Bom Princípio
Cemitério Público será no Bom Fim
Publicado
5 anos atrásem
Por
Jornal QtalDiferente dos boatos, a área de instalação não tem detritos ou dejetos ligados ao antigo centro de reciclagem
Tem um final a novela que já transcorre há quase duas décadas em Bom Princípio fazendo relação à implantação de um cemitério público, inclusive com envolvimento da justiça que também buscava por uma solução. E esta solução vem através do esforço da Comissão Pró-Cemitério Público em parceria com o executivo municipal. Assim, de maneira consensual ficou definida a instalação do Cemitério Público no Bom Fim, em uma área de 10 hectares pertencente ao município e que poderá ser dividida para várias finalidades. Cabe destacar que o local do cemitério público não é o mesmo em que funcionava a célula de reciclagem de lixo, pois esta ocupava apenas 5% da área total.
Depois de longas semanas de conversas e reuniões, inclusive a realização de uma audiência pública conduzida pela Comissão Pró-Cemitério Público, houve um consenso na definição do local.
“Estamos esperando há, pelo menos, 14 anos, por isso e, hoje (sexta, dia 28 de junho) ficou definido que o Cemitério Público vai ser uma realidade até o final deste ano. Parabenizamos o esforço do executivo e do legislativo”, destacou o pastor Derli Rosário, da Comunidade Cristã.
O prefeito Fábio Persch convocou reunião no seu gabinete na manhã de sexta, apresentando, junto com o jurídico e o setor de engenharia um projeto para a implantação do Cemitério Público. Ainda que não atendendo documento proposto pela Comissão Pró-Cemitério Público, que indicara a comunidade de Arroio das Pedras, o prefeito apontou, através de sua assessoria, os motivos de opção pelo Bom Fim, que receberá o empreendimento público. E, após a argumentação muito bem embasada, pensando na praticidade, nas questões ambientes e na economicidade, todos presentes à reunião concordaram com a opção feita.
“Para nós, da Comunidade Cristã Remir, o local da instalação é de menor importância. Vemos que o direito do repouso dos nossos entes se fará respeitado, com um grande esforço da administração que atende este pedido que já tem muitos anos”, mencionou o Pastor Ivanes Meneghetti, logo no começo da reunião.
Presidente da comissão que liderou as discussões, o vereador João Augusto Rodrigues da Silva foi igualmente responsável pelo trabalho, junto aos demais vereadores e integrantes da comissão. Buscando por alternativas, inclusive visitando uma série de locais como Arroio das Pedras, Bom Fim Médio, Piedade. A comissão havia argumentado em favor de Arroio das Pedras, mas o principal interesse era encontrar uma solução viável, junto à administração. E isso foi alcançado na reunião da sexta-feira.
Diferente do que é argumentado por alguns contrários à instalação do cemitério no Bom Fim, a área que receberá o “jardim da paz” público, é apropriada, tem liberação ambiental, e não teve utilização anterior. “Trata-se de uma área de 10 hectares, do município, e que, em apenas um dos lotes, havia uma célula de reciclagem. Todos os outros lotes estão intactos e ambientalmente habilitados para o empreendimento”, destacou Raul Welter, que é topógrafo e atua no setor de engenharia da prefeitura. Pelo mesmo setor, a bióloga Sabrina Maurer Schuh, pontua favoravelmente ao Bom Fim, alegando que a área possibilita várias opções para a implantação do cemitério, inclusive, com a implantação deste em meio a um harmônico horto ambiental.
A comunidade católica, representada por Léo Inácio Klering, também defendeu a implantação do cemitério público, lembrando que, até hoje, o município alugava gavetas para o repouso eterno daqueles que não eram ligados ao catolicismo. “Trata- se de um dever público proporcionar um sepultamento digno ao cidadão munícipe. A implantação do cemitério público atende uma demanda de muitos anos, especialmente a partir da emancipação quando da migração de pessoas nesta região. Os cemitérios particulares existentes já não atendem a realidade atual. A implantação do cemitério público deixa toda a população mais tranquila e dá uma opção a mais para quem não deseja associar-se aos cemitérios já existentes. O custo da implantação, bem como da boa manutenção, sai do orçamento público, isto é, todos pagam por este benefício”, destacou.
Segundo a assessora jurídica da prefeitura, Silvana Afonso Dutra, por se tratar de uma área do próprio município e atender os princípios de legalidade e economicidade, e também suprir a demanda que há muitos anos existe, é pertinente a implantação do cemitério no Bom Fim Médio.
O vice-prefeito João Guilherme Weschenfelder que, ao lado de Fábio Persch, prefeito de Bom Princípio, foi sistemático em defender a instalação no Bom Fim Médio, lembrando que esta é uma área do próprio município e que, com o valor a ser investido em outra área, será possível fazer a instalação do cemitério. “Talvez nem todos queriam o cemitério público no Bom Fim, como nem todos o queriam no Arroio das Pedras, mas a questão em discussão vai muito além do local. Atendendo a necessidade da comunidade como um todo, o que não foi feito até hoje a respeito deste assunto, estaremos cumprindo com o nosso dever”, frisou Weschenfelder.
