Cultura
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
Publicado
5 anos atrásem
Por
Jornal QtalNão era uma noite qualquer em São Pedro da Serra. 17 de maio de 2019, ficará marcada, em especial, para três belas jovens, afinal, foram eleitas para reinar na festa maior do município e, também, representar a beleza da mulher do município.
Ainda que o nome da festa de São Pedro da Serra – a Kappesberg Fest – remeta à origem teuto-brasileira da sociedade local, esta é uma festa multicultural, de tal maneira, que poucas horas antes do evento de escolha das soberanas foram anunciado, pelos organizadores da festa, o primeiro show a ser realizado em fevereiro de 2020. Mas, o anúncio de George Henrique & Rodrigo, que se apresentará em 15 de fevereiro, não foi o ápice da noite, afinal, queriam todos saber quem haveria de reinar no evento que é o retrato local.
Com um corpo de jurados constituído por pessoas de vasta qualificação em diferentes áreas, como beleza, gestão e cultura, foi possível fazer uma avaliação criteriosa das sete candidatas, de modo que as três mais preparadas fossem eleitas. Diziam os mestres de cerimônia – Patrícia Löff e Régis Cristiano Hoff – que a escolha das soberanas tivera muitos critérios além da beleza, assim, ficava evidente que era necessário um algo mais para que as gurias fossem coroadas.
A alternância do local da passarela, trazida para o centro da quadra de esportes do ginásio poliesportivo não seria a única novidade da noite. O bom público presente não chegou a lotar o ambiente, que é gigantesco, mas fez bastante barulho, mostrando que as torcidas estavam atentas. As soberanas que se despediam, Monique Fritzen e Jaqueline Lubenov estavam presentes e fizeram bonito, representando, também, a rainha Roberta Klassmann, que vive na Alemanha. Mas, Roberta, quando da despedida, surgiu no telão, evidenciando o seu sentimento por sua terra e sua gente. Mesmo longe, a rainha, não esqueceu dos seus súditos, os mantendo bem perto de si.
A prefeita Isabel Joner Cornelius poderia ter condecorado a realeza, mas, deixou o estrelato para aquelas que se despediam. Assim, a prefeita e os secretários, renderam reverências à todos os presentes, entregando mimos para os jurados e, também, para todas as candidatas. Era o momento de mostrar que o município de São Pedro da Serra vê a todos, não somente aqueles que estão em maior evidência.
Veio então o anúncio das melhores torcidas da noite. Larissa Kayser surgiu, de cantinho, na passarela, para agradecer aos seus torcedores. Também o fez Camila Scherer, assim, ficava a expectativa de quem seriam as soberanas. E, aquela história de que a premiação de melhor torcida é prêmio de consolação, foi por água abaixo a seguir.
Com a realeza em seu sobrenome, Larissa Kayser foi a primeira a ser chamada. Estava para lá de radiante, saltitante até, rendendo-se à emoção. Era ela uma das princesas da corte. Quem seria a próxima?
Diferente do que acontecera anos antes, Amanda Patzlaff tinha o seu nome proclamado ao microfone e, a morena, surgiu como entre nuvens tamanho era o seu flutuar. Estava ali, agora, como princesa da Kappesberg Fest, evento que sempre quis representar.
“E a rainha é…. é…. Camila Eduarda Scherer”, anunciava o protocolo. Todos olhares voltavam-se à passarela para, logo em seguida, repleta de brilhos e sorrisos, surgisse a vencedora da noite. O coração batia acelerado, parecendo não mais caber dentro do peito. Sim, a espontânea Camila agora era rainha. Foi coroada por seis mãos, quatro na passarela, e duas que em emoção vinham da distante Alemanha. A corte que dera adeus coroara rainha e princesas em ato sucessório de puro sentimento.
E que venha fevereiro, com a sua programação na 12ª Kappesberg Fest. E que o tempo imortalize o trabalho da nova corte, junto com suas embaixatrizes e todos os que se envolverem no maior evento local.
Quanto às soberanas, Camila, quando do aniversário de São Pedro da Serra, em 20 de março, rendeu homenagem em alemão ao seu município, assim, agora, em quantos quer que sejam os idiomas, deseja, São Pedro da Serra, à sua corte, expansivo à comunidade, Viel Glück und Fröhlichkeit für alle (muita sorte e felicidade a todos).
Você pode gostar
-
Com recursos do Estado e da prefeitura, São Pedro terá centro de cidadania
-
Criação de cordeiros dá visibilidade estadual a São Pedro e Salvador
-
Isa e Luizinho vencem em São Pedro da Serra
-
Isabel x Mello: prefeita e vice são adversários em São Pedro
-
Bickenbach e São Pedro buscam irmandade
-
Dança de São Pedro da Serra é premiada nacionalmente
Cultura
Kerbball celebra cultura e encerra ciclo da corte de São Vendelino
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalAinda que uma nova corte não tenha sido definida, Laura Schneider, Cheila Fritzen e Ana Luiza Schoulten sabiam que, vestidas como soberanas, adentrariam a última vez um evento oficial do município. E assim, no Kerbball de sábado, as gurias fizeram bonito. Muito bonito.
Além de dançarem e distribuírem simpatia, hoje até momento de apresentação musical, onde a rainha Laura tocou junto com a Orquestra de Sopros do município. O trio representou o município em um Kerbball e duas Kerbfest, de modo que entraram para a história e também escreveram belas páginas de suas vidas trajadas a rigor.
“Somos muito gratos às nossas soberanas que com tanta graciosidade nos representaram neste e tantos outros eventos, e desejamos a elas caminhos de sucesso em suas vidas. Sãio Vendelino lhes é grato”, pontuou a prefeita Marlí Weissheimer.
O Kerbball de sábado chegou à sua décima quinta edição, voltando a acontecer no Salão O Imigrante, com direto à comida típica, presença de alemães, apresentações de artistas locais e um belo baile de Kerb com a Banda Real. Com toda a simplicidade de São Vendelino e sua gente o baile foi um grande sucesso, com a participação de um animado público.
Para 2025 integra o calendário oficial a realização de uma nova Kerbfest, intercalando o calendário ano após ano com o Kerbball.
O evento contou também com a presença de alemães como Christa e Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel, Roland Hoffmann e Klaus Lauck, que vieram partilhar com comunidade de São Vendelino uma tradição que é presença também na cidade irmã no além mar.
Sob organização do Grupo de Danças Alemãs e com apoio da municipalidade, o Kerbball, remete à festa do padroeiro, como também acontece na cidade irmã, Sankt Wendel, na Alemanha. Essa arte cultural está perpetuada no Pequeno Paraíso, afinal, ocorre desde a década de 1990, evoluindo junto com o povo e as suas nuances sociais.
Bom Princípio
Alemães visitam a Terra do Moranguinho
Publicado
2 dias atrásem
21 de outubro de 2024Por
Jornal QtalNa manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.
Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.
Bom Princípio
Bom-principiense debate o Tempo em sua obra
Publicado
1 semana atrásem
15 de outubro de 2024Por
Jornal QtalTrending
-
Cultura7 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia4 anos atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Economia6 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Bom Princípio2 anos atrás
Eros Prado leva Pagode da Ofensa à Terra do Moranguinho
-
Bom Princípio5 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Economia6 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Esportes7 anos atrás
Mariana Brambilla orgulha a todos com seu talento nas quadras
-
Cultura4 anos atrás
Vicka inspira em ensaio virtual com Coral Jovem