Eis que o mês de janeiro parece ser a pedida perfeita para quem quer viajar, afinal, é um período de férias escolares no Novo e no Velho Continente. Os europeus que fogem do frio buscam o hemisfério Sul. E os brasileiros, curiosos pela neve, buscam a Europa para fugir do calor.
Curiosidades a parte, houve mudança de endereço no mês de janeiro, especialmente em São Vendelino. Os instrumentistas da Orquestra Municipal partiram para a sua Eurotrip Musical, enquanto isso, um dos mentores do intercâmbio entre São Vendelino e Sankt Wendel, o germânico Klaus Lauck veio ao Pequeno Paraíso.
Klaus ficou sabendo da existência de São Vendelino em 1991, quando sua prima distante, Cristina Holz, saiu de Novo Hamburgo para pesquisar a origem de seus antepassados em Sankt Wendel. De lá pra cá os laços se estreitaram muito, a tal ponto que o intercâmbio entre Sankt Wendel e São Vendelino tenha sido assinado, sendo um dos primeiros entre Brasil e Alemanha. Iniciaram assim as idas e vindas de brasileiros de São Vendelino para a Alemanha e vice-versa. Nos primeiros tempos de intercâmbio Klaus se mostrava o grande entusiasta, depois esta função passou a ser de Jürgen Zimmer, já falecido. Agora Klaus volta à cena, visitando São Vendelino, cidade na qual recebeu o título de cidadão-honorário. Lauck está no Sul do Brasil por estes dias e aproveita para visitar os seus muitos amigos que tem por aqui, claro, contando suas histórias entre uma cerveja e outra. De estilo peculiar, com seus cabelos grisalhos e esvoaçantes, Klaus é só sorrisos e comemora a estada no Brasil, terra que sempre o recebe com muito carinho.
Já a Orquestra Municipal de São Vendelino, sob a regência de Lucas Eduardo Grave, está rodando pela Europa nas últimas semanas, apresentando o seu segundo CD. Claro, além de fazer música, os instrumentistas estão vivendo dias de emoção, em meio à neve. Entre as cidades visitadas estão Munique e Heidelberg, na Alemanha; Luzerna e Berna, na Suíça; e Innsbruck, na Áustria, a Orquestra fará concertos na cidade coirmã Sankt Wendel, em Nohfelden (cidade irmã de Feliz), Emmelshausen, Bad Kreuznach, Wendelsheim e Eckelsheim.
Na semana que passou a Orquestra de São Vendelino foi destaque no Saarbrücker Zeitung, jornal alemão do Estado do Saarland. Também nos jornais brasileiros a Orquestra teve o seu devido reconhecimento, afinal, levar a nossa cultural para o outro lado do oceano, firmando laços, é enriquecer a musicalidade bebendo da fonte no Velho Mundo.