Cultura
Casa do Professor será restaurada
Publicado
4 anos atrásem
Por
Jornal QtalA importância de um professor nas colônias alemãs era tanta que, juntamente com a formação de comunidades de fé, acalentando o espírito dos imigrantes, era estruturada uma escola, por menor que fosse. Era fundamental oportunizar aos filhos o conhecimento através das aulas. Em São Vendelino isso era ainda de maior relevância, tanto que a casa foi construída, junto à comunidade evangélica, para que um professor pudesse habitar. E a Casa do Professor, com o passar dos anos, se tornou referencial e deverá continuar sendo por longos anos, como legado histórico de um terra, de um povo.
Desta forma, na tarde de quinta, 02 de julho, estiveram na sala de reuniões da prefeitura representantes da Comunidade Evangélica, juntamente com a doutora em planejamento urbano, Cristina Seibert Schneider, da arquiteta especialista em restauros, Leila Schaedler, e do contador Anderson Christ, trazendo o projeto de valorização da história do antigo casario e das lápides do cemitério.
De acordo com a historiadora Cristina, que vive e conhece as entranhas culturais de São Vendelino, muito da evolução da região do Vale do Caí está lincado com o conhecimento trazido pelos imigrantes e a valorização que deram à educação. Assim, agora, como “um pedaço da Europa no Brasil” cabe a nós dar a devida valorização à história.
O restauro da casa e do cemitério, de iniciativa da comunidade evangélica, teve seu projeto apresentado pela equipe técnica e aprovado pelo município em junho ainda, e contará com apoio da municipalidade de São Vendelino, da própria comunidade evangélica e, também, do incentivo daquele que estiver disposto a investir na memória cultural e patrimonial. A Casa do Professor, como é conhecida, está localizada nas proximidades do cemitério da comunidade, é tombada pelo patrimônio municipal, e com o restauro poderá ter destinação apropriada para atividades da comunidade como um todo, atendendo as demandas religiosas, culturais e sociais, de acordo com um projeto detalhado a ser montado pela equipe de profissionais.
Segundo a pastora Marlei A. Arcari e o presidente da diretoria da comunidade evangélica Jair Sipp, a valorização da história e da educação estará representada na obra de restauro da Casa do Professor, como está em cada ato que é realizado em favor da comunidade de São Vendelino que, jamais, esquece aqueles que antecederam as gerações atuais.
O prefeito Evandro Schneider acredita que seja possível tornar a Casa do Professor de maior importância para a comunidade nos dias atuais, tendo o seu valor histórico referendado a cada evento que é realizado neste local. “Com o restauro teremos um espaço adequado para várias finalidades e, também, a nossa história sendo respeitada e valorizada”, frisou o prefeito.
O projeto segue agora para cadastro e captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), onde empresas poderão contribuir através da destinação de parte dos impostos para o restauro.
Você pode gostar
-
Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino
-
Sim, há uvas no Pequeno Paraíso
-
Kerb – reencontro eternizando amizades
-
18ª Kerbfest é oficialmente apresentada
-
Restauro do Hospital é apresentado projetando o futuro com base no passado
-
A Alma da Mata sussura em pousadas do Pequeno Paraíso
Cultura
Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalAinda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.
Bom Princípio
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalNa manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.
Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.
Bom Princípio
Bom-principiense debate o Tempo em sua obra
Publicado
1 semana atrásem
15 de outubro de 2024Por
Jornal QtalTrending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura5 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Bom Princípio5 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras