Cultura
Festur é apresentada ao grande público
Publicado
9 anos atrásem
Por
Jornal QtalTrajadas em veludo alemão, radiantes e envoltas em aura de magia, foram chamadas a se apresentar, pela primeira vez, as soberanas salvadorenses. As margaridas bordadas em suas vestes oficiais fizeram que com Vanessa, Cassiane e Vivian encarnassem o próprio espírito local, sendo instituídas como símbolos da beleza e simpatia salvadorense.
Em sua fala, Vanessa Rhoden, rainha da 11ª Festur, não falou em seu nome, mas também das princesas Vivian Lameira e Cassiane Finger, assim como saudou as embaixatrizes do município, que integram a corte e serão fundamentais no trabalho de divulgação do evento que ocorre em dois meses. Vanessa falou com propriedade sobre o trajes, criados através do talento de Carolina Löff , que é consultora de moda e imagem. “Os traços e o tecido remetem à Alemanha, país de onde vieram boa parte de nossos pioneiros, trazendo consigo a sua cultura que é viva até hoje”, citou a rainha, dando ênfase à confecção das vestimentas por conta do Atelier Carine.
Ainda que as soberanas fossem as grandes estrelas da noite de apresentação da Festur e sua programação, o evento guardou um considerável número de surpresas aos convidados presentes. A presidente da AAOMA, Laura Adriana Molinari Ritter, fez uso da palavra, deixando claro que a entidade promotora do evento conta com o apoio da comunidade na organização da Festur e no êxito do evento que será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro.
“Tenho em mim um misto de alívio e redobrada responsabilidade. Sim, aliviado estou por tudo estar andando bem. Mas, ao olhar para as soberanas, belíssimas por sinal, percebo que a festa se aproxima e que elas são a imagem viva de nossa festa. Mas de nada adiantaria apresentar apenas a mulher salvadorense em nossa festa, conclamo que as empresas de nosso município também se envolvam com este projeto chamado Festur. Já temos parcerias firmadas, mas a Festur tem espaço para ainda mais expositores e apoiadores locais, afinal, esta festa é a nossa vitrine. Quero crer que, os empresários aqui presentes, irão formar um círculo virtuoso em favor da nossa Festur. Sempre há lugar para quem vem construir”, frisou o presidente da Comissão Organizadora da 11ª Festur Carlos Alberto Kummer, tendo agradecido a confiança nele depositada e partilhando com a comissão organizadora os trabalhos e méritos futuros. Aproveitou ainda para reforçar o convite para que todas as entidades estivessem presentes na festa, convidando, também, a câmara de vereadores, através de seu presidente Joaquim Lunckes e os demais edis. “Gostaria, também, de enaltecer a presença da imprensa que, com o seu papel de construir sociedade, é parte fundamental da divulgação da Festur. De maneira especial saúdo aos integrantes da mídia regional e estadual pedindo que ajudem a construir uma Festur melhor, dando condições de que seja apresentada a pujança local frente a este período de tão séria crise. Que os holofotes se voltem à Festur…”, finalizou Kummer.
Chegou então o discurso do visitante mais ilustre. O deputado estadual Ronaldo Santini, representando a Assembleia Legislativa, brincou com a situação, dizendo que os trajes das soberanas são lindos. “Sim, os trajes são belíssimos, mas não ficariam bem em mim. Acredito que as soberanas de Salvador do Sul ajudam e muito para que o traje simbolize esta terra com tanta beleza”, brincou o deputado comprometendo-se em ajudar na divulgação do evento. Santini, também, elogiou a Orquestra Municipal que havia se apresentado momentos antes da abertura das atividades.
Coube à prefeita Carla Maria Specht o desfecho dos discursos, rendendo agradecimentos a todos os que se envolvem com a ideia de construir cidade. “Aprendemos, na vida pública, que não há crise forte o bastante que resista ao trabalho, somente por isso já se justificaria a realização da Festur no ano de 2015, ano em que o Brasil e o Rio Grande do Sul enfrentam momentos delicados. Queremos, como administração municipal, destacar a importância da criatividade e do investimento neste momento em que a muralha parece intransponível. A Festur é a nossa marca de desenvolvimento. É a nossa motivação. É também a nossa alegria. Não existe comunidade que se desenvolva sem que haja um motivo para tal. E Salvador do Sul, desde a sua mais remota história, com os imigrantes vindos da distante Alemanha, é a prova que é possível superar dificuldades. Se os desbravadores desta terra conseguiram abrir clareiras e picadas em meio às matas, construindo uma pequena civilização, devemos nós construir cidade. E mais, devemos ser cidade, deixando de lado o pessimismo e as ácidas críticas de quem pensa apenas em si próprio. Salvador do Sul é mais do que uma ou duas pessoas. Somos cidade. Somos município. E é por isso que ocorre a Festur”, afirmou a prefeita dando continuidade à sua fala fazendo referência à comissão organizadora da Festur. “Ao presidente Carlos Alberto Kummer e sua comissão organizadora, votos de sucesso nesta empreitada. Mas antes do sucesso vem o trabalho e, estes aqui estão, não temem trabalhar, pois tem braços fortes e mentes criativas para apresentar soluções quando outros apenas apresentam problemas”.
Vieram depois momentos de holofotes para soberanas e comissão organizadora, com direito a fotos que serão de grande importância, também, na divulgação da Festur que terá grandes shows. Entre eles Thaeme e Thiago, no dia 14 de novembro, trazendo ao palco os sucessos de uma das principais duplas da música nacional na atualidade. Banda Melody, dia 13, e João Luiz Correa, dia 15, mostram também a ecleticidade cultural da festa que mantém a tradição salvadorense e sua festa maior.
Seguiram entrevistas à realeza e comissão organizadora, enquanto que os presentes puderam fartar-se com um coquetel tipicamente colonial, onde os ares germânicos foram redobrados, dando a entender que a decoração do CTG Querência da Serra, naquele dia, era parte de um todo que chegará ao seu ápice no dia 12 de novembro.
Você pode gostar
Cultura
Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalAinda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.
Bom Princípio
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalNa manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.
Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.
Bom Princípio
Bom-principiense debate o Tempo em sua obra
Publicado
1 semana atrásem
15 de outubro de 2024Por
Jornal QtalTrending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura5 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Bom Princípio5 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras