São Pedro da Serra
Jovem Aprendiz do Campo é destaque
Publicado
5 anos atrásem
Por
Jornal QtalTendo em vista oportunizar o desenvolvimento profissional não apenas para pessoas ligadas à indústria e ao comércio, assim também às pessoas que têm vocação para labutar no campo, é que o município de São Pedro da Serra, em parceria com outras entidades traz uma nova opção ao município: O Jovem Aprendiz do Campo.
O programa Jovem Aprendiz é um programa criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam à capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.
O Programa Jovem Aprendiz do Campo, mais especificamente, é um projeto do Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar.
O município de São Pedro da Serra, juntamente com a Secretaria da Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o colégio Teutonia, SESCOOP/RS, e as Cooperativas Sicredi Serrana, Santa Clara, Certel e Ouro do Sul, abraçaram essa idéia preocupando-se também com a capacitação profissional de nossos jovens. Na primeira turma de Programa Jovem Aprendiz do Campo foram contemplados 15 jovens que farão o curso de Aprendizagem, que acontecerá na Escola de Vila Nova que a partir desse ano encerrou as atividades do ensino regular, tendo como proposta da administração em transformar a mesma num Centro de Capacitação Profissional, iniciando com esse programa e aos poucos estendendo para demais cursos para jovens e população em geral.
Esse Programa tem uma carga horária de 1104 horas, sendo 552 horas teóricas realizadas na escola e 552 horas práticas a serem realizadas nas próprias propriedades dos alunos conforme plano de trabalho proposto pelo CT.
Os profissionais possuem habilitação para o fazer educação (médico veterinário, agrônomos, biólogos, advogados, economista, administradores, engenheiro de produção, zootecnista, analista de sistemas…).
Recursos Materiais que possibilitem o desenvolvimento das aulas teóricas e as atividades práticas simulando uma pequena propriedade rural.
Junto ao desenvolvimento das atividades práticas desse programa, surgiu a ideia de montar-se uma Cooperativa Escolar, que são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados.
Estamos imensamente felizes com essa conquista, afinal, são 15 jovens se preparando para o mercado de trabalho que terão carteira assinada e um rendimento mensal, sem falar de toda aprendizagem e formação profissional e pessoal que terão, o que nos orgulha muito e nos faz acreditar cada vez mais que a educação é o caminho para um futuro de sucesso e por um mundo melhor.
A administração municipal agradece aos apoiadores desse Projeto que contribuíram de forma significativa e incansável para que se tornasse realidade. Colegio Teutonia, Secoop/RS, cooperativas Sicredi Serrana, Santa Clata, Certel e Ouro do Sul.
“Aproveitamos o momento para convidar toda comunidade são pedrense a participar da Abertura Oficial do Curso Jovem Aprendiz do Campo que será no dia 19 de julho às 18h30 na Escola da comunidade de Vila Nova, sintam-se todos convidados a participar dessa importante conquista”, finaliza a secretária da educação Rosimeri Klein Rech.
O projeto apresentado é, sem dúvida, embasado em conhecimento técnico e profissional, de modo que o desenvolvimento de São Pedro da Serra tenha relação com a diversidade de opções mercadológicas, sendo este um crescimento sustentando em médio e longo prazo. O esforço conjunto da administração municipal é mérito não apenas da secretaria da Educação, que lidera o trabalho, como de todos os que respiram ares de progresso em nome de São Pedro da Serra.