Conecte-se conosco

Cultura

Kerbfest enaltece diversidade cultural

Publicado

em

Se o nome da festa remete à cultura alemã, nada mais justo que a manutenção de essência do evento. A Kerbfest, em sua 16ª edição, em 2019, terá mais do que nunca atrações voltadas à cultura alemã, sem esquecer, é claro, da diversidade cultural.
A 16ª Kerbfest acontece nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro, com inúmeras atrações que serão divulgadas gradualmente. Já no evento de lançamento da festa, com a apresentação dos trajes, foram anunciadas algumas atrações do evento, tendo, inclusive, show nacional com a dupla Hugo e Tiago. A dupla irá se apresentar no dia 19 de outubro, em uma noite voltada ao público jovem. Esta dupla surgiu através do programa da Rede Globo que revelava novos talentos musicais chamado FAMA. A sintonia entre os dois começou no programa assim que notaram que compartilhavam do mesmo gosto musical. Os artistas já se apresentaram no estado do Rio Grande do Sul, sempre com grande sucesso, e diferente não será em São Vendelino.
Cabe destacar ainda a participação de muitas bandas renomadas, como Os Montanari, Os Atuais, Brilha Som, Barbarella, Banda K’necus, Banda Choppão e tantas outras. “Gradualmente vamos divulgando as atrações as datas em que estarão em São Vendelino, mas, podem todos esperar por uma festa com a nossa marca: simplicidade e alegria”, pontua o prefeito Evandro Schneider, que integra a comissão organizadora do evento.
De acordo com o prefeito, uma das diferenças na organização da Kerbfest está na descentralização da comissão, de modo que um grande número de pessoas haverá de se envolver, ficando, cada equipe responsável por ações em seu setor específico. “A descentralização deixa a gestão mais integrada, de modo que não esteja envolto apenas a equipe da prefeitura. Se a festa é da comunidade, é a comunidade que deve se envolver com a organização. Desta forma, novamente vamos propor e oportunizar a exploração de espaços às entidades e à comunidade de São Vendelino, com envolvimento direto na organização, recepção e atendimento aos visitantes”, pontuou o prefeito Evandro.

– COMISSÃO ORGANIZADORA:
A comissão ficou assim formada, lembrando que mais pessoas da comunidade podem participar das comissões de organização:

COORDENAÇÃO GERAL:
Evandro Luis Schneider, Margarete Maria Kurmann Gosenheimer e Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer

COMISSÃO DE PUBLICIDADE E IMPRENSA: 
Jaqueline Ledur Flach, Licete Martiny e Jéssica Stockmanns

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO:
Diely Audibert Schaefer, Cristiane Haefliger, Franciele Werle, 
Ana Paola Fritzen, Andréa Willrich Schneider e Martina Seibert

COMISSÃO DE RECEPÇÃO:
Mariana Becker Machado, Caroline Ledur, Karen Cristine Beckenbach, Patrícia Becker, Morgana Oliveira, Francini Werle, Caroline Fischer Schaefer, Polliana Ledur, Sirlei Fischer Schaefer e Joice de Conto Pegoraro

COMISSÃO DE ORNAMENTAÇÃO E DECORAÇÃO:
Josefa Hoffelder Dalcin, Denise Bonfanti, Cláudia Kerber, 
Elizandra Fritzen, Janira L. S. Fritzen

COMISSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS:
Aloir Pittelkov, Daniele de Souza e Wuilliam Sergio Born Mello

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO:
Paulo Renato Kirch, Raquel Klein, Luana Weissheimer, 
Gerenides Maria Schafer, Neimar José Reichert

COMISSÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA:
Inácio Lírio de Souza, Odair Beuron, Laís Koller Dewes, 
Daniel Baumgarten e Tatiane Bruchez

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA, SEGURANÇA E LIMPEZA:
Anderson Martins, Paulo José Schaefer e Douglas E. Assmann

ESPAÇO DO AGRICULTOR:
Emir José Kuhn, Márcia Ruff e José Jair Jahn

BEBIDAS:
Daniel Becker e Adriano Ludwig

COMISSÃO DE FINANÇAS:
Julio Cesar Seibert Bernardi, Simone Seibert, Sandra Haas e Roberto Luis Lutz

DESFILE E HISTÓRIA:
Janete Ines Persch e Camila Wagner Reichert

– STAMMBIER
Dentre as atrações da festa e que remetem à colonização alemã, algo que deverá ser reeditado, pois na Kerbfest anterior foi um tremendo sucesso, é o Stammbier. Uma mesa disposta com duas equipes, uma de cada lado, disputando quem bebe a mesma quantidade de chopp no menor tempo. Homens e mulheres estão sempre prontos para a disputa.
Por falar em “Bier”, a bebida oficial da Kerbfest, como reza a tradição local, é o chopp Pilsen da Urwald, afinal, a cervejaria é uma das marcas registradas do município e grande atrativo de turistas e visitantes ao Pequeno Paraíso.

– A DIVULGAÇÃO
A rainha Diely Audibert Schaefer e as princesas Cristiane Haefliger e Franciele Werle estão prontas para divulgar o evento que ocorre em outubro. E o melhor de tudo isso: estarão lindamente vestidas.
E a divulgação, desta vez, terá lugar também fora do Brasil, afinal, uma das soberanas, a princesa Cristiane Haefliger irá viajar com o grupo de danças para Sankt Wendel, cidade irmã de São Vendelino. O Grupo de Danças Sankt Wendel levará não somente a bandeira de São Vendelino como também da Kerbfest, convidando para que da cidade irmã venham também ao Pequeno Paraíso. A Kerbfest também terá como atração a banda de rock and roll “Die Eis Boys”, da Alemanha.

– OS TRAJES
Através da imaginação e do profissionalismo da estilista Cláudia Kerber nasceram os belíssimos vestidos do novo reinado da Kerbfest. Os trajes foram idealizados por Cláudia Simone Kerber, e confeccionados em Caxias do Sul, por Diva Araldi e bordados por Vilma Silvestre.
Segundo Cláudia, os trajes das soberanas remetem à terra, às raízes de nosso município e tradições de nossos antepassados.
O traje oficial é formado por peças sobrepostas, visando a praticidade durante o uso. Com blusas em organza na cor nude (cor da pele), saias em tafetá, em nude dourado para as princesas e coral para a rainha, podendo serem usadas na versão longa e curta, para os dias mais quentes. Para arrematar o traje, corselets com amarrações, na cor café.
As saias e os corselets contém bordados em alto relevo, com motivos florais (rosas). Os trajes são adornados com renda guipir e acabamentos em dourado, com algumas pedrarias.

E assim se inicia uma grande festa!! A 16ª Kerbfest!
Dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de Outubro, venha para São Vendelino! 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + nove =

Cultura

Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino

Publicado

em

Ainda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Alemães visitam a Terra do Moranguinho

Publicado

em

Na manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.

Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Bom-principiense debate o Tempo em sua obra

Publicado

em

Nestor Augusto Schaedler, nascido em Bom Princípio, e radicado em Porto Alegre, lançou recentemente uma nova obra que irá qualificar as bibliotecas e ampliar a sabedoria dos seus leitores.
Aos 69 anos, Schaedler, lançou o livro Sob o Império do Tempo, que tem por intenção primeira tornar conhecida uma técnica estatística, de cunho elementar, mas que se mostra extremamente poderosa para efetuar prognósticos sobre a probabilidade de ocorrência de eventos futuros, dentro de certas premissas e de uma dada margem de confiança. Desde que obedecidas certas condições de aplicação, a técnica pode ser utilizada para diversos fins, desde assuntos corriqueiros do dia a dia, a título de mera curiosidade, até a abordagem de temas mais complexos, onde, com o auxílio de outros recursos estatísticos, pode-se chegar a conclusões muito relevantes. Isso é mostrado no livro: como a técnica foi estendida para efetuar prognósticos sobre o futuro da espécie humana, em uma tese que é conhecida na mídia como o Argumento do Juízo Final.
Longe de ser uma leitura simplória e direta, a obra faz pensar e refletir por horas sobre a própria essência humana e o caminhar da humanidade em meio ao rol histórico já transcorrido.
Conforme o autor “O entendimento da natureza do Tempo é um dos grandes desafios que temos a enfrentar. A passos pequenos aqui, passos mais largos acolá, a natureza aparentemente metafísica do Tempo é adrede substituída pela racionalidade da ciência. A Física Quântica e a Teoria da Relatividade trouxeram instrumentos poderosos para que se possa avançar na decifração desse ‘mistério’, um verdadeiro Enigma da Esfinge, que nos desafia nos tempos atuais”.
Maiores informações sobre a obra podem ser buscadas junto ao autor que, em suas redes sociais, tem um grande número de seguidores.
Esta é a quinta obra do escritor que, também é formado em Engenharia, Direito, História e Economia, além de ter especialização em outras áreas, inclusive fora do Brasil.
Ainda que distante de sua cidade natal, mantém raízes vivas e muita proximidade com Bom Princípio. É por valorizar a própria história e as origens que, Schaedler, pode falar com propriedade sobre o tempo.

Continuar Lendo

Trending