O prefeito Fábio Persch, que abriu e finalizou a reunião, manteve a serenidade que é sua marca pessoal, alegando que o investimento a ser feito é elevado, mas, de fundamental importância pela dignidade humana, tanto dos que se vão quanto daqueles que ficam. “Acredito que assim respeitaremos a vontade das pessoas que, qualquer que seja o seu credo, tenham assegurados um sepultamento”, mencionou o prefeito, alegando ainda que, o cemitério será implatado com o sistema de gavetas, possibilitando ampliação do mesmo sempre que houver necessidade, afinal, a área é ampla. “Acreditamos que até o final do ano ou no começo do ano que vem já tenhamos a primeira fase deste trabalho concluído”, argumentou Fábio Persch.
Cabe lembrar que a área a ser utilizada para o cemitério público, como afirma o setor de engenharia, é apropriada, devendo ser apresentado, em algumas semanas, um projeto de como será o mesmo. O que se tem definido, com aval das partes, é que o Cemitério Público será no Bom Fim Médio, algumas dezenas de metros da rua principal do bairro, em um local de total sossego e tranquilidade para uma morada eterna.
Podem alguns chamar inapropriada a instalação do Cemitério no Bom Fim, como outros acham o mesmo quanto ao Arroio das Pedras. O certo é que há a necessidade da implantação do mesmo, de forma que a não existência de um cemitério público de acordo com todas as normas ambientais e legais era algo inaceitável. Resolve-se, assim, um problema de longa data em Bom Princípio, podendo o município ser um exemplo em toda a região, afinal, poucos são aqueles que têm cemitérios públicos.
Você pode gostar
-
Show de cultura na abertura da Festa do Moranguinho
-
Nicoli, Cris e Carolina formam a nova corte do Moranguinho
-
Com recursos do Estado, também o Bom Fim Baixo terá asfalto
-
Fábio e Joãozinho vencem com diferença histórica
-
Fábio/Joãozinho x André/Rodrigo é a disputa na Terra do Moranguinho
-
Aberta a colheita do Moranguinho
Bom Princípio
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalNa manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.
Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.
Bom Princípio
Nova ala do Hospital São Pedro Canísio é entregue
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalEmoção, união, e a sensação de mais uma missão cumprida. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração da ala nova do hospital São Pedro Canísio na tarde deste sábado, dia 19 de outubro.
Inaugurado em 2 de junho de 2018, o hospital de Bom Princípio celebrou hoje a conclusão de mais uma importante etapa de ampliação, que praticamente dobrou o espaço de área construída. São mais 1.406 m² de construção, o que inclui 33 novos leitos, refeitório, cozinha, farmácia, almoxarifado, um elevador e outros espaços novos, além da realocação de salas e consultórios.
Gestores do hospital, membros do Conselho Administrativo do Hospital e do Conselho Municipal de Saúde, administração municipal, representantes do Estado, deputado federal e assessores parlamentares, equipe de profissionais do hospital e público em geral aplaudiram a parceria entre Associação Beneficente São Pedro Canísio e poder público, que oportunizaram mais esta importante obra.
Discursos emocionados enaltecem o trabalho de muitas mãos
A diretor-presidente do hospital e cerimonialista do evento, Adriana Schvade Seidel, destacou o trabalho de muitas pessoas que vem sendo feito pelo hospital desde o princípio, ressaltando a importância do engajamento de tantas gestões e partidos na causa.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital, José Vanderlei Baumgratz (Deco), a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Tatiane Misturini Fiorio, e o deputado federal Osmar Terra também falaram ao público, enaltecendo mais essa grande conquista para a saúde de Bom Princípio.
O prefeito Fábio Persch foi o último a se pronunciar. Ele lembrou que na inauguração do prédio novo, em 2018, a gestão Fábio e Joãozinho se comprometeu, junto com a Associação SPC e com a 5ª CRS, em aumentar o número de leitos, obra que se concretizou nesta data. “Agradeço o apoio dos deputados, vereadores, Associação São Pedro Canísio e comunidade, que tornou essa importante obra possível. Estamos muito felizes por entregar mais 33 novos leitos para a comunidade. Com certeza, essas melhorias vão oportunizar ainda mais qualidade de atendimento para nossos munícipes e região”, comemorou, emocionado.
A celebração teve também a entrada solene da estátua de São Pedro Canísio, padroeiro do centro de saúde local, e a oferta simbólica de uma rosa vermelha por cada um dos colaboradores do hospital. Sob aplausos e olhares emocionados, o prefeito Fábio e o vice João Weschenfelder, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, Adriana, Tatiane e Deco inauguraram oficialmente o novo espaço. Por fim, em vez de fogos de artifício, balões brancos subiram aos céus sob calorosos aplausos para festejar a conquista e pedir bênção sobre o hospital de Bom Princípio.
Bom Princípio
Bom-principiense debate o Tempo em sua obra
Publicado
1 semana atrásem
15 de outubro de 2024Por
Jornal QtalTrending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura5 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Bom Princípio5 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras