Bom Princípio
Aberta a colheita do Moranguinho
Publicado
4 anos atrásem
Por
Jornal Qtal
Eis que os morangos, em forma de coração, já se destacam nas mesas das famílias gaúchas. E dentre eles, com o devido destaque, estão aqueles produzidos em Bom Princípio, com a qualidade que se faz reconhecida há anos.
A safra iniciou, oficialmente no dia 10 de agosto, sendo a primeira colheita feita pelas belas soberanas do município juntamente com o produtor Fabrício Seidl.
A propriedade rural da família de Fabrício é, sem dúvida, um exemplo da sucessão de gerações na vida do campo. Fabrício, que é a terceira geração da mesma família atuando na propriedade, dá prosseguimento ao trabalho iniciado por seu avô materno Ilmo Alles, de seus pais e de seus tios. Assim, com a mão de jovens lidando com a terra mostram que é possível, sim, manter e ampliar os trabalhos no campo com avanços tecnológico, associados à inspiração e transpiração. “Damos continuidade ao trabalho que foi iniciado há muitos anos, sendo o plantio de morangos importante para a nossa família e para o nosso município”, destacou Seidl, lembrando o trabalho do avô, do pai e dos tios que dedicaram seus dias à labuta rural.
Parte do calendário municipal de eventos, a abertura da safra neste ano teve ares mais intimistas, estando apenas as soberanas da Festa Nacional do Moranguinho em meio à lavoura representando a toda a comunidade. Mostrando que a vida não para nas lavouras, as soberanas promoveram a colheita de moranguinhos, valorizando assim a atividade rural que é a marca registrada de Bom Princípio.
Não há, em 2020, edição da Festa Nacional do Moranguinho estando a próxima agendada para 2021, mas a produção de morangos, é claro, não pode cessar. O pequeno fruto doce e de tom avermelhado segue tendo estrelato permanente em grande parte das mesas, assim, com a simbólica colheita feita por Caroline Reuss, Andressa Henz e Daniela Flach, inicia-se a safra do ano, na esperança que os saborosos frutos possam adoçar um pouco os meses que restam deste 2020 tão diferente do que todos sonharam.
Conforme a secretaria municipal da agricultura a expectativa de colheita neste ano é cerca de 680 mil quilos de sua fruta símbolo, que é produzida por 80 famílias. “A estiagem e depois as cheias trouxeram perdas, mas temos a esperança de uma boa safra. Em anos de Festa do Moranguinho, por motivos evidentes, a área plantada é maior e, consequentemente, a safra também”, citou o secretário da Agricultura Daniel Lermen. Além da qualidade que deu fama aos morangos bom-principienses (e ao próprio município), a fruta é uma das principais referências para manter os produtores em suas terras. Inclusive as novas gerações que estão permanecendo nas propriedades e se qualificando para tocarem adiante os negócios das famílias.
Alexandre Matusiak, extensionista da Emater, garante que o clima atual – mais quente durante o dia e frio a noite – tem favorecido o bom desenvolvimento das frutas, que deverão ter escoamento garantido no mercado, chegando doces, bem vermelhas e saudáveis ao consumidor. Com quase 50 anos de história neste cultivo, Bom Princípio é tida como a Terra Nacional do Moranguinho. A Emater/RS-Ascar, que atua por meio de parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, apoia os agricultores em todas as etapas de produção da fruta.
De acordo com a Emater, que dá suporte aos produtores locais, a evolução se deu graças as melhorias como a introdução de estufas altas, que aumentaram a produtividade e possibilitam trabalhar em pé e cobertos da chuva – além de reduzir cerca de 80% a necessidade de insumos químicos. Além da própria produção orgânica, que conta com vários adeptos no município, e dos subsídios pagos pela prefeitura na compra de mudas importadas.
“Cabe lembrar que além da Emater e da Secretaria Municipal da Agricultura, o Sindicato de Trabalhadores Rurais, e as associações (Bom Morango e Eco Morango) também não medem esforços pelo êxito do trabalho do setor primário, valorizando, em especial, o cultivo da fruta símbolo do município”, pontua o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder que, também, é produtor rural e cultiva morangos junto com seus familiares.
Não por acaso, praticamente 100% da produção bom-principiense é vendida in natura no Ceasa, em Porto Alegre, e em marcados da Região Metropolitana e Serra. E, também não por acaso, o produto é marca de Bom Princípio, com direito a um pórtico gigantesco, no formato da fruta, no Parque Municipal.
“Vivemos dias diferentes de tudo o que conhecíamos até aqui de tal forma que precisamos nos adaptar. Nos afastamos das pessoas por precaução, mas jamais poderíamos nos afastar da nossa fruta símbolo, afinal, alimentação saudável e de sabor sem igual sempre fará parte de nossas vidas. Valorizamos, em especial, aos que cultivam a terra, que produzem alimentos, e assim, com a abertura da safra do moranguinho estamos reconhecendo o esforço de tantas famílias em trazer às nossas mesas o que há de melhor em Bom Princípio”, salienta o prefeito Fábio Persch.
Não se tratava do Jardim do Éden, mas era na localidade do Paraíso, na propriedade da família Seidl, a abertura da safra. Havia no local as encantadoras soberanas, representando a beleza da gente de Bom Princípio, e claro, frutas, as melhores frutas: morangos!
Fotos: Juli Klering/Divulgação
Texto: Alex Steffen
Você pode gostar
-
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
-
Aniversário de Bom Princípio terá grandes shows e entrada franca
-
Superavit da Festa do Moranguinho chega a R$ 607 mil
-
Show de cultura na abertura da Festa do Moranguinho
-
Restauro do Hospital é apresentado projetando o futuro com base no passado
-
Está, oficialmente, aberta a safra do Moranguinho
Bom Princípio
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalNa manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.
Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.
Bom Princípio
Nova ala do Hospital São Pedro Canísio é entregue
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalEmoção, união, e a sensação de mais uma missão cumprida. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração da ala nova do hospital São Pedro Canísio na tarde deste sábado, dia 19 de outubro.
Inaugurado em 2 de junho de 2018, o hospital de Bom Princípio celebrou hoje a conclusão de mais uma importante etapa de ampliação, que praticamente dobrou o espaço de área construída. São mais 1.406 m² de construção, o que inclui 33 novos leitos, refeitório, cozinha, farmácia, almoxarifado, um elevador e outros espaços novos, além da realocação de salas e consultórios.
Gestores do hospital, membros do Conselho Administrativo do Hospital e do Conselho Municipal de Saúde, administração municipal, representantes do Estado, deputado federal e assessores parlamentares, equipe de profissionais do hospital e público em geral aplaudiram a parceria entre Associação Beneficente São Pedro Canísio e poder público, que oportunizaram mais esta importante obra.
Discursos emocionados enaltecem o trabalho de muitas mãos
A diretor-presidente do hospital e cerimonialista do evento, Adriana Schvade Seidel, destacou o trabalho de muitas pessoas que vem sendo feito pelo hospital desde o princípio, ressaltando a importância do engajamento de tantas gestões e partidos na causa.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital, José Vanderlei Baumgratz (Deco), a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Tatiane Misturini Fiorio, e o deputado federal Osmar Terra também falaram ao público, enaltecendo mais essa grande conquista para a saúde de Bom Princípio.
O prefeito Fábio Persch foi o último a se pronunciar. Ele lembrou que na inauguração do prédio novo, em 2018, a gestão Fábio e Joãozinho se comprometeu, junto com a Associação SPC e com a 5ª CRS, em aumentar o número de leitos, obra que se concretizou nesta data. “Agradeço o apoio dos deputados, vereadores, Associação São Pedro Canísio e comunidade, que tornou essa importante obra possível. Estamos muito felizes por entregar mais 33 novos leitos para a comunidade. Com certeza, essas melhorias vão oportunizar ainda mais qualidade de atendimento para nossos munícipes e região”, comemorou, emocionado.
A celebração teve também a entrada solene da estátua de São Pedro Canísio, padroeiro do centro de saúde local, e a oferta simbólica de uma rosa vermelha por cada um dos colaboradores do hospital. Sob aplausos e olhares emocionados, o prefeito Fábio e o vice João Weschenfelder, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, Adriana, Tatiane e Deco inauguraram oficialmente o novo espaço. Por fim, em vez de fogos de artifício, balões brancos subiram aos céus sob calorosos aplausos para festejar a conquista e pedir bênção sobre o hospital de Bom Princípio.
Bom Princípio
Bom-principiense debate o Tempo em sua obra
Publicado
1 semana atrásem
15 de outubro de 2024Por
Jornal QtalTrending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura5 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Bom Princípio5 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras