Prefeito eleito em Bom Princípio em 1982, José Hilário Junges é o mais longevo político do Vale do Caí, tendo em sua trajetória vitórias em Tupandi e também percalços recentes. Deixou a prefeitura em 2008 e de lá para cá fez três tentativas para voltar ao executivo. E em 2020 deu certo. 12 anos depois, com 12 votos de vantagem, Junges voltou a ser o escolhido do povo.
O equilíbrio da eleição era anunciado desde os primeiros dias, tendo Paulinho e Rejane a força de quem está no poder. Hilário e Bruno tinham experiência e a vontade de voltar à prefeitura. Afinal, todos querem a prefeitura de Tupandi, que é, proporcionalmente, a mais rica do Vale do Caí.
Hilário, mentor da implantação de aviários e pocilgas no município, mola propulsora do desenvolvimento local, queria uma oportunidade de ser prefeito com o município sendo economicamente forte. E terá essa chance entre 2021 e 2024. Hilário, assumirá a prefeitura com 76 anos. Para alguns idade avançada, para Hilário, experiência acumulada.
Bruno Junges, o vice eleito, também tem história na política, tendo sido vereador, presidente do legislativo e, também, prefeito, quando da cassação de Mano Kercher.
Hilário fez 1918 votos, contra 1906 de Paulinho. Assim não houve derrotados no pleito, apenas vencidos. Assim como Hilário fora vencido antes, agora saiu vencedor.
Na Câmara, o mais votado foi o jovem Matheus Klassmann, que em 2016 foi suplente e cresceu à sobremaneira, sendo eleito pelo MDB. Junto com ele, na Câmara estão Bruna Junges (do PP, que é filha de Bruno mas estava na chapa contrária) e Morenão (PP), Cláudia Franzen, Jairo Kunzler (ambos do MDB), Alice Früling, Nedio Wames e Lucas Rambo (Todos do PTB) e Marco Brand (PSB).
A campanha de Hilário foi marcada por um marketing inteligente e emotivo, fazendo o próprio Junges interagir nas redes sociais e ter contato com o eleitorado, em especial o mais jovem. A diferença de votos, reduzida, revelou uma divisão de opiniões em Tupandi, mas Hilário garantiu em sua primeira entrevista: “Vamos trabalhar para todos, não se preocupem! Estou muito feliz com a vitória e vamos viver Tupandi ainda mais intensamente”.
A eleição comprovou o título do seu livro biográfico: Nada é Impossível!