Conecte-se conosco

Bom Princípio

Filtradores vira sobre o Porto na primeira das finais

Publicado

em

Tudo levava a crer que o Porto faria frente ao Filtradores nas finais do futsal de Bom Princípio, ainda mais quando Jean Junges abriu o placar logo no comecinho do jogo. O Porto, na fase eliminatória, havia vencido ao multicampeão Filtradores e estava armado para vencer novamente. Mas, no futsal as hipóteses extracampo devem ser esquecidas quando a redonda der o primeiro giro.

Porto abriu os trabalhos ao balançar a rede no comecinho

O jogo ganhou ainda corpo depois do gol do Porto. A correria intensa e até algumas entradas mais viris chegavam a impressionar. Era questão de tempo para mais um gol. Ou melhor. Mais alguns, afinal, futsal que se preza, tem muitos gols.

Charles empatou para o Filtradores, em um tic-tac interessante, fazendo jus à quadriculada camisa que usavam. Assim como a Croácia, no futebol de campo, o Filtradores toca muito a bola, em progressão, e assim, foi envolvendo ao Porto. Nestor Arnhold, fazendo valer o seu apelido (Flecha), surgiu veloz em meio à jogada de ataque, e fez o segundo. E quase ao final do primeiro tempo, o goleiro Bilica fez mais um, em uma pancada desviada em frente ao arqueiro Alemão. Final do primeiro tempo e lá estava o placar, 3 a 1 para o Filtradores.

O Filtradores fez três na primeira etapa e no tempo complementar repetiu a dose

O Porto mudou de goleiro no começo da etapa derradeira, reestruturou o time em quadra e tentou. Mas ficou nas tentativas, afinal, a bola não mais balançou as redes do time xadrez. E o balde de água gelada veio logo, com Charles Guth, um cara “guth de bola” deixou mais um para o Filtradores.

Era a vez da estrela da companhia. Mathias Barth, sempre empenhado e com lampejos de genialidade, também fez o dele para o Filtradores depois de alguns minutos de jogo morno, afinal, a vitória estava encaminhada.

A torcida já gritava, esperando por um “baile”, mas o respeito foi mantido mesmo com o placar dilatado. O mesmo respeito que se tem por um pai. E por falar respeito pela figura paterna, Henrique Ledur, nas dependências do Ginásio José Bertoldo Ledur, fez o gol dele, olhando para o alto, onde consta o nome do seu finado pai, e foi para o abraço.

Era hora de reverenciar o Filtradores, que vencera com propriedade, e administrou o jogo considerando o adversário que estava do outro lado. O Porto, por sinal, precisa vencer a partida de volta para que chegue a uma prorrogação. Impossível? Não. Um time com craques como Junior, Tida, Dudu pode se impor, mas, o Filtradores não é páreo fácil. A próxima sexta, dia 16 de agosto, promete ser quente para saber o campeão municipal de 2019.

O desfile delas

As Divas desfilaram beleza e categoria

A primeira partida da noite trouxe a lembrança dos áureos tempos do futsal feminino de Bom Princípio. E a recordação foi justificada com a atuação das divas do Divas.

No comecinho da rodada de jogos das finais, Talita abriu o placar para o Divas, frente ao Ravena, vendo a vantagem aumentar com a sempre goleadora Liciane. Além de insistentemente balançar as redes, Liciane desfila em quadra a graça feminina quebrando os paradigmas, afinal, as belas também podem jogar. E jogar bem.

As belas do Ravena, até tentaram, mas a noite não era delas…

As gurias do Ravena foram à frente, com mais afinco, mas as mãos de Liciara pareciam ser do tamanho do arco, e a bola não pode transpor a linha. Liciara, assim como Liciane, brilhou. Enquanto uma garantia com a segurança de defesas, a outra, marcava gol. E foi Liciane que deixou mais um para o seu timaço. E no apagar das luzes da primeira etapa, Talita, fez o quarto. Depois disso, por 20 minutos, o jogo rolou, mais morno, mas a torcida podia ver em quadra charme e graciosidade, entrega e passionalidade pelo esporte. Enfim, a bola pesada pode ser tratada com carinho.

Fim de papo e 4 a zero para as Divas da quadra.

A experiência em quadra

Em busca do tetra – o Fênix venceu ao Ibis por 3 a 2

Aqueles que os jornalistas, no começo dos anos 2000 apontavam como promessas, hoje, pelos mesmos jornalistas são vistos como referências da evolução do esporte. Assim, quando Dilli, Vini, Fábio Andrioli e Patrick pisaram em quadra na noite de 9 de agosto de 2019, havia uma certeza: seria um jogão entre Fênix e Ibis.

A reedição das finais do ano passado. E parecia que a história se repetiria. O Fênix largou na frente, rapidinho, com Michael. E depois ampliou com Fábio Hastenteufel. E assim, com 2 a zero no placar, foi para o intervalo mais tranquilo.

O Ibis, que conta com o prefeito Fábio Persch no elenco, emparelhou o jogo no segundo tempo

Na segunda etapa o Ibis voltou mexido em sua estrutura em quadra. Usou da força de Vini Warken e Fábio Persch, o prefeito de Bom Princípio, para surpreender. E em jogada do prefeito pelo flanco direito, surgiu o primeiro gol, com Vini. Maninho deixou tudo igual no placar, dando sobrevida ao Ibis, que alimenta imortalidade de um time que muito venceu.

Na finaleira do jogo, porém, em erro na saída de jogo, a bola parou nos pés de Fábio Andriolli. Sempre matador. Sempre goleador. E Fábio Andriolli foi mais Fábio Andriolli do que nunca. Balançou as redes e deu números finais à partida.

Agora, o Ibis precisa vencer ao seu rival Fênix para levar o jogo à prorrogação. E para saber dessas histórias, bem, é preciso aguardar o dia 16 de agosto, onde o Campeonato Municipal de Futsal – Taça Herzpiller/Fuse, irá conhecer os seus campeões.

As medalhas já estão em Bom Princípio, e pelas mãos do diretor de esportes Dirceu “Pila” Fritzen serão destinadas aos craques da bola pesada. Na próxima semana saberemos a segunda parte desta história, por enquanto Filtradores, Divas e Fênix estão em vantagem.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Bom Princípio

Alemães visitam a Terra do Moranguinho

Publicado

em

Na manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.

Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Nova ala do Hospital São Pedro Canísio é entregue

Publicado

em

Emoção, união, e a sensação de mais uma missão cumprida. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração da ala nova do hospital São Pedro Canísio na tarde deste sábado, dia 19 de outubro.
Inaugurado em 2 de junho de 2018, o hospital de Bom Princípio celebrou hoje a conclusão de mais uma importante etapa de ampliação, que praticamente dobrou o espaço de área construída. São mais 1.406 m² de construção, o que inclui 33 novos leitos, refeitório, cozinha, farmácia, almoxarifado, um elevador e outros espaços novos, além da realocação de salas e consultórios.

Gestores do hospital, membros do Conselho Administrativo do Hospital e do Conselho Municipal de Saúde, administração municipal, representantes do Estado, deputado federal e assessores parlamentares, equipe de profissionais do hospital e público em geral aplaudiram a parceria entre Associação Beneficente São Pedro Canísio e poder público, que oportunizaram mais esta importante obra.

Discursos emocionados enaltecem o trabalho de muitas mãos

A diretor-presidente do hospital e cerimonialista do evento, Adriana Schvade Seidel, destacou o trabalho de muitas pessoas que vem sendo feito pelo hospital desde o princípio, ressaltando a importância do engajamento de tantas gestões e partidos na causa.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital, José Vanderlei Baumgratz (Deco), a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Tatiane Misturini Fiorio, e o deputado federal Osmar Terra também falaram ao público, enaltecendo mais essa grande conquista para a saúde de Bom Princípio.
O prefeito Fábio Persch foi o último a se pronunciar. Ele lembrou que na inauguração do prédio novo, em 2018, a gestão Fábio e Joãozinho se comprometeu, junto com a Associação SPC e com a 5ª CRS, em aumentar o número de leitos, obra que se concretizou nesta data. “Agradeço o apoio dos deputados, vereadores, Associação São Pedro Canísio e comunidade, que tornou essa importante obra possível. Estamos muito felizes por entregar mais 33 novos leitos para a comunidade. Com certeza, essas melhorias vão oportunizar ainda mais qualidade de atendimento para nossos munícipes e região”, comemorou, emocionado.


A celebração teve também a entrada solene da estátua de São Pedro Canísio, padroeiro do centro de saúde local, e a oferta simbólica de uma rosa vermelha por cada um dos colaboradores do hospital. Sob aplausos e olhares emocionados, o prefeito Fábio e o vice João Weschenfelder, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, Adriana, Tatiane e Deco inauguraram oficialmente o novo espaço. Por fim, em vez de fogos de artifício, balões brancos subiram aos céus sob calorosos aplausos para festejar a conquista e pedir bênção sobre o hospital de Bom Princípio.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Bom-principiense debate o Tempo em sua obra

Publicado

em

Nestor Augusto Schaedler, nascido em Bom Princípio, e radicado em Porto Alegre, lançou recentemente uma nova obra que irá qualificar as bibliotecas e ampliar a sabedoria dos seus leitores.
Aos 69 anos, Schaedler, lançou o livro Sob o Império do Tempo, que tem por intenção primeira tornar conhecida uma técnica estatística, de cunho elementar, mas que se mostra extremamente poderosa para efetuar prognósticos sobre a probabilidade de ocorrência de eventos futuros, dentro de certas premissas e de uma dada margem de confiança. Desde que obedecidas certas condições de aplicação, a técnica pode ser utilizada para diversos fins, desde assuntos corriqueiros do dia a dia, a título de mera curiosidade, até a abordagem de temas mais complexos, onde, com o auxílio de outros recursos estatísticos, pode-se chegar a conclusões muito relevantes. Isso é mostrado no livro: como a técnica foi estendida para efetuar prognósticos sobre o futuro da espécie humana, em uma tese que é conhecida na mídia como o Argumento do Juízo Final.
Longe de ser uma leitura simplória e direta, a obra faz pensar e refletir por horas sobre a própria essência humana e o caminhar da humanidade em meio ao rol histórico já transcorrido.
Conforme o autor “O entendimento da natureza do Tempo é um dos grandes desafios que temos a enfrentar. A passos pequenos aqui, passos mais largos acolá, a natureza aparentemente metafísica do Tempo é adrede substituída pela racionalidade da ciência. A Física Quântica e a Teoria da Relatividade trouxeram instrumentos poderosos para que se possa avançar na decifração desse ‘mistério’, um verdadeiro Enigma da Esfinge, que nos desafia nos tempos atuais”.
Maiores informações sobre a obra podem ser buscadas junto ao autor que, em suas redes sociais, tem um grande número de seguidores.
Esta é a quinta obra do escritor que, também é formado em Engenharia, Direito, História e Economia, além de ter especialização em outras áreas, inclusive fora do Brasil.
Ainda que distante de sua cidade natal, mantém raízes vivas e muita proximidade com Bom Princípio. É por valorizar a própria história e as origens que, Schaedler, pode falar com propriedade sobre o tempo.

Continuar Lendo

Trending