Alto Feliz

Beirando a perfeição: uvas aguardam turistas em Alto Feliz

Publicado

em

Se você chegar no Canto Canela, interior de Alto Feliz, e se deparar com os parreirais das famílias Freiberger e Andrioli, não se reprima ao dizer alguma frase de encantamento. É até mesmo habitual ouvir as frases como “Meu Deus”, “O que é isso?”, “Isso aqui é o paraíso” ou “Como não vim aqui antes!!!”. Há ainda quem diga “Oh mein Gott” ou “Dio Santo” de alguém que fale os dialetos Hunsrück ou Talian.

E não é de graça que as pessoas fiquem maravilhadas pois Rubis, Benitakas, Nubias, Vitórias, Rainha Itália, Isis, e outras variedade de uvas pendem das parreiras com magnitude. Contudo, não são elas frutos do acaso, mas de muito trabalho, em um projeto da agricultura familiar que torna a Frutícola e Viveiro de Mudas Freiberger e Andrioli algo ímpar aos olhos de quem vai até o Canto Canela. O parreiral é preparado com todo cuidado e também com o aval da Embrapa que participa do projeto que é diferenciado de tudo mais que se vê neste meio.

Pode-se ir por Alto Feliz, vindo da sede em direção ao Arroio Jaguar, ou por São Vendelino, passando pelo Morro Canastra. O caminho até a propriedade está sinalizado com placas indicativas colocadas pela própria família, mostrando o rumo ao local que é paradisíaco. Ao clicar neste link, através do aplicativo móvel, você terá as rotas para chegar ao paraíso das uvas: https://www.google.com/maps/dir/-29.3737314,-51.2841332/-29.3675489,-51.342391/@-29.3604815,-51.3357725,16z/data=!4m4!4m3!1m1!4e1!1m0

A estiagem de 2021/2022 pouco afetou a produção, mas por precaução dos produtores que tem reservatórios de água para a irrigação indireta realizada por eles. O projeto que já tem alguns anos faz com que o salivar dos visitantes seja rotineiro. Mas não se pode comer debaixo das parreiras, apenas colher na companhia de alguém da propriedade, afinal, todos os cuidados são tomados.

“A produção poderia superar fácil as 15 toneladas, mas fizemos a retirada das frutas que não estavam tão bonitas e até mesmo o excedente, semanas antes da colheita, afinal, primamos por qualidade das nossas uvas”, destaca Miguel Andrioli, que se envolve com o projeto juntando o conhecimento rural com os ensinamentos dos profissionais da agronomia que atuam na propriedade. Se alguém quiser tiver dúvidas ou precisar de maiores informações pode entrar em contato pelo fone (51) 99678-8225. Quanto ao preço das uvas, há valores diferentes de acordo com as variedades, todavia, não é preciso ir ao local apenas para comprar, afinal, o intuito maior é abrir a propriedade e mostrar aos visitantes que a agricultura familiar é viável e permite inovações.

A propriedade, neste ano, também oferece produz de agroindústria, como geleias e sucos, e ainda proporcionará uma experiência culinária ítalo germânica, já que uvas se tornaram chopp – da cervejaria Uffenberg (que é de Alto Feliz) – além de ter à disposição cuca e linguiça fervida.

A vindima, das sedutoras uvas de mesa, inicia oficialmente neste dia 10 de fevereiro, devendo haver uvas para fartar os visitantes por algumas semanas. Eis uma pedida e tanto para os finais de semana em família, afinal, tão perto de nós há um lugar tão belo e que nos faz viajar em aromas, sabores e pensamentos.

Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile