Conecte-se conosco

Salvador do Sul

São Pedro e Salvador dão adeus ao emancipador Sílvio Mallmann

Publicado

em

Líder emancipacionista de Salvador do Sul, em 1963, e São Pedro da Serra, em 1992, Sílvio Ignácio Mallmann deu seu adeus desta vida terrena e partiu à eternidade, terça, dia 27. 

Aos 95 anos, Mallmann, era figura folclórica na região, sendo um grande líder comunitário, de tal forma que esteve à frente de entidades e também das comissões emancipadoras. Dentre os emancipacionistas de Salvador do Sul, agora, só resta um, Renato Chies, que era o mais jovem da turma de então. Sílvio, com muito orgulho, falava destas empreitadas como quem lutava pelo lugar que amava. Em 2013 concedeu entrevista para o Qtal, juntamente com Guido Cornelius, Renato Chies e Ivo Lauro Kochhann. Mallmann ria das histórias de então, sendo naquele ano vivenciado o cinquentenário da união destes emancipacionistas. 

Sílvio (o segundo da direita) orgulhava-se da trajetória como emancipacionista

Sílvio era casado com Maria Selma, havia 72 anos, com quem teve sete filhos. Essa família cresceu tendo 15 netos e 13 bisnetos. Todos, de maneira unânime, tinham o avô Sílvio como referência.

Por vezes não entendia que os anos passaram e seguia trabalhando como se fosse um jovem. Lutou pela vida dos seus e também pela sua até o último instante. Fazia o seu melhor sempre. Com muito zelo cuidou da amada esposa à qual acarinhava com doces palavras. O apego emocional com a esposa era tamanho que se manterá para todo sempre. Amava tanto que, em tempos de noivado, saiu sem a aliança pois tinha tirado ela pra não sujar. Quando se deu conta, foi comprar outra igual, numa loja, pra não correr o risco da noiva notar que ele estava sem. Fazia tudo por amor. 

“O vô era uma daquelas figuras que adorava aprontar das suas. Contava, com orgulho, que era motorista exemplar, nunca tendo levado uma multa até os 90 anos. Se aventurava e deixava todos de cabelos em pé, afinal, um homem com mais de 80 subindo em um pinheiro não era pra qualquer um”, contou André Mallmann, neto e um dos que seguiu seu legado como líder, sendo vereador em São Pedro da Serra. Na veia política da família cabe lembrar ainda que dois de seus filhos tiveram destaque na vida pública. Adelar foi duas vezes prefeito e Danilo, cinco vezes vereador, ambos em São Pedro. 

A despedida de Sílvio foi comovente, contudo, ficava evidente que todos os seus deveres de bom cidadão foram cumpridos. Era gigantesco como ser humano e deixou um belo legado. Agora, na morada eterna, segue sendo modelo de conduta aos seus amigos e familiares.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 3 =

Salvador do Sul

Tramontina apresenta participação dos resultados

Publicado

em

Continuar Lendo

Salvador do Sul

Vanessa Reichert autografa na Feira do Livro da Capital

Publicado

em

A advogada salvadorense Vanessa Reichert terá o dia 31 de outubro marcado em sua história pessoal para todo o sempre. No último dia de outubro de 2023, a doutora em direito teve a oportunidade de lançar na renomada Feira do Livro de Porto Alegre o seu primeiro livro.

Judicialização da Saúde e os limites de uma intervenção judicial legítima” é a versão comercial da sua dissertação de sua doutorado. Por sinal, saúde é o assunto abordado por Vanessa desde a sua graduação em direito, tendo sustentado tese, na mesma linha, no mestrado. Segundo ela trata-se de um estudo de caso sobre decisões judiciais que determinaram sequestro de verbas públicas no Estado do Rio Grande do Sul.

A autora, em momento algum contrapoem o direito de busca junto à justiça do atendimento à saúde, todavia, aborda a temática em busca de maior igualdade de acesso para todos.

Escritora salvadorense pioneira na Feira do Livro de Porto Alegre, Vanessa, lembra que a sessão coletiva de autógrafos é organizada pela OAB anualmente na Feira do Livro, oportunidade para advogados divulgarem as suas obras. O evento, por sinal, contou com a presença do Presidente da OAB/RS.

A doutora em direito e também escritora é filha de Roque Reichert e Sueli Camillo Reichert, tendo atuação profissional desde 2012, quando da sua graduação na Ulbra.

A busca pela justiça plural gerando equidade social é visão clara da doutora em direito e escritora Vanessa Reichert.

Quanto à obra, que gera interesse por parte de advogados, a escritora acredita que o conhecimento deve ser partilhado para a evolução da sociedade como um todo.

 

Continuar Lendo

Salvador do Sul

Salvador Bierfestival tem novidades neste dia 2 de setembro

Publicado

em

Te liga aí, vai ter evento dos mais top em Salvador do Sul no dia 2 de setembro.
Começando na parte da manhã, as 10h, com a entrada colaborativa de um quilo de alimento não perecível, vai acontecer o Vintage Garage, com carros de antigos e especiais ali no Campo da SUS.
 
Vai ter Food trucks, com lanches dos mais variados, Cervejas Artesanais e o bom som de Jorge Flores, Banda Teaser e Rock de Quinta.
Aé, tem também uma novidade bacana pra quem gosta de comer bem. De meio-dia vai rolar um OPEN CHURRAS, com 2h de churrasco liberado aos cuidados de @oteuassador – faça sua reserva pelo direct do @salvadorbierfestival. Restam poucas vagas.
Para o evento estão programados passeios guiados pela cidade, com a guia Marlene Muxfeldt, devendo ser feita reserva prévia também pelo direct do evento.
A programação na rua vai até pelas 16h e aí o destino é a SUS.
A partir das 16h30 vai rolar o Salvador Bierfestival, em sua quarta edição, com oito diferentes cervejarias, das mais tops da região, e claro muita música. A exemplo das edições passadas, oito cervejarias irão disponibilizar diversos rótulos, contemplando os mais variados paladares: Edelbrau, TeutoBier, Charas, Das Bock, Barley, Uffenberg, Käfer e Urwald. Entre pratos típicos em encontros de cervejeiros, os visitantes terão opções como pizza em fatias.
No palco da SUS, o público será embalado por clássicos do rock com as prestigiadas bandas Pandora, Hatfield e Blue Label, além do acústico de qualidade de Gisele Deitos. Atendendo a pedidos, nesta edição, a música sertaneja também estará espaço na grade, com a dupla Bruno e Breno.
Os ingressos podem ser adquiridos nas Lojas Solar, pelo Instagram do evento, e também pelo www.sympla.com.br/salvador-bier-festival-2023__2058174
O valor do ingresso é de R$ 30 antecipado e na hora, se houver disponibilidade, custa R$ 40.

Continuar Lendo

Trending