Cultura
Iuri – um golaço no time da fé
Publicado
9 anos atrásem
Por
Jornal QtalPara sagrar Iuri Hummes Specht à Igreja não havia lugar melhor que uma quadra de esportes, afinal, o cracaço de bola entra, agora, em definitivo, para o time de Cristo.
Iuri, salvadorense de coração, fez dobradinha no palco com o seu colega Antônio Becker, levando o público presente ao centro de esportes de Paverama ao completo delírio. Não foram 90 minutos de jogo, mas longos anos de preparação para o dia de domingo. Para Iuri, 26 anos, e Antônio, 36, 29 de novembro era o grande dia, afinal, estavam sendo sagrados diáconos a frente de mais de cinco mil pessoas.
Antônio Hochscheidt Becker
O jovem de 36 anos é filho de Levino Becker (in memoriam) e Elsa Hochscheidt Becker. Natural de Alecrim, onde pertenceu à Paróquia Santa Cecília, hoje, Antônio pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião do Caí. No que diz respeito à ordenação, o sentimento é de ansiedade e de muita alegria pelo sim dado.
“Quero agradecer o apoio recebido de meus familiares e todo o povo de Deus, afinal, entenderam a importância da minha resposta afirmativa ao chamado”, citou o novo diácono.
A ordenação presbiteral de Antônio está marcada para o dia 29 de abril de 2016. Ao passo que a primeira missa será no dia 1º de maio. As duas celebrações serão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião do Caí.
Por ter 10 anos mais do que Iuri, Antônio, mostra maior tranquilidade em sua fala, chegando ao altar como se fosse regente de um time. Discreto soube cativar ao público e fazer dobradinha com Iuri.
Iuri foi pros braços do povo
Poucos momentos antes de pisar na quadra de esportes, por onde apenas passaria para chegar ao palco para receber sua principal premiação da vida, Iuri foi questionado sobre o que sentia. A resposta veio de pronto: “alegria, muita alegria”.
Lá adiante, bem junto ao palco, vovô Artêmio e vovô Edegar, ladeados por suas esposas, observavam curiosos a chegada do jovem. Desta vez não adentrava o campo para fazer gols, mas, necessário não seria, pois receberia a ordem diaconal que, para ele, muito mais representa que uma bola na rede.
A entrada triunfal foi feita juntamente com os pais, José Paulo Specht e Mariani Hummes, cercado de padres por todos os lados. Estava sereno e sabedor do que viria pela frente naqueles momentos, mas, depois de ouvir as palavras de Dom Paulo de Conto, bispo da diocese de Montenegro, Iuri mudou as feições. Percebera que a vida ficara ainda mais séria. Os compromissos ainda maiores.
Prostrado diante do altar recebeu a ordem diaconal e das mãos dos pais, a estola transversal. Acarinhou a irmã Monalisa e derramou uma lágrima apenas. Era a simbologia que bastava para mostrar que o gigante, com mais de 1,90, é também um homem de coração mole.
Em seu pronunciamento, ao lado de Becker, falou do sentimento familiar e do agradecimento a todos que o ajudaram. Lembrou do irmão, Iurgen, que está morando no distante Velho Mundo, e afirmou que o seu mano estava ali, presente, em alma e coração.
Findada a celebração, Iuri, que é chamado carinhosamente de Padre pelos amigos da cidade natal, foi para os braços do povo. De abraço em abraço, o quase sacerdote, agradecia aos votos de felicitações. Com um largo sorriso na cara respondeu à brincadeira: “Fazer gols pela SUS é bom, mas este momento aqui é muito melhor”.
Tanto a prefeita Carla Maria Specht quanto o presidente da câmara de vereadores, Joaquim Lunckes, estiveram nos atos de ordenação, saudando ao jovem salvadorense e desejando que o seu exemplo seja por muitos seguido.
Aquele que poderia ter sido profissional no futebol ou no vôlei – assim como seu irmão – optou ser pastor do reino de Deus, e o fará muito bem. Ainda resta um passo para que faça justiça ao seu apelido, sendo ordenado padre no dia 13 de maio, na Paróquia de Três Santos Mártires das Missões, em Salvador do Sul, pelas mãos de seu tio avô, Dom Cláudio Hummes. No dia 15 acontecerá a sua primeira missa, igualmente na Matriz.
Será dia de uma nova partida, desta vez com Iuri jogando em casa, empilhando alegrias frente às pessoas que o amam e admiram desde os primeiros dias de sua existência.
Você pode gostar
Cultura
Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalAinda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.
Bom Princípio
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalNa manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.
Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.
Bom Princípio
Bom-principiense debate o Tempo em sua obra
Publicado
1 semana atrásem
15 de outubro de 2024Por
Jornal QtalTrending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura5 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Bom Princípio5 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras