Economia
Entenda as regras para a troca de presentes e os principais cuidados nas compras online
Publicado
5 dias atrásem
Por
Jornal QtalJá virou tradição: após as confraternizações e o Natal, consumidores se dirigem às lojas para trocar presentes. Embora os comerciantes não tenham obrigação legal de substituir produtos em perfeito estado por simples insatisfação, muitos adotam a prática como uma cortesia, seguindo suas políticas de troca e devolução.
“Por liberalidade, é questão estratégica de negócio. As lojas realizam a troca de presentes sem vício ou defeito no prazo de até 30 dias depois da compra, e em dias da semana previamente estabelecidos. Como não se trata de uma obrigatoriedade prevista no Código de Defesa do Consumidor, os lojistas têm o poder de estabelecer tais procedimentos”, explica Alan de Matos Jorge, professor do curso de Direito da Estácio.
Entre as exigências para efetuar a troca como cortesia, o cliente deve apresentar o cupom fiscal. “No caso de roupas, alguns lojistas realizam a troca desde que as peças estejam com a etiqueta original. Com relação aos eletroeletrônicos, a maioria dos comerciantes exige o cupom fiscal – ou documento equivalente”, informa o advogado.
Se o produto apresentar falha ou defeito, o consumidor tem direitos garantidos. Alan de Matos Jorge explica que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode solicitar a substituição das peças com problema. “A troca de peças costuma ser feita pelas assistências técnicas autorizadas dos fabricantes. No entanto, muitos comerciantes concedem ao consumidor um prazo, que consta no verso das notas fiscais, para a realização da troca imediata do produto com algum tipo de mau funcionamento. O prazo varia de 48 horas a sete dias contados da data da compra”, orienta.
Já no e-commerce, as regras diferem das lojas físicas. O professor destaca que, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode desistir da compra feita online no prazo de sete dias, contados do recebimento da mercadoria. Esse direito, conhecido como “direito de arrependimento”, permite o cancelamento da compra com a devolução integral do valor pago, sem necessidade de justificativa. Além disso, as despesas para devolução devem ser assumidas pela empresa, como parte do risco inerente ao e-commerce.
Além de compreender seus direitos, é essencial ter cuidado ao realizar compras online. Douglas Dutra, professor de Direito da Estácio, alerta sobre a importância de verificar a confiabilidade das lojas virtuais para evitar transtornos. “Verifique a reputação da loja, especialmente em plataformas como Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br, e confira se as reclamações são respondidas e solucionadas. Outro ponto importante é averiguar o CNPJ e a identidade do responsável pela loja. Essa análise ajuda a evitar golpes, comuns em datas festivas, quando consumidores se deixam levar pela empolgação”, orienta o advogado.
Dutra também ressalta a importância de desconfiar de lojas com reputação duvidosa ou anúncios suspeitos que redirecionam para páginas desconhecidas, que podem ser fraudulentas. “Sempre que possível, prefira realizar compras por aplicativos oficiais, que oferecem maior segurança”, sugere.
Por fim, ele reforça a importância de estar atento ao prazo de garantia, que é de 90 dias em caso de defeito. Durante esse período, o consumidor pode solicitar troca ou reparo do item. “Se o problema persistir, é possível buscar auxílio de órgãos como o Procon ou o Juizado de Pequenas Causas”, afirma Douglas Dutra.
Você pode gostar
Economia
Plastiweber conquista prêmio sustentabilidade
Publicado
2 meses atrásem
12 de novembro de 2024Por
Jornal QtalA Plastiweber, empresa gaúcha de soluções sustentáveis em plásticos, conquistou o Prêmio Prata Plástico Sul em gestão sustentável na categoria Sustentabilidade com o projeto Naturecycle, que entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições,
empresas e pela população local. A iniciativa já evitou o descarte de 4.899.528,34 kg de plástico no meio ambiente, que corresponde a cerca 195 milhões de embalagens resgatas da natureza, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa equivalente a aproximadamente 4,47 milhões de quilogramas de gases de efeito estufa, equivale à emissão anual de aproximadamente 4.095 carros populares; e redução no consumo de 14.769.319l quilowatts de energia, que corresponde ao consumo anual de aproximadamente 7.735 casas. Empresas integrantes do ecossistema participaram da premiação, como Santa Clara, Girando Sol, Alternativa, Madesa e Orquídea.
