Alto Feliz

Fé e agradecimento na abertura da safra

Publicado

em

Dentro de um universo de formação cristã, as famílias Andrioli e Freiberger só poderiam se voltar ao bom Deus e render graças pela safra de uvas de mesa que se inicia. A colheita de Benitaka, Rubi, Rainha Itália, BRS (que são desenvolvidas pela Embrapa), Nubia, Isis e Vitoria tem início nesta sexta, dia 12 de fevereiro, mas no dia 11, depois do trabalho que deixa o parreiral com ares de divindade, era hora de agradecer pelos frutos exuberantes que pendem das vinhas.

Os padres João Paulo Schäfer e José Antônio Sauthier celebraram a missa em frente às parreiras, rezando e cantando juntamente com os familiares. A missa teve em seu altar uvas e ferramentas de trabalho, assim como intenções das mais diversas que pediam por saúde e agradeciam o bem recebido.

Muitas foram as pessoas que passaram por debaixo das parreiras nas últimas semanas. Alguns colhendo niágaras e ficando tentados a voltar para levar consigo as uvas de mesa, em cachos que facilmente passam de um quilo. Mas, poucos tiveram a dimensão de quanto é necessário trabalhar durante um ano para que a parreira tenha o seu momento de plenitude nas primeiras semanas de fevereiro de 2021.

É chegada a hora da colhida no Canto Canela, em Alto Feliz. Os Freiberger e os Andrioli que são proprietários da área se dão as mãos e se organizam a tal ponto que possam atender a todos que venham até a localidade. Ir até lá, bem, requer um pouco de paciência ao transitar por bem mantidas estradas de chão. Pode-se ir por Alto Feliz, vindo da sede em direção ao Arroio Jaguar, ou por São Vendelino, passando pelo Morro Canastra. Por certo, só o passeio já é válido para desopilar. Mas, quando se chega às parreiras, ah! A sensação que se tem é indescritível, até para quem lá esteve várias vezes.

Quem quiser visitar e conhecer o Viveiro de Mudas Freiberger & Andrioli, o endereço é: Estrada Arroio Jaguar, na localidade de Canto Canela em Alto Feliz. Para mais informações sobre a propriedade ou para agendamento de visitas, entre em contato pelo fone: 51 99779-5841.

Todos os cuidados são mantidos no que diz respeito ao distanciamento social. Ainda que ao ar livre, os familiares acompanham aos visitantes e fazem a colheita, buscando não gerar aglomerações.

Além das uvas, lindas e tentadoras, a propriedade ainda tem produtos coloniais como sucos e outros mais. As autoridades de Alto Feliz, como o prefeito Robes Schneider e o seu vice Douglas Schneider já visitaram a propriedade, todavia, não foram os únicos, pois representantes de outros municípios também foram ao local, afinal, o trabalho dos Freiberger e dos Andrioli é parâmetro estadual ou, até, nacional. Outro fator que é merecedor de destaque na propriedade é a sucessão familiar, de modo que os jovens se envolvam com a produção que foi iniciada por aqueles que os antecederam e garantam a continuidade da mesma.

Não é de impressionar que haja o espírito de gratidão entre os proprietários, pois tiveram orientações cristãs em sua formação, assim, muito inspirados no que ouviram na infância e juventude, e no que hoje veem todos os dias, feito grãos de uvas formam unidade, sendo cada qual imprescindível para que haja frutos de tamanha qualidade. Aos homens e mulheres que trabalham Deus abençoou com uma magnífica safra que, em poucas semanas será apenas memória, afinal, a busca pelas uvas de mesa já iniciou.

Texto: Alex Steffen

Fotos: Miguel Andrioli e Mathias Gabriel Schneider Steffen

Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile