Bom Princípio
Lições de teoria e prática na Terra do Empreendedorismo
Publicado
9 anos atrásem
Por
Jornal QtalQuatro empresários bom-principienses falaram, nesta quinta-feira, 20, para um grupo de estudantes do 8º e 9º ano das escolas São José e 12 de Maio. O prefeito Vasco Alexandre Brandt, que é um dos proprietários da empresa Plásticos Brandt; Jairo Ledur, do Supermercado Ledur; Lisete Ledur Leal, da Tita Catita; e Nestor Zanluchi da Comercial e Abastecedora Zanluchi relataram suas trajetórias em um seminário integrante do Projeto Aprendendo a Empreeender.
Jairo Ledur apresentou aos estudantes a palestra com o tema “A história de uma pequena empresa familiar: o desafio de sobreviver”. No seu relato, destacou toda a trajetória empresarial da família Ledur, até chegar aos dias atuais. Destacou ainda pontos que considera importantes para ter sucesso como empreendedor e que envolvem, segundo ele, o acreditar em si mesmo, na empresa e na equipe; o gastar menos do que se ganha, crescer com o que se tem e reinvestir o que puder. “Acredito no trabalho diário, planejado e persistente”, disse o empresário, que completou enfatizando sobre a importância de se ter fé, paciência, persistência, gratidão e amor à vida.
Lisete Ledur Leal, proprietária da Tita Catita começou seu relato desde antes da abertura da empresa, que já tem 20 anos, quando ela ainda atuava na empresa da família, o Irmãos Ledur & Cia Ltda. “Quando comecei com a Tita Catita, éramos duas pessoas, eu e uma funcionária. Eu fazia tudo. Aos poucos, fomos agregando funcionários. Hoje somos 54. Então quando se resolve empreender, é preciso ter a consciência de que não vamos sair ganhando R$ 20 mil por mês. Isso leva tempo. Por isso é muito importante gostar do que se faz e também aproveitar as oportunidades de agregar conhecimento, como o que vocês estão fazendo hoje, com as nossas experiências. Procurem absorver ao máximo estes conhecimentos”, disse a empresária.
Nestor Zanluchi, da Comercial e Abastecedora Zanluchi, seguiu o mesmo roteiro de explanação. O empresário, natural de Serafina Correa, se estabeleceu em Bom Princípio em 95 com o Restaurante Zanluchi. Posteriormente, deu início à instalação dos Postos de Combustíveis e acabou por terceirizar o restaurante. “Foi um tempo de muito trabalho, de muito sacrifício, tivemos altos e baixos, mas ainda podemos repassar nosso testemunho a vocês. Então eu aconselho que, se forem abrir um negócio, que façam bem feito, ou nem comecem. Sejam honestos, corretos e cumpram, quando assumirem algum compromisso. É isso que vai dar o respaldo que vocês vão precisar para o futuro”, afirmou.
Fechando o seminário, o prefeito de Bom Princípio, Vasco Alexandre Brandt, falou como empresário, sócio da Plásticos Brandt, empresa que já tem 19 anos no mercado. Vasco destacou aos estudantes que, nem sempre é fácil e rápido definir o que se quer, levar adiante e ter sucesso. Às vezes, segundo o prefeito e empresário, é preciso experimentar várias possibilidades, até encontrar aquilo que realmente vai representar o seu futuro promissor profissionalmente. Ele também destacou a importância do conhecimento na estruturação da empresa, já que tanto ele quanto seu irmão, Cláudio, tinham formação técnica. “Nossa primeira máquina nós fizemos com o conhecimento que tínhamos”, disse Vasco. Ele finalizou falando da importância de aproveitar estas oportunidades de conhecer a experiência dos empresários: “nós estamos dando a vocês o arroz com feijão. Os demais ingredientes ficam por conta de vocês. E também só a vocês cabe decidir, se vão querer seguir a vida com o arroz com feijão, ou com um banquete á disposição”, finalizou Vasco.
Para a secretária de Educação, Raquel Müller München, o Programa Aprendendo a Empreender faz parte da preparação dos jovens para o mundo do trabalho, oportunizando aos estudantes ações de qualificação profissional, reflexão e adoção de posturas e atitudes que possibilitarão sua inserção comprometida no mundo do trabalho, seja como empregado ou empreendedor que busca melhorias constantes na sua relação com o emprego – seja como dono do seu próprio negócio – protagonista da sua própria vida e carreira.
O Programa Aprendendo a Empreender prepara os estudantes para uma visão mais ampla da vida profissional. No ano passado, os estudantes aprenderam a abrir uma empresa. Este ano, participam de seminários, workshops e vão realizar testes vocacionais. Além disso, vão aprofundar conhecimentos sobre outros formatos de empresas, como a cooperativa e o e-commerce, por exemplo. Em 2014 o projeto levou o troféu Gestor Público, promovido pelo Sindifisco/RS – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul e da Afisvec – Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais.