha. A lei da pureza da cerveja instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. A GoldBier produz dentro da Reinheitsgebot, para garantir uma maior qualidade de seus produtos.
Segundo Miguel Haupenthal a busca pela essência germânica não está apenas na elaboração da cerveja, mas também no resgate da cultura dos povos que vieram para o Sul do Brasil. O empreendedor destaca que na cervejaria que fica próxima à cidade, toda a ambientação é germânica, prova disso está na faixada do prédio e na própria divulgação através das redes de comunicação social. A princesa da 12ª Oktoberfest de Maratá, Veridiana Erig foi modelo para as fotos de divulgação da empresa, caracterizando aos moldes germânicos. E não é apenas à foto que remete à Alemanha como também o próprio local, pois ao adentrar a porta da cervejaria fica clara a impressão de se ter viajado 12 mil quilômetros e desembarcado em meio à Bavária, ao sul da Alemanha.
Entre as cervejas produzidas, por hora apenas em barril, estão a Weizen, a Pilsen e a Export. Segundo os empreendedores, dentro em breve, a cerveja poderá ser encontrada também em garrafas.
Por trás de qualquer empresa, há uma rica história. A história da GoldBier aus Maratá nasceu a cerca de 10 anos, nos cálculos do sócio proprietário Miguel José Haupenthal, com as constantes viagens a Europa que serviram de inspiração para a montagem do projeto. A diversidade de Chopp servidos em terra germânica, além da satisfação dos turistas em degustar o líquido, despertou a criação de uma cervejaria por três amigos. A ideia tomou corpo em 2010, em meio a goles de cerveja, no Peru.
O projeto da cervejaria é amplo e deverá ganhar novos moldes de tempos em tempos, com uma evolução gradual de produtos e área de atuação. A empresa também está aberta à visitações devendo ser feito o devido agendamento em caso de visita de grupos.
Vale visita ao Maratá, encurtando a distância, ao menos, da cerveja e dos ares germânicos. O local, certamente, é convidativo e inspirador.