Por meio do programa, a Plastiweber atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novas embalagens, ao mesmo tempo em que mobiliza pessoas, marcas e entidades a perceberem o valor deste material, evitando a destinação incorreta. Os recursos obtidos com os resíduos coletados através das iniciativas do programa são revertidos para as instituições participantes, com o objetivo de fortalecer a educação e a promoção da vida, como melhores estruturas para as cooperativas projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições. Diversos
parceiros aderiram à iniciativa, tornando-se imprescindíveis para o funcionamento do ecossistema criado.
Para Moisés Weber, CEO da Plastiweber, o reconhecimento confirma que a empresa está no caminho certo, ao promover a união de desenvolvimento econômico com benefícios socioambientais a partir da geração de produtos sustentáveis com valor agregado: – Receber o prêmio é uma validação do nosso compromisso em construir uma cadeia produtiva mais consciente e circular. Nosso trabalho vai além da produção sustentável; é uma jornada de transformação que só é possível com o apoio dos nossos parceiros. Cada cliente e colaborador envolvido reforça nossa missão de criar um futuro em que o plástico, reutilizado de forma responsável, faz parte da solução, e não do problema.
Para Pedro Henrique Jung, Gerente de Meio Ambiente da Cooperativa Santa Clara, a parceria fortalece o compromisso da empresa com as práticas ESG e cria a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável: – A Cooperativa Santa Clara busca cada vez mais fomentar a economia circular em suas atividades. Internamente, tratamos de forma estratégica a parceria com a Plastiweber; somos parceiros do projeto por percebermos o trabalho envolvido nesses produtos e, principalmente, pelos benefícios socioambientais e impactos positivos que são gerados
a partir dos projetos.
Para Vanessa Sousa, coordenadora de marketing e relações públicas da Orquídea, é um pilar fundamental da empresa reduzir o impacto ao meio ambiente e colaborar para um futuro sustentável:
– A Orquídea foi uma das pioneiras no uso de enfardamento das farinhas com plástico reciclado. O Naturecycle contribui com todos os pilares que sustentam nossa política de qualidade e nosso propósito de alimentar além do alimento. Não estamos apenas produzindo farinhas, massas e biscoitos, e sim parcerias que reduzem resíduos na natureza, geram empregos, levam educação e conscientização, além de beneficiar catadores e cooperativas.
Segundo Juliano Fassina, analista de Meio Ambiente da Madesa, países em desenvolvimento ainda apresentam desafios na reciclagem e na destinação correta de resíduos: – O programa Naturecycle e a parceria Plastiweber/Madesa Móveis contribuem para reduzir impactos ambientais e promover o uso consciente dos recursos naturais, servindo como modelo inspirador. A iniciativa fortalece nosso compromisso ao implementar a economia circular do plástico em nossas operações. O programa fortalece a Política de Sustentabilidade da empresa, promovendo a destinação correta de resíduos e apoiando entidades parceiras, alinhando práticas diárias aos valores ambientais.
Na visão de Juliana Rodrigues da Rosa, Executiva de Relacionamento e Branding da Alternativa, a sustentabilidade é uma pauta do agora: – O uso de embalagens recicladas é um pilar essencial para um mercado mais sustentável e responsável. Na Alternativa, reconhecemos que essa prática vai além da simples redução do impacto ambiental: é um caminho para promover a economia
circular, em que materiais são reaproveitados e valorizados em novos ciclos de vida. Atuar com essas práticas mais ecológicas estimula toda a cadeia, colaboradores, parceiros e clientes a adotarem uma postura mais consciente.
Para Patrícia Aguiar, responsável pela área ambiental da Girando Sol, iniciativas do tipo apresentam múltiplos benefícios, sejam ambientais, sociais ou econômicos: – Do ponto de vista econômico, a reciclagem de materiais pode gerar um ciclo positivo de criação de empregos em setores de coleta, triagem e processamento de materiais recicláveis. As empresas que adotam essas práticas melhoram a sua imagem junto aos consumidores, que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e preferem marcas que adotam soluções mais responsáveis.
Ecossistema NatureCycle
O programa atua através de diversas frentes nas cidades gaúchas. Uma dessas ramificações é o projeto Escola Sustentável, que busca conscientizar crianças e jovens, por meio de parcerias com escolas, sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental. Em 2023 o projeto recuperou mais de 53 mil kg de resíduos e entregou mais de R$102 mil para a educação.
