Conecte-se conosco

Bom Princípio

Festa em dose dupla: Doutor Ruy Fracasso e Hospital São Pedro Canísio festejam

Publicado

em

Não é por ter recebido o título honorário de cidadão bom-principiense que Ruy Jorge Fracasso se sente como um deles. Caxiense de nascimento e morador de Porto Alegre por alguns anos, mudou-se para a então vila de Bom Princípio em 1967 tendo toda a sua família – esposa e dois filhos – e a mudança em uma Kombi. Estava formado médico havia dois dias e, de pronto, assumiu um grande desafio: evitar que a casa de saúde local fechasse suas portas.
No sábado que passou, quando dos 86 anos de fundação do Hospital São Pedro Canísio, Ruy Jorge Fracasso poderia ser mais um dos convidados, mas não o foi. Era ele, sim, um dos homenageados na noite. Aos 79 anos de idade, dos quais meio século dedicado à medicina, Doutor Ruy, como é mais conhecido, viu toda a sua família reunida. Os seis filhos, dois dos quais são médicos assim como ele, estavam ali. Vindos de perto, como aqueles que moram em Bom Princípio, ou de longe, como a primogênita, que mora em São Paulo, os filhos, junto com a matriarca Helena, renderam homenagem ao bom pai.
Excelente com os instrumentos – quer sejam cirúrgicos ou musicais – Ruy Jorge Fracasso se viu em uma situação poucas vezes vivida. Cercado pela emoção, tal regente por uma orquestra, seria homenageado, não apenas pela sua família, mas pela comunidade de Bom Princípio em geral.
Também esteve na noite, com a devida homenagem por sua caminhada, Doutor Paulo Facchin. O médico que está em Bom Princípio há quase 40 anos, acabou se tornando, muitas vezes escudeiro do doutor Ruy Fracasso. Sem eles o hospital não teria sobrevivido.

Curta biografia
Deveríamos dedicar 500 páginas de um livro à história de Ruy Jorge Fracasso, mas, hoje, o espaço que se tem é reduzido. Ainda assim, arriscaremos contar, de modo resumido, a história deste grande homem.
Nascido e criado como único filho de uma família, deixou Caxias do Sul para estudar na Capital. Faria medicina. Sentia a vocação em suas veias. Eram outros tempos. Tudo era muito diferente, contudo, como nos dias de hoje, oportunidades não poderiam ser perdidas. Aproveitou cada momento e cada ensinamento na Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre, aprendendo, com mestres, a arte de ser médico. Passou a ser cirurgião. Tornou-se, por necessidade, anestesista. Absorveu conhecimentos, também, em exames clínicos e laboratoriais. Acabou virando um faz-tudo na medicina. Tudo por um simples motivo: queria trabalhar no interior e, lá, precisaria saber de tudo um pouco.
E o diagnóstico feito para a própria carreira estava correto.

Curando até o hospital
As religiosas que estavam à frente da gestão do São Pedro Canísio, em 1967, estavam com as malas na porta, prestes a irem embora. O hospital não atendia havia um ano. Tudo mudaria dias depois. Era necessário que alguém ousasse. E esse alguém, com ares de zorro lutando pelo povo, surgiu com salvador. Não tinha em mãos espada, mas instrumentos que poderiam salvar vidas. Enfim, viriam a salvar o próprio hospital.
Os filhos pequenos acompanhavam tudo de perto. Não havia dia ou hora. Nada poderia impedir o exercício da profissão, tendo, inclusive, trabalhado de graça por um bom tempo, para comprovar que Bom Princípio estava apto para ter vida independente. Chamado a participar da comissão emancipadora aceitou o desafio.
Viu a sua família crescer em meio a uma comunidade que respirava em alemão. Algumas palavras aprendeu no dialeto que por aqui se fala e, com ajuda das religiosas, da parteira Maria Mendel, dos taxistas, conseguia ir e vir, fazendo se entender.
Orgulhoso e caminho das oito décadas de vida, doutor Ruy, lembra da vila de então, dos amigos que já se foram, dos dias felizes que viveu e ainda vive na cidade que o acolheu. Quis o tempo que viesse a crescer como homem e médico em uma terra de bons princípios.
“Eram outros tempos. Muito difíceis. Onde atravessávamos taipas e potreiros para chegar aos pacientes”, relatou Ruy, narrando um sem número de histórias inusitadas que vivera ao lado de sua fiel e amada escudeira Helena Negri Fracasso.

DSC_1085 DSC_1091 IMG-20170807-WA0027

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Bom Princípio

Alemães visitam a Terra do Moranguinho

Publicado

em

Na manhã de hoje, 21 de outubro, Bom Princípio foi visitado pelo casal Christa und Wolfgang Theis, que são de Bliesen/St. Wendel. Liderando a comitiva estava Klaus Lauck, Presidente da Deutsch-Brasilianischer Freundeskreis Saarland-Rio Grande do Sul.Em seu tour pelo Sul do Brasil, guiados pelo prefeito eleito de São Vendelino, Régis Paulo Fritzen, os alemães visitaram cidades que tem ligação com a imigração. Desta forma, por conta do intercâmbio com Klüsserath, também estiveram em Bom Princípio.
No busto de Dom Vicente Scherer foram recebidos pela dirigente cultural Tânia München Baumgratz, indo também ao Morangão. Posteriormente foram recebidos pelo prefeito Fábio Persch na prefeitura.

Wolfgang é prefeito distrital em Bliesen, tendo assim conhecimento da vida pública. Ficaram eles encantados com Bom Princípio e com a simplicidade das pessoas. Klaus, que conhece o Brasil há mais tempo, mostrou para o casal, no estacionamento da prefeitura, estacionados três Fuscas, um deles do prefeito, outro de uma servidora da prefeitura, e outro de um vereador. “Viram só, aqui no Brasil não tem muita diferença entre as pessoas que ocupam os cargos públicos e os que trabalham na prefeitura”, brincou Klaus que é amigo de Fábio Persch desde 2018 e sabe da paixão que este tem por Fuscas.
Receberam livros de Bom Princípio e conheceram um pouco mais sobre a Capital Estadual do Moranguinho onde são colhidas centenas de toneladas da fruta por ano.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Nova ala do Hospital São Pedro Canísio é entregue

Publicado

em

Emoção, união, e a sensação de mais uma missão cumprida. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração da ala nova do hospital São Pedro Canísio na tarde deste sábado, dia 19 de outubro.
Inaugurado em 2 de junho de 2018, o hospital de Bom Princípio celebrou hoje a conclusão de mais uma importante etapa de ampliação, que praticamente dobrou o espaço de área construída. São mais 1.406 m² de construção, o que inclui 33 novos leitos, refeitório, cozinha, farmácia, almoxarifado, um elevador e outros espaços novos, além da realocação de salas e consultórios.

Gestores do hospital, membros do Conselho Administrativo do Hospital e do Conselho Municipal de Saúde, administração municipal, representantes do Estado, deputado federal e assessores parlamentares, equipe de profissionais do hospital e público em geral aplaudiram a parceria entre Associação Beneficente São Pedro Canísio e poder público, que oportunizaram mais esta importante obra.

Discursos emocionados enaltecem o trabalho de muitas mãos

A diretor-presidente do hospital e cerimonialista do evento, Adriana Schvade Seidel, destacou o trabalho de muitas pessoas que vem sendo feito pelo hospital desde o princípio, ressaltando a importância do engajamento de tantas gestões e partidos na causa.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital, José Vanderlei Baumgratz (Deco), a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Tatiane Misturini Fiorio, e o deputado federal Osmar Terra também falaram ao público, enaltecendo mais essa grande conquista para a saúde de Bom Princípio.
O prefeito Fábio Persch foi o último a se pronunciar. Ele lembrou que na inauguração do prédio novo, em 2018, a gestão Fábio e Joãozinho se comprometeu, junto com a Associação SPC e com a 5ª CRS, em aumentar o número de leitos, obra que se concretizou nesta data. “Agradeço o apoio dos deputados, vereadores, Associação São Pedro Canísio e comunidade, que tornou essa importante obra possível. Estamos muito felizes por entregar mais 33 novos leitos para a comunidade. Com certeza, essas melhorias vão oportunizar ainda mais qualidade de atendimento para nossos munícipes e região”, comemorou, emocionado.


A celebração teve também a entrada solene da estátua de São Pedro Canísio, padroeiro do centro de saúde local, e a oferta simbólica de uma rosa vermelha por cada um dos colaboradores do hospital. Sob aplausos e olhares emocionados, o prefeito Fábio e o vice João Weschenfelder, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Lilian Juchem, Adriana, Tatiane e Deco inauguraram oficialmente o novo espaço. Por fim, em vez de fogos de artifício, balões brancos subiram aos céus sob calorosos aplausos para festejar a conquista e pedir bênção sobre o hospital de Bom Princípio.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Bom-principiense debate o Tempo em sua obra

Publicado

em

Nestor Augusto Schaedler, nascido em Bom Princípio, e radicado em Porto Alegre, lançou recentemente uma nova obra que irá qualificar as bibliotecas e ampliar a sabedoria dos seus leitores.
Aos 69 anos, Schaedler, lançou o livro Sob o Império do Tempo, que tem por intenção primeira tornar conhecida uma técnica estatística, de cunho elementar, mas que se mostra extremamente poderosa para efetuar prognósticos sobre a probabilidade de ocorrência de eventos futuros, dentro de certas premissas e de uma dada margem de confiança. Desde que obedecidas certas condições de aplicação, a técnica pode ser utilizada para diversos fins, desde assuntos corriqueiros do dia a dia, a título de mera curiosidade, até a abordagem de temas mais complexos, onde, com o auxílio de outros recursos estatísticos, pode-se chegar a conclusões muito relevantes. Isso é mostrado no livro: como a técnica foi estendida para efetuar prognósticos sobre o futuro da espécie humana, em uma tese que é conhecida na mídia como o Argumento do Juízo Final.
Longe de ser uma leitura simplória e direta, a obra faz pensar e refletir por horas sobre a própria essência humana e o caminhar da humanidade em meio ao rol histórico já transcorrido.
Conforme o autor “O entendimento da natureza do Tempo é um dos grandes desafios que temos a enfrentar. A passos pequenos aqui, passos mais largos acolá, a natureza aparentemente metafísica do Tempo é adrede substituída pela racionalidade da ciência. A Física Quântica e a Teoria da Relatividade trouxeram instrumentos poderosos para que se possa avançar na decifração desse ‘mistério’, um verdadeiro Enigma da Esfinge, que nos desafia nos tempos atuais”.
Maiores informações sobre a obra podem ser buscadas junto ao autor que, em suas redes sociais, tem um grande número de seguidores.
Esta é a quinta obra do escritor que, também é formado em Engenharia, Direito, História e Economia, além de ter especialização em outras áreas, inclusive fora do Brasil.
Ainda que distante de sua cidade natal, mantém raízes vivas e muita proximidade com Bom Princípio. É por valorizar a própria história e as origens que, Schaedler, pode falar com propriedade sobre o tempo.

Continuar Lendo

Trending