São Vendelino
A Alemanha é do lado de Feliz e São Vendelino
Publicado
5 anos atrásem
Por
Jornal QtalCada qual com a sua arte e ambos com sobras de emoção.
O Grupo de Danças Alemãs Sankt Wendel e a Orquestra Municipal de Sopros, egressas do Vale do Caí, chegaram à Alemanha levando na mala doses generosas de cultura. E assim, em um ir e vir já programado dentro da Alemanha, encontraram-se em Nohfelden, cidade irmã de Feliz, fazendo apresentações de danças e também de música.
São Vendelino em Sankt Wendel
Homônimos são os nomes do grupo de danças folclóricas alemãs de São Vendelino e o palco da apresentação deste sábado. E não é por acaso que o grupo recebe o nome da cidade alemã de Sankt Wendel, afinal, foi dela que vieram os primeiros imigrantes alemães em São Vendelino, e estes, em sua bagagem, trouxeram cultura, muita cultura. E com a mesma satisfação, em viagem à Alemanha, é que os brasileiros do Pequeno Paraíso levaram consigo uma “tonelada” de histórias de vida aqui vivida.
Depois de passarem por outras cidades, inclusive fazendo visitas oficiais levando convites para visitar São Vendelino em outubro, quando da Kerbfest, e em abril de 2020, na Stadtfest, os integrantes do grupo de danças, dentre os quais o prefeito Evandro Schneider e sua esposa Andréia, sentiram-se, definitivamente em casa ao aportarem em Sankt Wendel. E não foi por conta dos santos iguais aos que estão no centro de São Vendelino, mas pelo encontro com pessoas já conhecidas e de grande bem-querer. Assim, apresentar-se em casa, ouvindo o familiar dialeto, e podendo interagir com o passado e o presente, com os olhos no futuro, fez com que o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sankt Wendel brilhasse à sobremaneira. Eram só sorrisos E a alegria não para por aí.
“Se nós nos sentimos em casa em Sankt Wendel queremos convidar à comunidade aqui da Alemanha para se sentir em casa em São Vendelino. Aqui a hospitalidade é boa. A cerveja excelente, mas nós também podemos oferecer isso em retribuição ao que nos deram. Venham todos ao Brasil”, destacou o prefeito Evandro Schneider, em sua fala.
Por se tratar de uma viagem oficial em seus primeiros dias, Evandro levou consigo, também, material publicitário alusivo a São Vendelino, presenteando às autoridades alemãs. Neste domingo, em nova apresentação, o destino é a cidade de Nohfelden, desta vez em conjunto com a Orquestra Municipal de Feliz, que estará na cidade que é sua irmã. “Iremos aproximar nossas cidades na Alemanha, afinal, a cultura muito se assemelha e podemos erguer com orgulho as bandeiras culturais do vale do Caí, do Rio Grande do Sul e do Brasil”, citou Schneider.
Depois da estada na região do Saarland a comitiva cultural de São Vendelino tem outras apresentações programadas, estando, então, o prefeito Evandro Schneider de férias, aproveitando com a família os dias na Europa, sem gerar custo algum para os cofres municipais.
Não bastasse as oportunidades culturais trazidas através do intercâmbio com Sankt Wendel, firmado a 16 anos, vieram também as conversações políticas, com a visita a autoridades alemãs. E para a surpresa dos brasileiros lá estava uma emissora de tevê de grande repercussão, fazendo reportagem sobre a trupe de São Vendelino e contando a história, de maneira resumida, do Pequeno Paraíso.
Interlocutor cultural do “Brasil-Alemão”, Klaus Lauck foi um dos entrevistados, dando entrevista e complementando as informações fornecidas pelo prefeito Evandro Schneider, pela princesa Cristiane Haefliger e pelo empresário João Neuri München.
O vídeo pode ser conferido no endereço https://www.sr-mediathek.de/index.php?seite=7&id=76639, e por volta dos 22 minutos deste telejornal surge a reportagem sobre o município brasileiro. A reportagem foi ao ar nesta segunda, em um noticiário que se assemelha ao RBS Notícias, dando cobertura a todos os assuntos do Estado.
Feliz em Nohfelden
Vindas das mais diferentes regiões da Alemanha para assistir a Orquestra Municipal de Sopros de Feliz, os alemães como Freimut e Erika Stephan, acompanharam maravilhados a apresentação dos felizenses, com eles cantando Sierra Madre del Sur.
Os músicos felizenses fizeram muito bonito em todos os lugares que passaram, mas em especial em Nohfelden, a cidade irmã de Feliz, sendo recebidos pelo prefeito Andreas Veit.
Tendo a frente da trupe Jacinto Klein, da JJ Klein Intercâmbios Culturais, a comitiva está visitando outras cidades da Alemanha e fora dela, de modo que a cultura possa ser difundida.
Depois das apresentações no entorno do Saarland, onde fica a cidade parceira de Feliz, a trupe partiu para um tour por outras regiões, inclusive visitando a neve, no mais elevado ponto da Alemanha. Se nas cidades a temperatura beirava os 40 graus, no topo da Alemanha, estava em numerais negativos. Mas, quando se está fazendo uma turnê, frio ou calor são apenas ingredientes que ampliam a emoção de conhecer a cultura de uma terra de nós tão próxima e tão distante.