Também parte do ecossistema, a iniciativa Resíduos pela Vida estimula moradores a destinarem seus resíduos em 16 Pontos de Entrega Voluntários (PEV) espalhados por diversos municípios, para que os recursos sejam revertidos para ações sociais. Em 5 anos de projeto, já foram impactadas positivamente cerca de 35 mil pessoas. No ano passado foram recuperados mais de 9 mil quilos de resíduos.
Já o Cooperativa + Circular conta com a participação de cooperativas e capacita essas entidades para que se tornem negócios sustentáveis, gerando créditos de reciclagem com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento estrutural delas. Em 2023 foram recuperados mais de 101 mil quilos de plástico flexível e destinados mais de R$ 30 mil através de créditos de reciclagem.
E o Projeto Natal Mais Feliz, que foi criado para proporcionar lazer e diversão para as famílias no Natal. O projeto inclui, além de atividades gerais no município de Feliz onde as crianças podem trocar plásticos flexíveis por brinquedos, iniciativas diretamente com as cooperativas parceiras da Plastiweber. No ano passado foram recuperados 24 quilos de plástico flexível e cerca de mil pessoas foram beneficiadas.
Economia
Mentes Brilhantes homenageiam Clóvis Tramontina
Publicado
2 anos atrásem
29 de junho de 2023Por
Jornal QtalRealizada em 27 de junho, a primeira edição da Conferência Mentes Brilhantes reuniu mais de 3 mil empreendedores, empresários e investidores no auditório Araújo Vianna em Porto Alegre. Além dos painéis sobre inovação e empreendedorismo, o evento foi marcado pela entrega de uma homenagem a quem ajuda a tornar o ecossistema de negócios gaúcho mais forte. O empresário Clovis Tramontina foi um dos escolhidos para receber a distinção em reconhecimento ao seu legado à frente da Tramontina.
Clovis destacou a importância das pessoas para que grandes empresas se desenvolvam e consolidem e lembrou que entusiasmo, otimismo, competência e paixão pelo negócio são essenciais para o sucesso. A honraria foi entregue por Daniel Randon, presidente da Randon, que enfatizou a relevância da empresa durante mais de um século para o desenvolvimento do estado e do país.
Além de Randon, a Conferência Mentes Brilhantes contou com a presença de nomes como o economista brasileiro premiado pela Forbes, Ricardo Amorim, Tinga, Luciano Potter, Marcus Rossi, Manuela Bordasch, Cris Silva, Arildo Junior e Harry Fockink. O evento é um desdobramento do projeto Mentes Brilhantes, uma plataforma de conexões, capacitação e desenvolvimento criada em 2022 com o propósito de incentivar o empreendedorismo em todas as suas esferas, colaborando assim, para potencializar o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade.
Você já se imaginou fazendo um trabalho voluntário pelos lugares mais inóspitos do Brasil?
Para Yan Röse isso não é algo novo, de modo que ele, depois rodar parte das regiões centrais e nordeste do Brasil como missionário da palavra de Cristo, agora está, literalmente, embarcando em outra viagem.
“Entre os dias 12 a 26 de maio estarei indo à Amazônia fazer Jesus conhecido aos Ribeirinhos”, contou ele que, profissionalmente, atua como hair stylist. Um dos profissionais da barbearia Cadillac, de Bom Princípio, Yan, tem em sua conduta pessoal a missão de propagar o amor cristão, cuidando de pessoas, sejam quais forem as suas dificuldades.
“Neste momento um desafio de levantar R$ 2 mil para pagar hospedagem e transporte lá. Com esse valor vamos alugar um barco, para nos locomover e chegar nas comunidades ribeirinhas, dormindo nele”, contou, deixando a disposição o número a chave PIX (51 981506410) para depósito em prol do projeto.
No final do ano passado, juntamente com amigos, esteve em várias cidades do nordeste do Brasil, conhecendo realidades periféricas, retornando ao Rio Grande do Sul impressionado com a dualidade encontrada. Em algumas cidades turísticas há belas vitrines e próximo a elas pessoas com grandes dificuldades para ter uma vida digna.
Em sua viagem, além da tesoura e da máquina de cortar cabelos, leva a bíblia, transmitindo às pessoas a palavra de Deus e os ensinamentos de bem-querer.
“O que buscamos não é apenas a pregação, mas dar um mínimo de dignidade às pessoas que vivem muito à margem da sociedade”, contou Yan.
Reforçando, quem quiser colaborar poderá contribuir através da chave PIX (51 981506410).
Trending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Cultura6 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio6 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras